PÁGINA BLOG
Featured Image

Norma para construção de casas de madeira em wood frame é enviada para consulta nacional

O prazo para avaliação do texto pelo mercado se encerra no dia 06 de março.

A norma técnica para sistema construtivo de casas de madeira em wood frame (ABNT NBR 16.936: Edificações em light wood frame) foi enviada para consulta nacional, na última quinta-feira (02/02). O conteúdo ficará disponível para recomendações até dia 06 de março e pode ser acessado em: https://www.abntonline.com.br/consultanacional/projet.aspx?Q=bGdnUzJGSTlVaitPZW94ZERnb3E3YUpZK2hwNHR1elB6Tk5ZUlcvZ2s4dz0=

Segundo a Abimci (Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente), este é mais um importante passo para a evolução da construção em madeira no país. “A aprovação do texto da norma e a sua consequente publicação será essencial para o avanço e consolidação deste sistema construtivo industrializado no país. Com a norma será possível uma atuação mais focada e coordenada para estimular o desenvolvimento de políticas públicas para o uso do sistema no Brasil, bem como a união de esforços para a inclusão nas linhas de financiamentos oficiais para empreendimentos e obras em wood frame.”, avalia o superintendente da Abimci, Paulo Pupo.

Para o superintendente, com o desenvolvimento e consolidação deste sistema construtivo no Brasil, tende a crescer a geração de escala de negócios e oportunidades para todo o setor madeireiro. “Temos uma grande oportunidade de transformar conceitos e usos de madeira em construções, de potencializar o aumento do consumo per capita, de agregar valor aos produtos, bem como de posicionar e inserir o sistema wood frame como importante método construtivo e de contribuição com o déficit habitacional nacional”, prospecta o superintendente da Abimci.

O sistema construtivo em wood frame, que já é amplamente utilizado em vários paísesda Europa e América do Norte, utiliza em sua estrutura produtos de madeira proveniente especialmente de florestas plantadas, contribui para o estoque de carbono e está em consonância com o pilar da sustentabilidade dos princípios do ESG (Governança ambiental, social e corporativa).

A Abimci, como entidade gestora do Comitê Brasileiro de Madeira da ABNT (CB-031), tem liderado o desenvolvimento desta e de outras normas para intensificar o uso da madeira na construção civil no país e, especificamente neste desenvolvimento da norma wood frame, organizou todas as agendas para o processo da elaboração da norma técnica, sempre defendendo a aplicabilidade dos produtos de madeira processada dentro das normas técnicas.

Fonte: ABIMCI

Featured Image

Bracell adere à Rede Mulher Florestal

A Bracell passou a fazer parte da Rede Mulher Florestal (RMF), uma organização independente e pioneira que promove ações para a equidade de gênero, com foco na inclusão de mulheres no setor florestal. A iniciativa reforça o compromisso da companhia com uma agenda de promoção do empoderamento feminino, seja no ambiente de trabalho, como também nas comunidades onde atua. Com isso, a empresa fará parte de discussões e ações que apoiam e incentivam a equidade de gênero no setor, com foco na inclusão de mulheres.

O setor florestal, historicamente, é ocupado majoritariamente por homens, sendo assim, a iniciativa fundada em 2018, passou a promover a discussão de gênero e promover o respeito a diversidade e a igualdade de oportunidades para o público feminino no setor. A associação RMF conta atualmente com 23 instituições e 178 pessoas físicas associadas ao movimento.

“A Bracell tem práticas e políticas internas que oferecem um ambiente de trabalho mais igualitário para homens e mulheres e estende isso para as comunidades onde atua. Por isso, fazer parte de um movimento como a Rede Mulher Florestal é muito importante”, Fernanda Kruse, gerente de Treinamento e Desenvolvimento da Bracell SP.

Para Priscilla Sena Reuter, gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Bracell BA, o engajamento das mulheres no setor florestal é fundamental. “A associação RMF é, sem dúvida, bem relevante para as empresas do setor e pessoas que estão na área, que querem promover a diversidade e a igualdade de oportunidades. É possível ter ambientes cada vez mais igualitários, com tantas mulheres competentes que atuam no setor”, diz.

A Rede Mulher Florestal possui quatro grupos de trabalho em sua estrutura: mulheres na tomada de decisão; igualdade e empoderamento; educação e treinamentos; e maternidade e a mulher no mercado de trabalho. As principais ações previstas para em 2023 pela Rede Mulher Florestal são: elaboração e publicação do Panorama de Gênero 2023; realização do Programa de Mentoria “Floresta para Todas”; palestras e publicação sobre barreiras para mulheres na tomada de decisão; e oficina “Boas práticas para Equidade de Gênero”.

Além dessas ações prioritárias, a Rede Mulher Florestal trabalha no fortalecimento de sua gestão e organização interna, na estruturação de produtos e serviços para as associadas (PF e PJ), na comunicação de suas ações de maneira estruturada, e em várias ações lideradas pelos GTs. Para saber mais sobre a Rede Mulher Floresta basta acessar o site: https://www.redemulherflorestal.org/.

Fernanda e Priscilla, ainda destacam que “o compromisso da Bracell é com o desenvolvimento sustentável em todas as operações, processos e atividades e, para isso, tem investido tempo e recursos em melhoria contínua, buscando a adoção das melhores práticas socioambientais e éticas. Aqui temos a sustentabilidade como base e filosofia de que tudo o que fazemos deve ser bom para a comunidade, país, clima e clientes, e só então será bom para a empresa”.

Sobre a Bracell
A Bracell é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo, com duas principais operações no Brasil, sendo uma em Camaçari, na Bahia, e outra em Lençóis Paulista, em São Paulo. Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Cingapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos. www.bracell.com

Sobre a RGE
A RGE Pte Ltd gerencia um grupo de empresas com operações globais de manufatura baseadas em recursos naturais. As atividades vão desde o desenvolvimento e a colheita de recursos sustentáveis, até a criação de diversos produtos com valor agregado para o mercado global. O compromisso do grupo RGE com o desenvolvimento sustentável é a base de suas operações. Todos os esforços estão voltados para o que é bom para a comunidade, bom para o país, bom para o clima, bom para o cliente e bom para a empresa. A RGE foi fundada em 1973 e seus ativos atualmente ultrapassam US$ 30 bilhões. Com mais de 60.000 funcionários, o grupo tem operações na Indonésia, China, Brasil, Espanha e Canadá, e continua expandido para envolver novos mercados e comunidades. www.rgei.com

Fonte: Bracell

Featured Image

Veracel abre oportunidades nas áreas de Inventário Florestal, Processos Florestais, Mecânica e Manutenção

A Veracel, indústria de celulose do Sul da Bahia, está com vagas abertas. Oportunidades são para Bahia e Minas Gerais. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 6 de fevereiro

Veracel Celulose está com seleção aberta nas áreas de Inventário Florestal, Processos Florestais, Mecânica e Manutenção. As inscrições seguem até 6 de fevereiro. Abaixo, mais informações sobre cada posto de trabalho.

As vagas para a oportunidade de especialista em Inventário Florestal são para atuar em Eunápolis (BA). Os requisitos para o cargo são:

  • Ensino Superior Completo em Engenharia Florestal ou áreas correlatas;
  • CNH na categoria “B”;
  • Conhecimento de Inventário Florestal;
  • Conhecimento de Estatística;
  • Conhecimento de Linguagem R ou Python;
  • Inglês de nível intermediário.

Será considerado um diferencial contar com:

  • Conhecimento em Data Science e banco de dados.
     

A vaga de analista de Processos Florestais Pleno também é para atuação em Eunápolis (BA). 

Os requisitos para o cargo são:

  • Graduação em Agronomia, Engenharia Florestal ou Biologia; 
  • Conhecimento avançado do Pacote Office (Word, Excel, PowerPoint e Outlook);
  • Conhecimento de Estatística Experimental e Análise de Dados;
  • Residir em Eunápolis (BA);

Serão considerados diferenciais contar com: 

  • Mestrado em Silvicultura e Manejo;
  • Green Belt;
  • Inglês de nível intermediário;
  • Domínio intermediário de Power BI.

A vaga de Mecânico é para atuação em Minas Gerais. 

Os requisitos para o cargo são:

  • Proatividade, dinamismo e espírito de equipe;
  • Disponibilidade para trabalhar em regiões fora da base da empresa (principalmente no estado de Minas Gerais);
  • Ensino médio completo;
  • CNH na categoria “B” (contar com CNH na categoria “D” será considerado como diferencial no processo);
  • Experiência com manutenções mecânicas, elétricas e hidráulicas em harvester e forwarder;
  • Familiaridade com preenchimento de ordens de serviço;
  • Habilidade com uso de equipamentos eletrônicos (tablets, smartphones e similares).

As vagas para auxiliar de Manutenção são para atuação na Bahia ou em Minas Gerais. 

Os requisitos para o cargo são:

  • Proatividade, dinamismo e espírito de equipe;
  • Disponibilidade para trabalhar em regiões fora da base da empresa (principalmente no estado de Minas Gerais);
  • Ensino médio completo;
  • CNH na categoria “B”;
  • Experiência com manutenção em material de corte para harvester.

O processo seletivo será promovido em alinhamento com os pilares de Diversidade e Inclusão da Veracel. Todas as vagas estão disponíveis para pessoas com deficiência. Para mais informações sobre cada posição, basta clicar nos links indicados abaixo.

Inscrições até o dia 6 de fevereiro de 2023.

Especialista em Inventário Florestal (Eunápolis – BA)

Candidate-se, clicando aqui.

Analista de Processos Florestais (Eunápolis – BA)

Candidate-se, clicando aqui.

Mecânico (Minas Gerais)

Candidate-se, clicando aqui.

Auxiliar de Manutenção (Temporária – Bahia)

Candidate-se, clicando aqui.

Auxiliar de Manutenção (Minas Gerais)

Candidate-se, clicando aqui.

A empresa oferece salários compatíveis com o mercado, além de benefícios como assistência médica, assistência odontológica, Cesta de Natal, previdência privada, programa de remuneração variável, programa de treinamentos, seguro de vida e vale-alimentação, entre outros.

A Veracel faz parte do ranking de melhores lugares para trabalhar da Bahia, de acordo com a consultoria global Great Place to Work – GPTW. Acesse nosso site e saiba mais sobre a empresa!

Sobre a Veracel

A Veracel Celulose é uma empresa de bioeconomia brasileira que integra operações florestais, industriais e de logística, que resultam em uma produção anual média de 1,1 milhão de toneladas de celulose, gerando mais de 3,2 mil empregos próprios e de terceiros, na região da Costa do Descobrimento, sul da Bahia e no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Além da geração de empregos, renda e tributos, a Veracel é protagonista em iniciativas socioambientais no território. O ranking Great Place to Work (GPTW) validou a Veracel como uma das melhores empresas para trabalhar do Brasil pelo 5º ano consecutivo.

Além dos mais de 100 mil hectares de área protegida ambientalmente, é guardiã da maior Reserva Particular do Patrimônio Natural de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro.

Fonte: Veracel

Anúncios aleatórios

+55 67 99227-8719
contato@maisfloresta.com.br

Copyright 2023 - Mais Floresta © Todos os direitos Reservados
Desenvolvimento: Agência W3S