PÁGINA BLOG
Featured Image

Tecnologia e sustentabilidade no agronegócio florestal

Igor Dutra de Souza*

O setor de florestas plantadas é altamente profissional, sustentável e representa um dos principais itens da balança do agronegócio brasileiro. O desenvolvimento de tecnologias e inovações para o setor são essenciais para a colheita da madeira, carregamento e todas as soluções florestais, visando à preservação do meio ambiente. Com o crescimento da mecanização, respeitando as exigências de baixa emissão de poluentes e a destinação adequada de resíduos, trilhamos um caminho na formação de um futuro sustentável.

Nos últimos 30 anos, houve uma evolução nos equipamentos do processo florestal, das máquinas de colheita até os caminhões especializados para o transporte da madeira. Em 2021, começamos a implementar na empresa diversas ações que contribuíram para a melhoria da eficiência energética das máquinas e para o meio ambiente. Substituímos máquinas de maior desgaste e maior consumo de diesel por equipamentos mais modernos, produtivos e de menor consumo de combustível.Trocamos implementos, como conjuntos traçadores, de menor porte, para outros de maior porte.

O investimento gerou para a empresa uma redução de mais de 435 mil litros de diesel na atividade global de colheita, quando comparamos 2021 com 2022. Além de termos um ganho de performance operacional, contribuímos para um manejo florestal mais sustentável e menos poluente. Passamos de 0,435 L/m³ de diesel para 0,331 L/m³. Em 2023, a redução do consumo de combustível permanece dentro do esperado, aumentando a eficiência energética nas soluções florestais. Para nos adequarmos, fizemos um aporte de cerca de R$ 17 milhões em máquinas e implementos.

Mas investimentos sustentáveis devem ser acompanhados por um processo correto de manutenção, respeitando as instruções do fabricante e os ajustes rigorosos dos equipamentos. A reposição de peças genuínas também confere maior confiabilidade para os resultados ambientais e para a colheita florestal esperada. O diesel é outro ponto que deve ser observado. A boa procedência garante o bom funcionamento das máquinas.

A sustentabilidade está no cerne das soluções florestais. E cada vez mais, pensamos no que podemos fazer para que a floresta 4.0 se desenvolva com a responsabilidade e com o compromisso que o setor exige. A digitalização, a automação e a conectividade, aliadas ao respeito pelo meio ambiente, são fundamentais para produzirmos com eficácia. Hoje o ganho de eficiência energética na mecanização florestal é significativo se lembrarmos das primeiras máquinas de colheita florestal no Brasil.

Mas a estratégia de sustentabilidade não deve se ater somente aos equipamentos. Uma empresa é feita por pessoas que acreditam que pequenos gestos são capazes de escrever um futuro para a nossa geração e para as vindouras. De acordo com o Instituto Brasileiro de Árvores (IBA), o setor é responsável por cerca de 3,75 milhões de empregos diretos e indiretos no país. Com o ingresso de soluções digitais e com o crescimento sustentável, o colaborador necessita agregar, cada vez mais, conhecimento para o seu ofício.  Por isso, a capacitação contínua e o aperfeiçoamento profissional são fundamentais para todos os colaboradores.

As soluções florestais estão em franca expansão, surgindo novas tecnologias que agregam valor ao produto e ao setor. Quando as empresas do ramo acompanham essa modernização, tendo a sustentabilidade como um compromisso, trabalhamos para um futuro melhor. O agronegócio florestal segue defendendo estratégias ambientalmente corretas, economicamente viáveis e socialmente justas.

* Diretor Florestal da Reflorestar

Featured Image

WestRock leva para Blumenau (SC) o Programa de Capacitação Profissional Formare, exclusivo para pessoas negras

Estão abertas inscrições até 25 de junho, para jovens de 18 a 20 anos – alunos(as) receberão bolsa auxílio, acesso à internet e equipamentos para estudos

A WestRock, líder global em soluções únicas e sustentáveis em embalagens de fibra natural de fonte renovável,abriu inscrições para mais uma turma do Formare, programa de capacitação profissional, em Blumenau (SC), com vagas exclusivas para pessoas pretas e pardas.

A iniciativa, da parceria entre a empresa e o Formare, programa social educacional desenvolvido pela Fundação Iochpe, tem o objetivo de proporcionar a jovens em situação de vulnerabilidade econômica e social a oportunidade de desenvolver competências e adquirir conhecimentos sobre a indústria em um curso profissionalizante gratuito. Com essa oportunidade, os jovens passam a vislumbrar a real possibilidade do primeiro emprego, seja na WestRock ou em outras empresas da região. Além da diversidade racial, a empresa também está buscando, deliberadamente, pessoas com deficiência, mulheres e LGBTQIAPN+.

“Promover a capacitação profissional nas comunidades em que estamos inseridos, e ao mesmo tempo ajudar a corrigir injustiças históricas com um olhar diligente para a Diversidade & Inclusão são compromissos que compõem o pilar social da nossa estratégia de Sustentabilidade. O Formare é uma das iniciativas em que colocamos em prática ações que endereçam esses objetivos, ajudando a desenvolver a educação de jovens e impulsionar oportunidades a pessoas diversas”, afirma Cynthia Wolgien, diretora de Sustentabilidade e Comunicação Corporativa da WestRock Brasil.

A primeira turma do programa, realizada no Região Nordeste, em Pacajus (CE), formou 19 jovens em 2022, dos quais 58% foram contratados pela unidade de papelão ondulado da empresa na cidade. Agora a empresa mira na Região Sul, na cidade de Blumenau (SC) onde também possui uma fábrica de embalagens de papelão ondulado e onde fatores demográficos e socioeconômicos municipais foram também levados em consideração.

As inscrições já começaram e vão até o dia 25 de junho. São 20 (vinte) vagas e para participar é preciso ter entre 18 e 20 anos, estar matriculado ou ter concluído o ensino médio na rede pública de ensino e ter renda per capita de até um salário-mínimo. As inscrições podem ser feitas pelo site www.avaformare.org.com.br/cadastro

Sobre o curso

O curso preparará os jovens para se tornarem Operadora ou Operador de Produção Industrial, com etapas online e presenciais na fábrica da WestRock em Blumenau. As aulas serão ministradas por funcionários da WestRock, das mais diversas áreas de atuação, preparados pelo time pedagógico da Fundação Iochpe para serem educadores voluntários.

Para que os alunos possam se dedicar ao curso, a WestRock oferecerá uma bolsa auxílio mensal no valor de um salário-mínimo, auxílio alimentação mensal de R$180,00, acesso à internet, notebook, uniforme e todo o material de estudo. Com isso, a empresa acredita que os jovens poderão ter mais tranquilidade para colocar toda a sua atenção e foco no aprendizado.

Para receber esses alunos, os educadores voluntários da WestRock vão preparar conteúdo para aulas de informática aplicada, matemática, organização empresarial e ainda direcionados à indústria e a produção da empresa, como: criatividade e inovação, logística de produção e controle de estoque, desenho técnico, entre outros. Também serão oferecidos conteúdos relevantes para a formação cultural e de vida desses jovens, como comunicação oral e escrita, segurança, saúde, meio ambiente, diversidade e inclusão, projeto de vida e trabalho.

Sobre a Formare

Mantido pela Fundação Iochpe, em parceria com empresas de médio e grande portes, oferece cursos de formação inicial para o mercado de trabalho a jovens de famílias de baixa renda, residentes no entorno das empresas. Em mais de 33 anos, por meio do trabalho de educadores voluntários, o programa já formou 23 mil jovens, dos quais 92,6% inseridos no mercado de trabalho. Os cursos são certificados pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná).

Sobre a WestRock

Nosso papel no mundo é oferecer soluções sustentáveis em papel e embalagens de papelão ondulado para nossos clientes, colaborando para que o planeta seja um lugar melhor hoje e para as futuras gerações. Nosso negócio integrado – Florestas, Fábrica de Papel e Fábricas de Papelão Ondulado – fornece as melhores soluções em papel e embalagens, que são biodegradáveis, recicláveis e provenientes de fonte renovável. Há mais de 80 anos no Brasil, queremos continuar investindo em pessoas, inovação e tecnologia para crescer e impulsionar nossos negócios e de nossos clientes. Somos mais de 50.000 funcionários(as) no mundo, sendo mais de 2.100 no Brasil, comprometidos em Inovar com Ousadia e Embalar de forma Sustentável. 

Fonte: West Rock

Featured Image

Bracell implementa Inteligência Artificial como aliada para segurança de motoristas

Entre as diversas práticas preventivas de segurança realizadas, a empresa inseriu câmeras com IA dentro das cabines dos caminhões interligadas a uma central de monitoramento 24h e implementou módulos de bem-estar, os resultados já apresentados são positivos

Com o objetivo de ampliar a segurança em suas operações logísticas, que incluem trechos em rodovias e entre as comunidades, a Bracell, líder global na produção de celulose solúvel, implementou um sistema que detecta sinais de cansaço e outros desvios de atenção em motoristas que atuam no transporte de madeira e celulose. O sistema consiste em um acompanhamento em tempo real, feito por meio de câmeras com inteligência artificial (IA), que emitem alertas em caso de cansaço, sonolência ou desvio de atenção do motorista. As câmeras ‘falam’ com os motoristas, emitindo alertas como ‘fique atento’, ‘faça uma pausa’. Na Bracell, localizada em Lençóis Paulista, equipes de operadores atuam 24h na Central Integrada de Monitoramento registrando os alertas e tomando as medidas preventivas necessárias.

Além disso, desde outubro de 2022, a empresa também investiu no módulo de bem-estar, em que os motoristas do turno noturno passam por um ‘circuito’, com dez minutos de duração, acompanhados por técnicas de enfermagem que realizam a aferição de pressão, fazem o teste de reflexo, exercícios e alongamentos, com o intuito de monitorar a qualidade da saúde do motorista.

“Esta união de tecnologia (IA) com equipes qualificadas no monitoramento de todas as rotas, possibilita que a Bracell amplie a confiabilidade e a segurança em suas operações de transporte de madeira e celulose. Este sistema nos permite adotar as medidas necessárias de forma imediata. Com isso, aumentamos ainda mais a segurança para nosso time de motoristas e para os usuários das rodovias que vêm ao encontro de um dos nossos valores, sendo o cuidado com as comunidades onde atuam nossas operações”, destaca André Luis Scarin do Amaral, gerente de Logística Florestal da Bracell.

O processo de instalação das câmeras já está concluído e abrange 100% da frota própria e de terceiros da Bracell. Além dos alertas em relação ao motorista, as câmeras possibilitam o envio de alerta sonoro e comunicação para a Central caso o veículo invada a pista contrária ou esteja em ‘comboio’, ou seja, muito próximo de outro caminhão. “Este é um sistema pioneiro em operações de transporte de madeira e celulose, que torna nossas operações mais seguras e assertivas. O sistema nos fornece dados que permitem decisões estratégicas, como por exemplo, remanejar os turnos dos motoristas conforme o perfil de cada um. É uma forma de valorizar o profissional, prezando sempre pela segurança e o bem-estar da nossa equipe”, reforça Scarin.

Resultados positivos

Scarin comenta que, em 6 meses de atuação do módulo, os resultados são evidentes. “Já tivemos motoristas que descobriram a pressão alta por meio do circuito. Como eram assintomáticos, tornava-se mais difícil detectar a oscilação da pressão arterial. Assim que é identificado, a equipe já encaminha o motorista para seguir o protocolo de saúde cabível”, ressalta.

Para o motorista Cristiano Rodrigo Ladeira, todo o investimento feito pela empresa traz mais conforto a ele e também a sua família. “A gente que vive nas estradas muitas vezes se sente sozinho. Com essa câmera a gente nunca está mais sozinho. Sei que tem alguém comigo, zelando pelo meu trabalho e minha segurança. Me sinto acolhido e minha família também. Segurança é essencial e todas as ações são sempre bem-vindas”.

O gerente de logística florestal André Luis Scarin do Amaral, também apontou uma redução de mais de 50% no número de alertas na Central de Monitoramento, resultado que ele atribui às ações em conjunto realizadas em parceria com a área de segurança da empresa. “Durante todo o ano são feitas diversas ações preventivas relacionadas à segurança dos motoristas como palestras, treinamentos e diálogos diários sobre o tema. Acredito que esses resultados são reflexos dessas práticas somadas à tecnologia das câmeras, a Central de Monitoramento e ao módulo de bem estar. Temos como filosofia que só é bom para a Bracell se for bom para a comunidade, e o investimento em segurança é um benefício coletivo”.

Sobre a Bracell
A Bracell é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo e conta com operações no Brasil nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Bahia e Pernambuco. Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Singapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos. A Bracell também é signatária do Pacto Global e dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs) da ONU Mulheres. https://www.bracell.com/

Sobre a RGE
A RGE Pte Ltd gerencia um grupo de empresas com operações globais de manufatura baseadas em recursos naturais. As atividades vão desde o desenvolvimento e a colheita de recursos sustentáveis, até a criação de diversos produtos com valor agregado para o mercado global. O compromisso do grupo RGE com o desenvolvimento sustentável é a base de suas operações. Todos os esforços estão voltados para o que é bom para a comunidade, bom para o país, bom para o clima, bom para o cliente e bom para a empresa. A RGE foi fundada em 1973 e seus ativos atualmente ultrapassam US$ 30 bilhões. Com mais de 60.000 funcionários, o grupo tem operações na Indonésia, China, Brasil, Espanha e Canadá, e continua expandido para envolver novos mercados e comunidades. www.rgei.com

Fonte: Bracell

Anúncios aleatórios

+55 67 99227-8719
contato@maisfloresta.com.br

Copyright 2023 - Mais Floresta © Todos os direitos Reservados
Desenvolvimento: Agência W3S