PÁGINA BLOG
Featured Image

Bracell conquista selos europeus de sustentabilidade para sua unidade fabril de São Paulo

Certificações Ecolabel e Nordic Swan garantem as melhores práticas de sustentabilidade ambiental na cadeia produtiva da empresa

 Bracell, líder global na produção de celulose solúvel, conquistou os selos europeus Ecolabel e Nordic Swan para a sua unidade fabril de Lençóis Paulista, em São Paulo. As certificações são reconhecidas mundialmente por comprovar as boas práticas ambientais em processos produtivos, e seguem os critérios ecológicos estabelecidos pela Comissão Europeia.

A obtenção das certificações atesta os baixos níveis de impacto ambiental nos processos produtivos da Bracell SP, que dispõe da fábrica de celulose mais verde e moderna do mundo, cuja operação é livre do uso de combustíveis fósseis e ainda gera um excedente de energia renovável para o grid nacional suficiente para abastecer uma cidade de 3 milhões de habitantes. Outro ponto de destaque é o tratamento de efluentes em três fases, incluindo o tratamento terciário, tornando a empresa a primeira do setor de celulose, no estado de São Paulo, a adotar esta medida.

“Essa conquista é um resultado do trabalho conjunto das áreas de Meio Ambiente Industrial, Atendimento Técnico ao Cliente e departamento Comercial da Bracell para a União Europeia. Os selos representam o nosso esforço para que todas as áreas da empresa estejam alinhadas às práticas ESG, tornando mais fácil a escolha dos clientes que optam por produtos sustentáveis.”, afirma o gerente de Sustentabilidade da Bracell, João Augusti.

Criado em 2011, o Ecolabel é o selo oficial da União Europeia para excelência ambiental, concedido a produtos projetados de forma sustentável e que contribuem com a economia circular. Já o Nordic Swan é um selo verde institucionalizado pelo Conselho de Ministros dos países nórdicos que, desde 1989, trabalha para reduzir o impacto ambiental oriundo da produção e consumo de bens.

Sobre a Bracell
A Bracell é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo, com operações industriais no Brasil, sendo em Camaçari, na Bahia, e em Lençóis Paulista, em São Paulo. Nestes estados a companhia mantém operações florestais e, desde 2021 vem expandindo essas atividades no estado de Mato Grosso do Sul. Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Singapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos. A Bracell também é signatária dos princípios de empoderamento da ONU Mulheres.

Sobre a RGE
A RGE Pte Ltd gerencia um grupo de empresas com operações globais de manufatura baseadas em recursos naturais. As atividades vão desde o desenvolvimento e a colheita de recursos sustentáveis, até a criação de diversos produtos com valor agregado para o mercado global. O compromisso do grupo RGE com o desenvolvimento sustentável é a base de suas operações. Todos os esforços estão voltados para o que é bom para a comunidade, bom para o país, bom para o clima, bom para o cliente e bom para a empresa. A RGE foi fundada em 1973 e seus ativos atualmente ultrapassam US$ 30 bilhões. Com mais de 60.000 funcionários, o grupo tem operações na Indonésia, China, Brasil, Espanha e Canadá, e continua expandido para envolver novos mercados e comunidades. www.rgei.com

Fonte: Bracell

Featured Image

Veracel celebra Dia Nacional da Mata Atlântica reforçando o papel fundamental da RPPN Estação Veracel

A Mata Atlântica é o bioma mais ameaçado do Brasil. Ela é considerada um dos dez hotsposts de biodiversidade do mundo. Hotspots são locais definidos como áreas com grande biodiversidade, ricos principalmente em espécies endêmicas, e que apresentam alto grau de ameaça.  De forma a marcar a relevância desse bioma e a importância de sua preservação, foi criado o Dia Nacional da Mata Atlântica, celebrado em 27 de maio. 

Nesta data, a Veracel destaca sua contribuição para o resgate e a conservação do bioma, ao manter, por 25 anos, a Estação Veracel, a maior Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de Mata Atlântica da região Nordeste do Brasil, localizada nos municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, e com uma área total de 6.069 hectares. 

“Unidades de conservação como a Estação Veracel são extremamente importantes. Além de guardar uma grande riqueza de biodiversidade, são fundamentais para fortalecer a consciência ambiental nas comunidades em que estão inseridas, oferecendo atividades de uso público, como visitação e educação ambiental”, comenta Virginia Camargos, coordenadora de Estratégia Ambiental e Gestão Integrada da Veracel. 

Entre diversas atividades de preservação ambiental que promove, a Estação Veracel oferece um programa de educação e recreação ambiental que utiliza a técnica de vivências com a natureza. Após restrições impostas pela pandemia, a RPPN foi reaberta em junho de 2022 e, apenas no segundo semestre do último ano, 1.593 visitantes estiveram na reserva, entre colaboradores, pesquisadores e pessoas da comunidade, incluindo adultos e crianças, todos interessados em conhecer o local e aprender sobre o tema. 

O programa de visitas é realizado mediante agendamento e formação de grupos. Confira como agendar sua visita na RPPN Estação Veracel clicando aqui.

Conservação da Biodiversidade e apoio a pesquisas científicas

Além de relevantes descobertas ambientais, incluindo o avistamento de espécies ameaçadas, como a onça-pintada e a harpia (a maior água das Américas), a RPPN Estação Veracel também tem importante papel de fomento e apoio a pesquisas. Já são 223 publicações científicas (como artigos, periódicos e trabalhos acadêmicos) que utilizaram dados coletados na RPPN ou que mencionam o espaço. 

Para Virginia Camargos, investir no conhecimento é um pilar estratégico que une a conservação ambiental ao desenvolvimento da comunidade local. “Acreditamos na geração de conhecimento como forma de conservação, apoio social e crescimento econômico. Contribuímos para o avanço de pesquisas acadêmicas que também nos norteiam para o manejo da reserva, garantindo melhoria de vida para nossa região de atuação”, comenta a coordenadora.

Reconhecida pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como Sítio do Patrimônio Mundial Natural, a Estação é considerada uma área-chave para conservação de aves pela BirdLife International, organização ambiental com sede no Reino Unido que atua na proteção de aves e da natureza, além de ter certificações internacionais para serviços ecossistêmicos.

RPPNS: Um compromisso com a vida

As RPPNs foram estabelecidas com o objetivo de fomentar a conservação ambiental, por meio da atuação de proprietários particulares. Essas áreas são, há 33 anos, fonte importante de conservação da fauna e da flora brasileiras; contribuem para o desenvolvimento sustentável em nível nacional e, de modo específico, nas regiões onde estão instaladas, com atividades como pesquisas, ecoturismo e educação ambiental.

“A Estação Veracel auxilia na mitigação de mudanças climáticas, na manutenção da qualidade da água que abastece a região e na manutenção de polinizadores, como abelhas e besouros, que contribuem diretamente nas produções agrícolas locais”, destaca Virginia.

As atividades desenvolvidas na RPPN Estação Veracel também se estendem a colaboradores da própria empresa. Desde 2021, a Veracel realiza o programa “Amigos da Fauna”, que contempla atividades de educação ambiental para a comunidade visando à conservação ambiental, além de estimular funcionários a registrar em fotografias a fauna avistada em áreas da companhia.

PRINCIPAIS MARCOS DA RPPN ESTAÇÃO VERACEL

  • 1992 – Aquisição da área pela Veracruz Florestal, hoje Veracel Celulose
  • 1998 – Reconhecida pelo IBAMA como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN)
  • 1999 – Reconhecida pela UNESCO como Sítio do Patrimônio Mundial Natural (SPMN)
  • 2005 – Início do Projeto Harpia na Mata Atlântica
  • 2009 – Aprovação do Plano de Manejo da RPPN pelo ICMBio
  • 2010 – Passa a compor com outras 16 áreas protegidas, o Mosaico de Áreas protegidas do Extremo Sul da Bahia (MAPES)
  • 2011 – Lançamento da primeira exposição de arte e educação em parceria com a Árvore da Vida
  • 2017 – Revisão e aprovação do novo Plano de Manejo da RPPN Estação Veracel. Lançamento do Projeto de Observação de Aves da Costa do Descobrimento. Câmaras de monitoramento flagram onça pintada após mais de 20 anos sem registro do animal na região. Início do projeto com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de mamíferos Carnívoros (CENAP)
  • 2018 – Dois ninhos de harpia com filhotes são encontrados na RPPN Estação Veracel
  • 2019 – Início do monitoramento integrado de biodiversidade territorial (BAMGES), junto às áreas da Suzano. Em 2019 foi criado o Observatório de Aves – RPPN Estação Veracel. No ano de 2019, foi realizada a divulgação, seleção e início das atividades da Turma VII do Mestrado Profissional em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável da Bahia, da Escola Superior em Conservação Ambiental e Sustentabilidade (ESCAS/IPE), a primeira edição na RPPN Estação Veracel. Em 2019, foi realizada pela RPPN Estação Veracel a 2ª edição do Festival de Aves no Centro Histórico de Porto Seguro.
  • 2020 – Estação Veracel é reconhecida com o Certificado de Serviços Ecossistêmicos do Forest Stewardship Council® – FSC® C017612, emitido no Brasil pela certificadora Imaflora, pela conservação da biodiversidade.
  • 2021 – Registradas imagens extremamente raras do momento da cópula de um casal de harpia no ninho Divulgação
  • 2022 – Reabertura da RPPN para visitação após pandemia 

Saiba mais sobre a RPPN Estação Veracel acessando aqui, e veja as imagens de animais silvestres em habitat natural capturadas por meio de armadilhas fotográficas.

Conheça outras iniciativas de sustentabilidade na Veracel clicando aqui.

Sobre a Veracel

A Veracel Celulose é uma empresa de bioeconomia brasileira que integra operações florestais, industriais e de logística, que resultam em uma produção anual média de 1,1 milhão de toneladas de celulose, gerando mais de 3,2 mil empregos próprios e de terceiros, na região da Costa do Descobrimento, sul da Bahia e no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Além da geração de empregos, renda e tributos, a Veracel é protagonista em iniciativas socioambientais no território. O ranking Great Place to Work (GPTW) validou a Veracel como uma das melhores empresas para trabalhar do Brasil pelo 5º ano consecutivo. Além dos mais de 100 mil hectares de área protegida ambientalmente, é guardiã da maior Reserva Particular do Patrimônio Natural de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro.

Fonte: Veracel

Featured Image

Suzano e Sebrae capacitam mais de 150 micro e pequenas empresas com o programa Semear em Ribas do Rio Pardo (MS)

  • Cerimônia de encerramento do programa ocorreu no Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Simted) e celebrou a formatura de 120 das mais de 150 micro e pequenas empresas capacitadas
  • Durante oito meses, empreendedores(as) foram qualificados(as) em boas práticas de gestão, método, inovação e princípios de responsabilidade legal e socioambiental

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, comemora o encerramento da primeira edição do programa Semear em Ribas do Rio Pardo (MS), município onde constrói sua nova fábrica. Durante oito meses, mais de 150 empreendedores(as) da região foram capacitados(as) sobre como desenvolver boas práticas de gestão, método, inovação e princípios de responsabilidade legal e socioambiental, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Uma cerimônia realizada nesta quarta-feira (24), na sede do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Simted), celebrou a formatura de 120 das mais de 150 micro e pequenas empresas capacitadas.

Contando com o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e da Prefeitura de Ribas do Rio Pardo, a iniciativa tem como objetivo fortalecer os setores industrial e comercial locais e contribuir com o desenvolvimento da região por meio de mentorias e especializações em gerenciamento de negócios e práticas sustentáveis. Os participantes que tiveram bom desempenho receberam um selo especial da Suzano. As capacitações começaram em julho de 2022 e foram realizadas de forma híbrida, presencialmente e a distância, com duração média de seis a oito meses. Empreendedores(as) de Campo Grande, Água Clara, Inocência  e Três Lagoas também participaram da formação.

“Com a certificação que os micro e pequenos empreendedores(as) da região receberam, estamos fomentando um ambiente saudável de negócios, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e, consequentemente, geração de trabalho e renda na região. Ao receberem este selo, as empresas mostram que têm condições de atender grandes companhias dos mais variados setores da economia, assim como parceiros e fornecedores com qualidade e excelência. Nós acreditamos que algo só bom para nós se for bom para o mundo, e com o programa Semear estamos construindo e compartilhando valor considerando todas as partes interessadas”, destacou Maurício Miranda, diretor de engenharia da Suzano.

Os(as) empresários(as) participantes receberam qualificação em temas como responsabilidade socioambiental e gerenciamento de dados empresariais para ser um fornecedor da Suzano, por exemplo, ministrados pela própria companhia. Já o Sebrae abordou assuntos ligados à gestão empresarial, como diagnóstico da empresa, gestão de finanças e regularização de cadastro. A formação também contou com rodadas de negócios, encontros que proporcionaram às pequenas empresas a oportunidade de apresentar seus produtos e serviços a outros empresários, fomentando as trocas comerciais com reflexos positivos na economia local.

Para a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, a atuação conjunta das instituições alcançou resultados relevantes, impactando diretamente no fomento ao empreendedorismo. “O programa trouxe um investimento significativo para impulsionar o desenvolvimento local. Foram oferecidas mais de 6 mil horas de consultorias ao longo de 10 meses para que pudéssemos integrar as pequenas empresas em uma cadeia de suprimentos e valor, fortalecendo o empreendedorismo local. Esse é apenas o começo de um ciclo virtuoso de desenvolvimento, em que as oportunidades para as empresas locais resultam em impacto positivo na qualidade de vida das pessoas. Além disso, o aumento da arrecadação também contribui para a melhoria dos serviços oferecidos à comunidade”, ressaltou.

Uma das empresárias que acreditou no crescimento de Ribas do Rio Pardo foi Elaine Ribeiro, proprietária da Usinagem Ribeiro. Ela, o irmão e o cunhado se mudaram para a cidade por causa do anúncio da nova fábrica da Suzano. Enxergando a oportunidade, eles iniciaram o empreendimento com o objetivo de serem fornecedores da Suzano. A empresária afirma que a formação do programa Semear colocou a empresa em um nível totalmente diferente: “A iniciativa se mostrou bastante proveitosa e uma excelente plataforma para estruturar a empresa e fazer contatos por meio das rodadas de negócios. Fiz vários cursos do Sebrae e, ao conseguir aplicar boa parte dos ensinamentos durante os oito meses do Semear, consegui um aumento considerável de faturamento, e ainda não implantei tudo que aprendi. Agora estamos preparados para sermos fornecedores da Suzano, das empresas parceiras ou qualquer outra indústria que se apresentar com potencial para nós”.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros. A Suzano é guiada pelo propósito de ‘Renovar a vida a partir da árvore’. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: suzano.com.br   

Fonte: Suzano

Anúncios aleatórios

+55 67 99227-8719
contato@maisfloresta.com.br

Copyright 2023 - Mais Floresta © Todos os direitos Reservados
Desenvolvimento: Agência W3S