PÁGINA BLOG
Featured Image

Bracell e Imasul firmam parceria para manejo integrado do fogo em maior projeto de recuperação ambiental em MS

A Bracell, empresa do grupo RGE, líder global na produção de celulose solúvel e que está em expansão no interior de Mato Grosso do Sul, mais uma vez reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável ao firmar parceria com o Governo de Mato Grosso do Sul para o  projeto “Sementes do Rio Taquari”,  maior iniciativa pública de recuperação ambiental em unidades de conservação, liderado pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).

A Bracell entra como empresa parceira e atuará na proteção da biodiversidade com ações de prevenção a incêndios a partir deste ano, no Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, localizado na região Norte do estado.  Serão fornecidos serviços e equipamentos que ajudarão na proteção da vegetação e da restauração direta em uma área de 1.300 hectares que estão com o solo degradado e precisam ser restaurados em um prazo de seis anos.

O gerente de Sustentabilidade da Bracell, João Augusti destaca que: “iniciativas público-privadas como essa são capazes de fomentar e garantir práticas de sustentabilidade que minimizem riscos à flora e fauna e perdas na vegetação nativa por incêndios que acarretem, inclusive, prejuízo para as economias locais. É um trabalho conjunto com governo, produtores, ribeirinhos, ambientalistas de mãos dadas para manutenção dessa região. Assim fortalecemos nosso propósito de que tudo o que fazemos deve ser bom para o país, o clima, as comunidades e os clientes, pois só assim será bom também para a Bracell”.

O Sementes do Taquari envolve ainda várias atividades no processo de restauração. Entre elas desviar as águas nas regiões das voçorocas e depois semear as espécies nativas, que farão a contenção e adubação do solo. “Na Bracell encontramos um parceiro essencial nesse processo e nas tarefas de prevenção e combate ao incêndio em todo o Parque”, acrescenta Rômullo Oliveira Louzada, fiscal ambiental e coordenador pelo projeto.

O lançamento do projeto aconteceu na programação da Semana do Meio Ambiente do Governo do Estado, durante solenidade com autoridades do Governo no Bioparque Pantanal em Campo Grande, nesta terça-feira (06).

Um-para-Um

A parceria da Bracell com o Imasul na Bacia do Taquari vem ao encontro com o “Compromisso Um-para-Um”, iniciativa inédita no Brasil, que contribui com a conservação das áreas de vegetação nativa em tamanho igual às áreas de plantio do eucalipto.

“O Um-para-Um consiste em nos comprometermos em conservar, proteger ou restaurar um hectare de floresta nativa para cada hectare plantado de eucalipto. É um dos nossos pilares principais, nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável em todas as nossas operações, processos e atividade”, reforça Marisa Coutinho, gerente de Relações Institucionais, Governamentais e com Comunidades da Bracell MS.

Distribuição de mudas no interior

A Bracell também participa em ações que celebram o Dia Mundial do Meio Ambiente no interior do Estado, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável junto às comunidades.

Foram doadas 200 mudas de ipê roxo, rosa e branco para os municípios de Água Clara e Santa Rita do Pardo. As mudas foram distribuídas à população e marcaram o início das atividades programadas para a Semana do Meio Ambiente, organizadas pelas prefeituras locais.

Sobre a Bracell

A Bracell é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo, com operações industriais no Brasil, sendo em Camaçari, na Bahia, e em Lençóis Paulista, em São Paulo. Nestes estados a companhia mantém operações florestais e, desde 2021 vem expandindo essas atividades no estado de Mato Grosso do Sul. Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Singapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos. A Bracell também é signatária dos princípios de empoderamento da ONU Mulheres.

Sobre a RGE

A RGE Pte Ltd gerencia um grupo de empresas com operações globais de manufatura baseadas em recursos naturais. As atividades vão desde o desenvolvimento e a colheita de recursos sustentáveis, até a criação de diversos produtos com valor agregado para o mercado global. O compromisso do grupo RGE com o desenvolvimento sustentável é a base de suas operações. Todos os esforços estão voltados para o que é bom para a comunidade, bom para o país, bom para o clima, bom para o cliente e bom para a empresa. A RGE foi fundada em 1973 e seus ativos atualmente ultrapassam US$ 30 bilhões. Com mais de 60.000 funcionários, o grupo tem operações na Indonésia, China, Brasil, Espanha e Canadá, e continua expandido para envolver novos mercados e comunidades. www.rgei.com.

Fonte: Bracell

Featured Image

Bracell divulga resultados e compromissos em Relatório de Sustentabilidade

O ano de 2022 foi marcado por projetos ambiciosos, como o lançamento da fábrica de papel Tissue e do Learning Institute, em Lençóis Paulista (SP), além do anúncio do Compromisso Um-Para-Um, com resultados expressivos no ano

A Bracell, líder global na produção de celulose solúvel, reforça seu compromisso com a sustentabilidade e, cada vez mais, avança nas práticas ESG, relacionadas a temas ambientais, sociais e de governança. A prova disso está no Relatório de Sustentabilidade 2022 que acaba de ser divulgado, com resultados e projetos realizados ao longo do último ano, como o Compromisso Um-Para-Um, no qual a Bracell se compromete a proteger, conservar ou restaurar 1 hectare de floresta nativa para cada 1 hectare plantado de eucalipto até 2025, nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Bahia, onde mantém operações. O compromisso ajudará a proteger áreas nos biomas Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga. A Bracell encerrou o ano de 2022 já atingindo 82% da meta, ou seja, 0,82 hectare de conservação para cada 1 hectare plantado de eucalipto.

A Bracell celebra também o primeiro ano de operação das novas linhas flexíveis do site de Lençóis Paulista (SP), cujas tecnologias inovadoras trouxeram resultados positivos em qualidade, sustentabilidade e eficiência operacional. Já a operação da Bahia, comemora o aumento do volume de vendas de especialidades em 30%, em relação ao ano anterior. Dessa forma, a empresa garantiu o atendimento aos clientes na Ásia, Estados Unidos e Europa. Outro destaque é o investimento no aumento da capacidade de produção de seus viveiros, para assegurar a qualidade e a produtividade do eucalipto e atender a demanda de produção de mudas.

“O ano de 2022 é um marco importante na história da Bracell. Estamos avançando em nossa agenda de sustentabilidade, com assertividade nos investimentos no negócio e com sólidos compromissos socioambientais. Nossa atuação tem forte foco na bioeconomia circular, gestão climática e na inovação, o que impulsiona o crescimento dos nossos negócios. Assumimos a missão de melhorar a vida das pessoas, desenvolvendo recursos naturais de maneira sustentável” esclarece Marcio Nappo, vice-presidente de sustentabilidade e comunicação corporativa da Bracell.

“O Relatório 2022 traz informações detalhadas sobre o inventário de emissões de GEE de toda nossa cadeia de valor e os resultados já alcançados pelo Compromisso Um-Para-Um, lançado no ano passado. Ambos foram auditados por terceira parte independente, garantindo transparência e credibilidade das informações reportadas”, acrescenta Nappo.

Outro destaque do ano é o estoque de carbono das plantações de eucalipto e áreas de vegetação nativa destinadas à conservação da Bracell. Essas áreas exercem um papel importante na retirada de CO2 da atmosfera que, em 2022, somou 43.389.968 tCO2 e. A companhia ressalta as importantes parcerias realizadas em 2022 para conservar e preservar a biodiversidade: Secretaria do Meio Ambiente da Bahia, Fundação Florestal, Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Pacto pela Restauração da Mata Atlântica e ONG SOS Mata Atlântica. Também assinou o termo de adesão ao TNFD Brasil – Plataforma de Ação Pela Natureza, iniciativa lançada pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), criada com o objetivo de levar as empresas a desempenharem um papel de liderança na proteção e gestão de ecossistemas vitais para suas operações.

“A nossa estratégia de sustentabilidade é baseada em pilares que abrangem a gestão de temas ambientais e sociais, além de políticas e práticas de gestão: Produção Responsável, Clima, Governança, Biodiversidade e Paisagens, Pessoas e Cultura, e Inclusão Social. Os nossos grandes resultados só foram possíveis porque foram construídos em conjunto, com um time multidisciplinar, que se empenha diariamente para o crescimento sustentável da empresa”, afirma Marcio Nappo. “E não paramos por aí. Em 2023, dando mais um passo nessa agenda, vamos estabelecer um ambicioso conjunto de metas de sustentabilidade de longo prazo, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU”, completa Nappo.

Também importante marco da Bracell, em 2022, foi o início da construção da fábrica de papel Tissue em Lençóis Paulista, que terá capacidade de produzir 240 mil toneladas de papel Tissue, utilizado na fabricação de papel higiênico e papel toalha, a partir de 2024. Serão gerados mais de 2.000 empregos durante a construção da fábrica e, aproximadamente, 550 empregos diretos na operação fabril. No início de 2023, a Bracell também adquiriu a empresa OL Papéis Ltda., referência no setor de Tissue na região nordeste, com operações no estado da Bahia e Pernambuco.

Bracell Social e o investimento em pessoas e comunidades

Em 2022, a Bracell celebrou a inauguração do Learning Institute, um hub de conhecimento, para formação técnica, de liderança e que terá ações de qualificação profissional para a comunidade local, com foco nos negócios e operações da companhia.

Por meio do Bracell Social, plataforma de investimento social da companhia, foram executados 31 projetos sociais, com mais de R$ 4,4 milhões investidos, beneficiando mais de 121 mil pessoas. Nos últimos três anos, foram investidos R$ 11.245.107,58 em programas com foco em Educação, Empoderamento e Estar Bem, realizados na Bahia e em São Paulo. De 2020 a 2022, foram investidos mais de 11 milhões de reais e mais de 340.000 pessoas foram beneficiadas direta e indiretamente pelos programas do Bracell Social.

Saiba mais

Para facilitar o acesso a dados e informações detalhadas de nossa estratégia ESG e de sustentabilidade, criamos a Central de Indicadores Bracell. Por meio desta ferramenta, o público pode pesquisar as práticas de gestão e os resultados da companhia relacionados à energia, água, emissões de gases de efeito estufa, biodiversidade, colaboradores, comunidades e investimento social privado, entre outros temas.

Outros destaques socioambientais e do negócio disponíveis no Relatório de Sustentabilidade, podem ser conferidos aqui. O detalhe das práticas de gestão e resultados socioambientais estão disponíveis na Central de Indicadores da Bracell.

Sobre a Bracell
A Bracell é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo e conta com operações no Brasil nos Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Bahia e Pernambuco. Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Singapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos. A Bracell também é signatária do Pacto Global e dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs) da ONU Mulheres.

Sobre a RGE
A RGE Pte Ltd gerencia um grupo de empresas com operações globais de manufatura baseadas em recursos naturais. As atividades vão desde o desenvolvimento e a colheita de recursos sustentáveis, até a criação de diversos produtos com valor agregado para o mercado global. O compromisso do grupo RGE com o desenvolvimento sustentável é a base de suas operações. Todos os esforços estão voltados para o que é bom para a comunidade, bom para o país, bom para o clima, bom para o cliente e bom para a empresa. A RGE foi fundada em 1973 e seus ativos atualmente ultrapassam US$ 30 bilhões. Com mais de 60.000 funcionários, o grupo tem operações na Indonésia, China, Brasil, Espanha e Canadá, e continua expandido para envolver novos mercados e comunidades. www.rgei.com

Fonte: Bracell

Featured Image

Terceira edição do webinar gratuito “Embalagem de Papel, a escolha natural” reúne palestrantes internacionais

Evento abordará inovações sustentáveis em embalagens de papel, produto fundamental e cada vez mais presente no dia a dia da sociedade

No dia 29 de junho, quinta-feira, às 9h30, será realizada a terceira edição do webinar “Embalagem de papel, a escolha natural”, organizada conjuntamente por Empapel, Ibá e Two Sides. Com o tema “Tecnologia e inovação a serviço da sustentabilidade”, os palestrantes, do Brasil e Europa falarão sobre as novas tendências para embalagens de papel. Recurso essencial à indústria e ao consumidor final, as embalagens de papel ganham cada vez mais interesse e incorporam mais tecnologia devido às novas demandas por sustentabilidade.

Neste ano, estão confirmados os painéis de Jonathan Tame, do Reino Unido, diretor de Two Sides UK, que falará ao público sobre a pesquisa Trend Tracker Survey 2023, reunindo as principais e mais atualizadas tendências e preferências do mercado consumidor em relação a papel e embalagens na Europa e nos EUA; e Antônio Cabral, professor do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) e especialista em engenharia de embalagens, que vai abordar como os sistemas de embalagem podem incorporar a responsabilidade ambiental de ponta a ponta. Mark Newman é palestrante convidado, também do Reino Unido e diretor de Pesquisa & Desenvolvimento na Unilever, e falará sobre processos e estratégias da gigante global para inserir mais sustentabilidade e inovação nas embalagens de papel em sua cadeia produtiva.

“Um evento como este tem muito a ver com discussões de suma importância que estão hoje em pauta no Brasil e no mundo. Indústria, varejo e consumidores, especialmente os mais jovens, buscam os valores sustentáveis presentes em produtos que adquirem. O setor de celulose e papel vem oferecendo, por meio de ciência e tecnologia de ponta, soluções inovadoras para essas demandas, desde as florestas cultivadas até chegar ao consumo dos bioprodutos que delas derivam. As embalagens de papel, que têm incorporado muito dessas novidades, vêm sendo altamente difundidas, nesse contexto. Trata-se, pois, de valiosa oportunidade para discutir e aprender sobre as principais tendências desse produto tão versátil e ambientalmente responsável”, afirma o Embaixador José Carlos da Fonseca Jr., diretor executivo da Ibá.

O evento, que será transmitido via plataforma Zoom, contará com tradução simultânea para o inglês e espanhol, uma vez que são esperados decisores de compras, designers, professores, estudantes e público geral de toda a América Latina. Na edição de 2022 foram cerca de 400 participantes que acompanharam a programação ao vivo. A expectativa é que o público deste ano supere este número.

As inscrições podem ser realizadas gratuitamente através do link: www.apseventos.com.br/embalagem-papel/pt

“O crescimento da preocupação global com a questão ambiental tem levado a indústria a se aperfeiçoar e criar embalagens cada vez mais sustentáveis. O consumidor vem cobrando um menor impacto ambiental, nesse sentido. Eventos como esse proporcionam um diálogo importante para apresentar o que vem sendo feito no Brasil e fora dele no mercado de embalagem de papel e papelão ondulado”, comenta Eduardo Brasil, diretor-executivo da Empapel.

A mediação será feita por Fábio Mestriner, professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) especializado em design e inteligência de embalagens, além de autor de diversos livros sobre o assunto, como “Inovação na Embalagem: Manual Prático” e criador de embalagens premiadas.

“Os resultados da pesquisa global feitos com Toluna este ano, mostram que há ainda um longo caminho a percorrer na melhoria da percepção das vantagens de embalagens de fibras celulósicas no Brasil, na Europa e nos EUA. Como outro atrativo importante, o webinar trará, com exclusividade, inúmeras novidades tecnológicas das quatro patrocinadoras, que convergem para uma economia mais circular. O papel é uma poderosa e eficaz forma de embalar!”, completa Fabio Mortara, presidente de Two Sides Brasil.

Além dos painéis, cada um dos patrocinadores terá dez minutos para apresentar seus cases aos expectadores. Para esta edição, Ibema, Klabin, Papirus e WestRock contarão sobre sua atuação sustentável e soluções inovadoras.

O evento contará ainda com uma rede importante de apoiadores institucionais do Brasil, sendo eles: ABAF, ABFLEXO, ABHIPEC, ABIEA, ABIGRAF, ABRO, ABTCP, ANAP, ANDIPA, AFEIGRAF, Revista Embalagem e Marca, Revista Embanews, Conecta Verde, FSC, Ondas Impressas, PEFC, Propmark, SENAI, SINPACEL, SINPASUL e SINPESC. Além de importante apoio institucional na América Latina, incluindo: ACOTEPAC, AFCP, AGUDI, AIGP, ANDIGRAF, ASIMPRES, ASOINGRAF, CANAGRAF, CONLATINGRAF, Revista El Papel, Revista La Prensa e PEFC CHILE.

Serviço

Webinar “Embalagem de papel, a escolha Natural – Tecnologia e inovação a serviço da sustentabilidade”

Quando: 29/06

Horário: das 09h30 às 11h30

Onde: Via plataforma Zoom

Inscriçãowww.apseventos.com.br/embalagem-papel/pt

Sobre a Empapel

A Empapel, Associação Brasileira de Embalagens em Papel, surge no lugar da Associação Brasileira do Papelão Ondulado (ABPO) – que desde 1974 representou o segmento. A entidade tem como missão ser reconhecida como uma associação que transforma o diferencial ambiental das embalagens de papel.

A Empapel quer promover uma ampliação de mercado e de oportunidades de negócios para os seus associados, além de alcançar protagonismo em soluções para embalagem. A ideia é trabalhar todo o potencial do insumo em um cenário em que os consumidores estão cada vez comprometidos com a economia circular — conceito que promove novas maneiras de produzir e consumir, que gerem recursos à longo prazo.

Há muito trabalho pela frente, como ponto de partida, a entidade acompanha o setor de perto, com boletins analíticos produzidos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Com este trabalho é possível identificar as necessidades do mercado, além de diferentes oportunidades de investimentos e negócios.

Sobre a Ibá

A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) é a associação responsável pela representação institucional da cadeia produtiva de árvores plantadas, do campo à indústria, junto a seus principais públicos de interesse. Lançada em abril de 2014, representa 48 empresas e 10 entidades estaduais de produtos originários do cultivo de árvores plantadas – painéis de madeira, pisos laminados, celulose, papel, florestas energéticas e biomassa -, além dos produtores independentes de árvores plantadas e investidores institucionais.

Sobre Two Sides

Organização global, sem fins lucrativos, criada na Europa em 2008 por membros das indústrias de base florestal, celulose, papel, cartão e comunicação impressa. Two Sides, a mais importante iniciativa do setor, promove a produção e o uso conscientes do papel, da impressão e das embalagens de papel, bem como esclarece equívocos comuns sobre os impactos ambientais da utilização desses recursos. Papel, papelcartão e papelão são provenientes de florestas cultivadas e gerenciadas de forma sustentável. Além disso, são recicláveis e biodegradáveis.

Fonte: Ibá

Featured Image

Oregon Tool apresenta produtos e tecnologias na Expoforest 2023

Linha SpeedMax XL da Oregon Tool promete revolucionar o corte florestal na Expoforest 2023

A Oregon Tool, líder mundial na produção de correntes e barras para atividades florestais, estará presente na Expoforest 2023, a maior feira florestal da América Latina. Neste ano a feira, que está em sua 5ª edição ocorrerá entre os dias 09 a 11 de agosto em Guatapará, na floresta de eucalipto da Sylvamo, em São Paulo.

Esta é a terceira vez que a Oregon Tool participa da feira, que reúne os principais players do setor florestal nacional e internacional, e apresentará sua linha completa de equipamentos e tecnologias desenvolvidos para conjunto de corte para harvester, linha florestal, campo, jardim e equipamentos elétricos.

Uma das novidades que estarão nesta edição é a linha SpeedMax XL da Oregon Tool, que conta com um conjunto de corte florestal harvester completo com corrente, barras e coroa. As correntes desse conjunto possuem altura da placa lateral 4% maior, possibilitando que as lascas de madeira saiam facilmente e a corrente deslize de forma mais fluida e veloz pela superfície da madeira, resultando em maior produção. Também foi analisado o design do cortador, sendo que o ângulo mais reto dos dentes possibilita um corte mais agressivo e rápido na tora.

“Estamos muito satisfeitos em participar novamente da Expoforest e mostrar nossas soluções para o mercado florestal. A linha SpeedMax XL é um exemplo de como ofereceremos produtos de alta qualidade e desempenho para nossos clientes, produtos que atendem às demandas mais exigentes do setor”, afirma Fabio Nardelli, diretor de Vendas e Marketing da Oregon Tool.

Fonte: Oregon Tool

Featured Image

Novo viveiro da Suzano em Ribas do Rio Pardo (MS) produzirá até 35 milhões de mudas de eucalipto por ano

  • A estrutura ocupa uma área de cerca de 21 hectares e terá área construída de 111 mil m², devendo ser finalizada em meados de 2024
  • Durante as obras, cerca de 300 pessoas serão empregadas e, quando entrar em operação, serão gerados 200 empregos diretos

 A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, está construindo um viveiro com capacidade para produzir 35 milhões de mudas de eucalipto por ano que vão atender à demanda do maciço florestal de sua nova fábrica de Ribas do Rio Pardo (MS). Uma das mais modernas e sustentáveis da companhia, a estrutura ocupa uma área de cerca de 21 hectares e terá área construída de 111 mil m², devendo ser finalizada em meados de 2024. Durante as obras, cerca de 300 pessoas serão empregadas e, quando entrar em operação, serão gerados 200 empregos diretos.

“Para a Suzano, além da matéria-prima essencial para os nossos produtos, as árvores representam um grande símbolo de renovação e, por meio do novo viveiro de mudas que estamos construindo ao lado da nossa nova fábrica, temos a garantia de que o ciclo de plantio da base florestal será cada vez mais produtivo e sustentável. Para isso, estão sendo empregados métodos e processos sustentáveis, como o uso racional da água e o uso de energia gerada pela nova fábrica, reforçando o compromisso da empresa com as pessoas e o planeta. Afinal, nós acreditamos que ‘só é bom para nós se for bom para o mundo'”, ressalta Maurício Miranda, diretor de engenharia da Suzano.

default

A estrutura ainda contará com equipamentos bioecológicos que serão capazes de garantir uma operação altamente tecnológica e sustentável. “O viveiro de Ribas do Rio Pardo contará com duas máquinas para produção de tubetes biodegradáveis, que possibilitará o cultivo das mudas de eucalipto em recipientes produzidos a partir de uma mistura de compostos orgânicos, removendo do processo a necessidade do uso de materiais plásticos.” comenta Rodrigo Zagonel, gerente executivo florestal da Suzano. 

Além de ser alimentada por energia renovável, a estrutura ainda contará com processos automatizados de irrigação que serão definidos por ação humana, mas acionadas por sistema eletrônico. As mudas ainda fornecerão maior qualidade e redução de custo para a operação florestal da região de Ribas do Rio Pardo.

Maciço florestal

De acordo com o último Resumo do Plano de Manejo Florestal da companhia, divulgado em 2022, a Suzano possui aproximadamente 458,4 mil hectares de florestas plantadas de eucalipto e 169,3 mil hectares destinados exclusivamente para a conservação da biodiversidade no Mato Grosso do Sul. Até o fim da construção e implantação da nova fábrica, prevista para o segundo semestre de 2024, a empresa deve ampliar para 600 mil hectares a base florestal no estado.

“Na Suzano seguimos uma política de produção e consumo responsáveis e, por isso, adotamos a política de zero desmatamento. Todas as nossas florestas de eucalipto estão instaladas em áreas que já eram ocupadas por outras culturas. Essa política integra o nosso compromisso público de contribuir com a conservação da biodiversidade, destinando mais de 35% das nossas áreas próprias para a preservação de florestas nativas. Neste sentido, estamos implantando corredores ecológicos em todos os estados onde mantemos operações com a meta de conectar mais de 500 mil hectares dos biomas Cerrado, Mata Atlântica e Amazônia”, completa Maurício Miranda.

No Mato Grosso do Sul, o corredor ecológico foi lançado em março deste ano com o objetivo de conectar 136 mil hectares de áreas prioritárias de conservação ambiental do bioma Cerrado, por meio da implantação de um corredor ecológico de 394 quilômetros no estado. A iniciativa prevê ações de reflorestamento com mudas nativas interligando áreas prioritárias de seis municípios (Água Clara, Brasilândia, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas).

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros. A Suzano é guiada pelo propósito de Renovar a vida a partir da árvore. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: www.suzano.com.br

Fonte: Suzano

Anúncios aleatórios

+55 67 99227-8719
contato@maisfloresta.com.br

Copyright 2023 - Mais Floresta © Todos os direitos Reservados
Desenvolvimento: Agência W3S