PÁGINA BLOG
Featured Image

Ação no metrô de BH vai promover troca gratuita de livros entre passageiros

Projeto Circule Um Livro vai ocorrer entre os dias 26 e 30 de junho em cinco estações. Objetivo é incentivar a leitura e mostrar a sustentabilidade do papel como matéria-prima.

A Associação Mineira da Indústria Florestal (AMIF) e o Metrô de Belo Horizonte vão realizar a primeira edição do projeto #CirculeUmLivro na capital mineira. A ação vai ocorrer entre os dias 26 e 30 de junho em cinco estações do metrô: Central, El Dourado, Lagoinha, São Gabriel e Vilarinho. A campanha já ocorre há dois anos no metrô de São Paulo e foi idealizada pela Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), que está apoiando a realização da edição mineira.

O objetivo do projeto é incentivar a leitura e a troca de livros entre passageiros. Em cada uma das estações participantes haverá totens em formato de árvores equipados com cestas para a retirada e doação de livros. O projeto também vai mostrar que a indústria florestal, responsável pela produção de papel, atua com responsabilidade ambiental na no plantio de florestas renováveis e sustentáveis.

No total, mais de 1.500 livros de diferentes gêneros estarão inicialmente disponíveis para circulação nas estações de metrô. De acordo com as empresas organizadoras do projeto, a expectativa é que o número de livros fique ainda maior a partir do engajamento e das doações de usuários do transporte público.

Segundo a presidente da AMIF, Adriana Maugeri, o Projeto #CirculeUmLivro, que já é um sucesso no metrô de São Paulo e foi realizado também em Curitiba neste ano, agora chega a Belo Horizonte para criar um espaço de estímulo à leitura e à economia circular entre os passageiros do metrô da capital mineira.

“Para nós, profissionais do setor florestal de Minas Gerais, é muito importante incentivar a leitura a partir de livros impressos porque o papel é sustentável. Em Minas, e no Brasil, todo papel produzido vem exclusivamente de árvores que são plantadas, colhidas e replantadas para este fim. Além de atuar contra o desmatamento, o setor florestal é a resposta para um futuro cada vez mais verde, limpo e ecologicamente renovável. Por isso, podemos ler tranquilos em livros impressos, pois o papel é sustentável”, afirma Adriana Maugeri.

O papel

Presente em livros, cadernos, envelopes, embalagens, canudos, copos, itens de higiene e em mais uma série de outros produtos do dia a dia, o papel é um material totalmente biodegradável e reciclável, o que contribui para a preservação do meio ambiente e da biodiversidade.

Além disso, de acordo com o Relatório Anual Back-to-School, do Instituto Paper and Packaging Board, ler em papel colabora com mais absorção de conhecimento, em comparação com a leitura feita em telas. O estudo foi realizado por meio de entrevistas com alunos, pais e educadores.

A indústria florestal mineira

Minas Gerais é o estado que possui a maior área com florestas plantadas do Brasil. No total, são 2.3 milhões de hectares, quase o dobro do estado de São Paulo, que ocupa a segunda posição com 1.2 milhão de hectares. Os plantios florestais em Minas estão espalhados por 803 municípios, o que representa mais de 90% do território do estado.

Além das áreas plantadas, o setor florestal mineiro conserva 1.3 milhão de hectares de árvores nativas. No total, são 3.6 milhões de hectares de árvores em solo mineiro sob os cuidados do setor florestal.

Fonte: IBÁ

Featured Image

Oregon Tool anuncia Elliot Zimmer como novo CEO

Atual COO da empresa, Elliot Zimmer, foi promovido após Paul Tonnesen fazer a transição para Membro do Conselho.

Oregon Tool, líder mundial na produção de correntes e barras para atividades florestais, anunciou que Elliot Zimmer será o novo CEO da companhia. Ele substitui Paul Tonnesen, que decidiu se afastar do cargo por motivos familiares. Tonnesen continuará como Membro do Conselho da empresa.

Zimmer está na Oregon Tool desde 2022 e tem mais de 20 anos de experiência em cargos de liderança em empresas como Lennox International, Dr. Pepper Snapple, McKinsey & Company, e no Exército dos Estados Unidos. Ele é graduado em Engenharia de Sistemas pela West Point e tem MBA pela Harvard Business School.

Em nota, Zimmer disse que se sente honrado em liderar uma equipe forte e focada em oferecer valor aos clientes. “A Oregon Tool tem produtos líderes do setor, ativos e clientes ao redor do mundo”, afirmou.

Tonnesen, por sua vez, agradeceu aos funcionários da empresa e comentou sobre seu sucessor. “A empresa está em ótimas mãos com Elliot, que é um líder forte e apaixonado pela equipe da Oregon Tool e seus clientes. Estou otimista para ver o sucesso que ele impulsiona e o próximo capítulo para a Oregon Tool”, declarou.

A mudança na liderança da Oregon Tool entrará em vigor nos próximos 30 dias.

Sobre a Oregon Tool

A Oregon Tool é uma plataforma global de ferramentas de corte de precisão com marcas premium e focada no mercado pós-venda. O portfólio de marcas da empresa se especializa em ferramentas de corte de precisão profissional para floresta, gramado e jardim; agricultura e pecuária; e corte e acabamento de concreto.

Com sede em Portland, Oregon – EUA,  com uma presença multinacional de fabricação e distribuição, Oregon Tool vende seus produtos em mais de 110 países sob as marcas Oregon®, Woods®, ICS®, Pentruder®, Merit® e Carlton®. A empresa é a fabricante número 1 do mundo de correntes de serra e barras guia para motosserras e correntes de serra diamantadas para concreto e tubos, uma das principais fabricantes de implementos agrícolas para tratores e a principal fornecedora OEM de peças originais e de reposição. Saiba mais em www.oregontool.com.

Fonte: Oregon Tool

Featured Image

Assista ao mais recente vídeo sobre os avanços nas obras da nova fábrica da Suzano em Ribas do Rio Pardo (MS)

Foram destaques o início da montagem dos tambores dos lavadores DDW e da mesa formadora da Linha 1 das Máquinas Extratoras de Celulose, além das atividades das campanhas “Maio Amarelo” e “Faça Bonito”

As obras de construção da nova fábrica de celulose da Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, em Ribas do Rio Pardo (MS), seguem o cronograma com importantes avanços registrados até junho. O andamento das frentes de trabalho pode ser conferido em novo vídeo divulgado pela empresa por meio do link https://bit.ly/video-status-obra.

Nas imagens é possível acompanhar, por exemplo, o início da montagem dos tambores dos lavadores DDW da Linha de Fibras e da mesa formadora da Linha 1 das Máquinas Extratoras de Celulose. Seguem também de forma adiantada as montagens do silo de biomassa, das paredes da fornalha da Caldeira de Recuperação e das bombas para captação de água. Além disso, foi feito o posicionamento do primeiro segmento do forno na base da área de Caustificação e Gaseificação e a energização da subestação principal 138 kV na Casa de Força.

O vídeo retrata a conclusão da terraplanagem do Viveiro de Mudas de Ribas do Rio Pardo e o início ado o estaqueamento do Terminal Intermodal de Inocência. Mostra ainda que, em alusão à campanha “Maio Amarelo” sobre segurança no trânsito, o canteiro de obras recebeu uma palestra da Polícia Rodoviária Federal (PRF), e que a Suzano apoiou a campanha “Faça Bonito” de conscientização sobre abuso e exploração sexual de criança e adolescentes no município, com atividades durante todo o mês de maio. 

Projeto Cerrado

Anunciado em maio de 2021 e confirmado pelo Conselho de Administração da Suzano no início de novembro do mesmo ano, o Projeto Cerrado receberá investimento total de R$ 22,2 bilhões e está atualmente no pico da obra, gerando cerca de 10 mil empregos diretos. Prevista para entrar em operação no segundo semestre de 2024, a nova fábrica – que será a unidade mais competitiva da Suzano –, vai produzir 2,55 milhões de toneladas de celulose de eucalipto por ano, empregando 3 mil pessoas, entre colaboradores próprios e terceiros, nas áreas florestal e industrial, e movimentando toda a cadeia econômica da região.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros. A Suzano é guiada pelo propósito de Renovar a vida a partir da árvore. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: www.suzano.com.br

Fonte: Suzano

Featured Image

Prazo para as inscrições no curso preparatório para o Encceja termina na próxima quinta-feira, dia 29

Oferecido por meio de parceria entre a Suzano, a Prefeitura de Ribas do Rio Pardo (MS) e o Sesi, o curso será 100% gratuito e requer que os participantes estejam inscritos no Encceja 2023.

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, promoverá um curso preparatório 100% gratuito para pessoas interessadas na conclusão dos estudos por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) deste ano. A capacitação será oferecida em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Prefeitura de Ribas do Rio Pardo (MS) e as inscrições podem ser feitas até a próxima quinta-feira, dia 29 de junho.

O curso será oferecido para as pessoas que se inscreveram para a prova do Encceja, que é voltada a pessoas com mais de 15 anos, que ainda não finalizaram os estudos no Ensino Fundamental, e para maiores de 18 anos que ainda não concluíram o Ensino Médio. As aulas começam no dia 3 de julho e serão ministradas de segunda à sexta-feira, até o dia 25 de agosto, na Escola Municipal Iracy da Silva Almeida.

Para participar do curso, as pessoas interessadas precisam comparecer à Biblioteca do Sesi, localizada na Av. Nelson Lírio, 2372, no bairro Vila Nova, entre 8h e 17 horas, munidas de documentos pessoais e o comprovante da inscrição no Encceja. Mais informações sobre o processo de matrícula podem ser obtidas pelo telefone (67) 99180-3416 (falar com Fernanda).

Aulão

Além do curso preparatório, a Suzano e parceiros também promoverá um aulão de revisão de conteúdo como etapa final de preparação para a prova. A aula será oferecida no dia 26 de agosto, das 18h40 às 22 horas, na Escola Municipal Iracy da Silva Almeida, na Rua Rachid Abes, 1148 – Jardim Vista Alegre. Pessoas inscritas no aulão ainda poderão usar transporte gratuito que será disponibilizado pela parceria ir e voltar da prova no dia do teste. Já a prova, por sua vez, será aplicada no dia 27 de agosto pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Tanto o curso quando o aulão têm como objetivo ampliar as oportunidades de emprego por meio da educação e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida das pessoas interessadas em se qualificar. Além disso, visa ajudar na melhoria dos indicadores educacionais do município e colaborar para o desenvolvimento socioeconômico da região por meio da capacitação de pessoas que terão condições de entrar no mercado de trabalho.

Conforme Israel Batista Gabriel, coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano, a ação está alinhada ao compromisso público da Suzano de aumentar os indicadores de ensino e, consequentemente, promover o desenvolvimento socioeconômico a partir da educação nas regiões onde mantém operações. “Essa iniciativa faz parte dos pilares de atuação social para melhoria da qualidade de vida das pessoas nas áreas onde a empresa atua. Na Suzano, temos o direcionador que diz que ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’ e entendemos que promover o acesso à educação é indispensável para a geração de trabalho, renda e desenvolvimento socioeconômico na região”, ressalta.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros. A Suzano é guiada pelo propósito de Renovar a vida a partir da árvore. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: www.suzano.com.br

Fonte: Suzano

Featured Image

Suzano está com quatro vagas abertas para suas operações em Três Lagoas (MS)

As inscrições estão abertas para todas as pessoas interessadas, sem distinção de gênero, origem, raça/etnia, idade, deficiência ou orientação sexual, na Plataforma de Oportunidades da empresa.

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, está com quatro vagas abertas para atender suas operações em Três Lagoas (MS). As inscrições podem ser feitas por todas as pessoas interessadas, sem distinção de gênero, origem, etnia, deficiência ou orientação sexual, na Plataforma de Oportunidades da empresa (https://jobs.kenoby.com/Suzano).

Uma das vagas abertas é para a função de Técnico(a) de Logística Florestal I. Para participar do processo seletivo, os pré-requisitos são: ter Ensino Médio completo; ter Ensino Técnico completo ou estar cursando nas áreas de Logística/Estradas, Agrimensura e Agropecuária, e nível intermediário de Pacote Office. Também é necessário ter CNH Categoria “B” e disponibilidade total para residir em Três Lagoas (MS). As inscrições ficam abertas até a vaga ser preenchida e devem ser feitas pela página: https://jobs.kenoby.com/Suzano/job/tecnicoa-logistica-florestal-i/64909f468c41fb77725e5ab5?utm_source=website.

Ainda na Unidade de Três Lagoas, há duas vagas abertas para Controlador(a) Recebimento CSC II, destinadas a Pessoas com Deficiência (PcD). Os pré-requisitos são: é desejável ter Ensino Técnico ou Ensino Superior completo ou cursando em Administração, Contabilidade, Engenharia e áreas afins; conhecimento e vivência em Sistema SAP; nível intermediário em Excel e Power Bi, além de perfil transformador e alto senso de urgência. Conhecimento em Logística será considerado um diferencial para a vaga. As inscrições ficam abertas até o dia 30 de junho e devem ser feitas pela página e devem ser feitas pela página: https://jobs.kenoby.com/Suzano/job/controladora-recebimento-csc-ii-afirmativa-para-pessoas-com-deficiencia/646510121f3476860668962b?utm_source=website.

Também está em andamento o processo seletivo para Assistente de Segurança do Trabalho. As pessoas interessadas em participar do processo seletivo precisam estar cursando ou ter completado Ensino Técnico em Segurança; ter conhecimento intermediário ou avançado em Excel, e é desejável ter conhecimento em Power BI. Além disso, é necessário residir em Três Lagoas e ter disponibilidade para viagens pela empresa. As inscrições ficam abertas até o dia 1º de julho e devem ser feitas pela página: https://jobs.kenoby.com/Suzano/job/assistente-seguranca-trabalho/6488b0130504ff62ec352a36?utm_source=website.

Mais detalhes sobre os processos seletivos, assim como os benefícios oferecidos pela empresa, estão disponíveis na Plataforma de Oportunidades da Suzano (https://jobs.kenoby.com/Suzano).  Na página, candidatos e candidatas também poderão acessar todas as vagas abertas no Estado e em outras unidades da Suzano no País, além de se cadastrar no Banco de Talentos da empresa.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros. A Suzano é guiada pelo propósito de Renovar a vida a partir da árvore. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: www.suzano.com.br

Fonte: Suzano

Featured Image

Livro reúne conhecimentos e técnicas aplicadas sobre a Teca no Brasil

A Embrapa Florestas, por meio de uma parceria técnica envolvendo diversas instituições públicas e privadas, acaba de disponibilizar o livro Teca (Tectona grandis L. f.) no Brasil. A publicação reúne distintos aspectos desta espécie produtora de madeira nobre e altamente valorizada no mercado internacional. A obra engloba um importante acervo de conhecimentos técnicos-científicos sobre a cadeia produtiva da teca no Brasil, e contém 18 capítulos, tratados por 47 autores. O livro foi editado em formato digital e está disponível para download gratuito.

A obra, em mais de 700 páginas, aborda temas como caracterização botânica, distribuição natural e requerimentos ambientais; contexto do mercado mundial da madeira; melhoramento genético; zoneamento edafoclimático no Brasil; produção de mudas; silvicultura e manejo sob sistemas de produção de monocultivo e de integração lavoura-pecuária-floresta; geotecnologias aplicadas aos cultivos; sanidade; crescimento e produção; softwares para manejo florestal de precisão; planejamento, análise econômica e pesquisa operacional; qualidade da madeira e certificação florestal.

A espécie

A teca é originária do sudeste asiático, com ocorrência natural na Índia, Laos, Mianmar e Tailândia. Sua madeira possui elevado valor, devido às suas excepcionais propriedades e beleza. Em função da enorme demanda por sua madeira no mercado mundial, plantios de teca passaram a ser realizados, em mais de 70 países tropicais. Dentre esses, o Brasil é considerado um relevante player mundial em plantios de curta rotação de teca, especialmente, por possuir algumas regiões que garantem condições ambientais muito favoráveis ao seu cultivo, atreladas ao uso de clones de bom desempenho e ao uso de práticas silviculturais de elevado nível tecnológico.

Usos

Entre os usos de sua madeira destacam-se a construção naval, esquadrias e móveis para uso externo, devido, principalmente, a sua durabilidade, bem como estabilidade dimensional, “além da beleza da madeira, associada à sua coloração, com fácil distinção da cor entre o cerne e o alburno, e com desenho visível dos anéis de crescimento”, afirma um de seus autores.

A Teca no Brasil

Desde sua introdução no Brasil, até os dias atuais, a adaptação da espécie em várias localidades tropicais brasileiras, aliada aos investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação de forma a aprimorar seu sistema de produção, tem permitido o sucesso de seus cultivos. O bom desempenho das plantações de teca, especialmente em Mato Grosso, ganhou destaque e se estendeu a outros estados brasileiros com clima tropical. 

Para acessar a publicação e saber mais sobre a espécie, baixe aqui a publicação.

Fonte: Embrapa Florestas

Anúncios aleatórios

+55 67 99227-8719
contato@maisfloresta.com.br

Copyright 2023 - Mais Floresta © Todos os direitos Reservados
Desenvolvimento: Agência W3S