PÁGINA BLOG
Featured Image

Bracell implementa projeto ‘Nós do Campo’ direcionado a pequenos produtores rurais de assentamentos

Companhia realiza projeto beneficiando mais de 700 famílias no interior de São Paulo

A Bracell, uma das líderes mundiais na produção de celulose solúvel, por meio do Instituto Giramundo Mutuando – consultoria especializada em sistemas agroecológicos e segurança alimentar no Brasil e no mundo -, estão realizando o projeto ‘Nós do Campo’ com o objetivo de promover a segurança alimentar e o incremento da renda de pequenos produtores rurais de sete assentamentos das cidades de Agudos, Borebi, Iaras e Paulistânia, localizadas no interior de São Paulo. No total, 708 famílias serão beneficiadas.

O projeto que está em sua segunda edição, ocorre desde março/2023 com previsão para ser concluído em fevereiro de 2024, contribuindo com a autonomia e capacitando pequenos produtores rurais na implementação de sistemas agroflorestais, técnicas agrícolas sustentáveis e de baixo custo. 

A execução é dividida em etapas: diagnóstico, capacitações e plano de transição agroecológica. Neste primeiro momento foi realizado o diagnóstico participativo com os assentamentos. A pesquisa revelou alguns desafios enfrentados pelos produtores, como a falta de maquinário, comercialização dos produtos, baixa fertilidade do solo e a ausência de políticas públicas. Por outro lado, o diagnóstico também identificou que os assentamentos são produtivos, abrangendo sistemas diversificados, como horticultura, pecuária mista, fruticultura e culturas anuais.

Para Mouana Sioufi, gerente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Bracell SP, além de incentivar o empoderamento por meio da capacitação, o projeto, que é realizado pelo Bracell Social, plataforma de investimento social da companhia, abre um leque de oportunidades. “O Nós do Campo oferece às famílias o acesso ao conhecimento, a troca de experiência, ferramentas, enfim, oportunidades para que esses pequenos produtores rurais possam ampliar sua atuação. Queremos contribuir para a autonomia financeira e melhoria da qualidade de vida dessas comunidades”, comentou. 

Mediante aos resultados, o projeto ‘Nós do Campo’ tem se dedicado a promover trocas de experiências, mutirões e capacitações, incentivando a adoção de práticas agroecológicas e a conservação ambiental nos assentamentos, com foco nos desafios apontados.

Beatriz Stamato, diretora-geral do Instituto Giramundo Mutuando, ressalta o impacto positivo desse projeto. “O Instituto tem uma atuação aqui na região há alguns anos e o projeto Nós do Campo da Bracell proporciona uma mudança positiva as comunidades. Unindo forças é possível vencer os desafios enfrentados por essa população do campo. A perspectiva é bem positiva”, avaliou.

As possibilidades de resultados positivos têm atraído as famílias assentadas. “Quando a Bracell trouxe o projeto ficamos felizes. Como a própria empresa nos disse: nós vamos crescer juntos! Isso foi muito acolhedor. Nós queremos crescer, produzir e oferecer nossos produtos para comunidade, para nossa cidade e também para o mercado”, destacou Joelma de Oliveira Silva, líder da associação Zumbi dos Palmares.

O projeto reforça o compromisso da Bracell com o desenvolvimento sustentável da região, incentivando práticas agrícolas mais responsáveis e promovendo a qualidade de vida das famílias rurais envolvidas. A apresentação do diagnóstico foi realizada em julho, no município de Iaras e contou com a presença de representantes dos municípios beneficiados, do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Associações, Cooperativas, Bracell, Giramundo e também dos assentados.

Sobre a Bracell 
A Bracell é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo e conta com operações no Brasil nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Bahia e Pernambuco. Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Singapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos. A Bracell também é signatária do Pacto Global e dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs) da ONU Mulheres. www.bracell.com

Featured Image

Evento realizado na Eldorado Brasil Celulose promoveu setor vital para Mato Grosso do Sul

Celulose foi tema central de congresso técnico voltado a bioeconomia e digitalização; encontro, que ocorreu nesta semana, foi promovido pela ABTCP.

Com mais de 400 participantes, a Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP) realizou, nesta semana, na Eldorado Brasil Celulose, a 11ª Semana de Celulose e Papel de Três Lagoas. Com uma programação de quase 30 horas, o congresso reuniu profissionais altamente capacitados sobre diversos campos do conhecimento da indústria de celulose brasileira.

“O nível técnico do congresso foi altíssimo e promoveu, de maneira importante, a interação técnica e social de todos os participantes”, disse Marcelo Martins, gerente geral industrial da Eldorado Brasil — na ocasião, anfitrião do evento.

Nesta edição, o congresso teve como tema central a evolução dos processos produtivos para atender as demandas de bioeconomia e digitalização, o que possibilitou que todos os painéis orbitassem em torno desse mote.

Ao todo foram sete painéis com assuntos que são rotina em uma fábrica: Celulose I e II, Gente e Gestão, Meio Ambiente, Indústria 4.0, Papel e Recuperação e Utilidades. As temáticas renderam 22 debates durante os três dias de programação.

A Eldorado Brasil disponibilizou nove profissionais, que participaram como moderadores e debatedores. Peneiramento de Cavacos, Saúde e Bem-Estar, Sustentabilidade e Monitoramento das Águas, Biomassa e Tratamento de Efluentes foram os temas apresentados, que renderam ainda mais aprofundamento.

Visitas

Todos os dias os participantes puderam conhecer de perto alguns setores da fábrica da Eldorado, como a termelétrica Onça Pintada, o forno de cal (um dos maiores do planeta), o enfardamento e a expedição da celulose e a sala de controle.

Três ônibus ficaram à disposição, e o circuito foi realizado com todo o padrão de segurança, com funcionários guiando o roteiro e explicando o funcionamento de cada área.

As acadêmicas de Engenharia de Produção do campus da UFMS em Três Lagoas, Karla Yasmin Lopes de Lima e Nathália Batista, ficaram muito impactadas com os conteúdos. “Um dos pontos mais legais foi encontrar palestrantes que são referências para nossos professores e assisti-los presencialmente”, explicou Nathália.

Karla destacou o diferencial da visita e o fato de poder conhecer, de perto, a área de secagem e do corte das folhas de celulose. “É uma experiência na vida real. Foi muito incrível poder ver o funcionamento de tudo o que aprendemos na teoria.”

Comunidade presente

Além de os participantes conhecerem, de perto, a produção de celulose e como a fábrica é diferenciada, um cardápio especial foi organizado, com produtos do assentamento Pontal do Faia, em Três Lagoas, no segundo dia do evento.

A área de Sustentabilidade da Eldorado Brasil dedica-se a acompanhar o desenvolvimento dos agricultores e, atualmente, além de cultivo de produtos orgânicos, desenvolve receitas, como bolos, pães, saladas de frutas, sucos in natura, queijos caipiras e outros diversos doces e salgados. É uma outra forma de o público conhecer o projeto que estimula o empreendedorismo rural.

—————————————————————

Sobre a Eldorado Brasil

A Eldorado Brasil Celulose é uma das mais eficientes e sustentáveis empresas de base florestal para produção de celulose do mundo. A companhia opera em Três Lagoas (MS) uma fábrica com capacidade para produzir 1,8 milhão de toneladas de celulose por ano. Em energia limpa, há geração de 50 megawatts/hora de energia na usina termelétrica Onça Pintada, além da mesma quantidade na planta de celulose – que é autossuficiente. A base florestal é de mais de 293 mil hectares de florestas plantadas em Mato Grosso do Sul. Para dar condições para operar em níveis de excelência, a companhia conta com o trabalho de mais de 5 mil colaboradores no Brasil e em escritórios internacionais. Em Santos (SP), a Eldorado Brasil opera um dos maiores terminais portuários multimodais da América Latina, com capacidade para exportar até 3 milhões de toneladas de celulose por ano.

Featured Image

Divulgada programação do evento Espírito Madeira- Design de Origem no Espírito Santo

Celebrando a essência da madeira e a criatividade, Feira será realizada de 14 a 16 de setembro, em Venda Nova do Imigrante

De 14 a 16 de setembro, o Centro de Eventos de Venda Nova do Imigrante, o “Polentão”, se transformará em um reduto de inspiração e inovação durante a “Espírito Madeira – Design de Origem 2023”. Com o horário de funcionamento das 13h às 22h, a Feira promete ser uma celebração vibrante da madeira, sua versatilidade e o talento criativo que a envolve. A entrada é gratuita.

A programação cuidadosamente elaborada para cada dia trará uma série de experiências enriquecedoras, incluindo apresentações, palestras e oficinas. Na quinta-feira (14/09), a abertura oficial está prevista para as 13h30. As atividades continuam com um toque de competição nas “Olimpíadas da Madeira”, às 18h, e culminam com a apresentação de Fábio Coelho e banda, às 20h30.

O auditório oferecerá uma jornada de conhecimento no primeiro dia, apresentando tópicos relevantes para o setor. Às 14h30, Marcos Kneip (Bandes) explorará o “Mercado de crédito para o setor de madeira e móveis“. Às 16h, será a vez de Edimilson (Sindimol) compartilhar insights sobre os “Novos Rumos da Indústria Moveleira Capixaba“. Aspectos legais serão discutidos por Jésus Fernando Miranda Barbosa (subgerente de Controle Florestal Idaf), às 19h, seguido pela exploração das estratégias de reflorestamento com Renato de Jesus (Verde & Água), às 20h30.

No Espaço Acadêmico, as mentes curiosas poderão absorver informações valiosas. Às 17h, Graziela Vidaurre falará sobre as “Aplicações e importância estratégica da qualidade da madeira“. A noite será preenchida com painéis sobre madeiras de reflorestamento, com Eduardo Sthelling (Fuste Consultoria) explorando “Mitos e verdades sobre a madeira do cedro australiano”, às 18h45, e Fausto Takizawa (TRC Company) apresentando “Produção e mercado da madeira de teca jovem“.

No Espaço Maker, a criação ganha vida. Às 14h, Gil Chagas (Cupim Banguelo Marcenaria Criativa), na foto abaixo, mergulhará na “Criação de artigos em madeira“, seguido por Sandra Prochnow Greuel revelando os segredos da “Produção de objetos usando tornearia“, às 15h, e Claudio Longato Junior, compartilhando conhecimentos sobre “Óleos, ceras e vernizes de alta qualidade“, às 16h.

Nesse mesmo dia, ainda estão previstas Rodadas de Negócios (Findes), das 15h30 às 18h, e reunião do Fórum Capixaba de Agrofloresta, às 19h. A quinta-feira de programação da “Espírito Madeira” marcará também a abertura das atividades em duas unidades móveis de capacitação da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes)- A “Cozinha Brasil” e a Frigorífica- ambas com oficinas gastronômicas, além da Unidade de Madeira e Mobiliário, que será aberta para visitação (*Saiba mais na programação abaixo).

Música, painéis de discussão e aprendizado no segundo dia
O segundo dia da Feira, sexta-feira (15), reserva outras surpresas aos visitantes, incluindo apresentações de Fábio Coelho e Banda (foto abaixo), às 13h, e Camerata RochAtiva, às 18h, seguido por mais emoção nas “Olimpíadas da Madeira”, às 18h30, e o show “Divas” com Dona Fran, Tati Celeste e Laís Stone cantando grandes sucessos acompanhadas da Camerata Sesi, às 20h30.

O Auditório oferecerá um painel de discussões igualmente estimulante, com Ezio Tadeu Lopes (Base Verde) explorando a “Vocação florestal capixaba e suas perspectivas“, às 14h. Às 15h15, Marta Manente e João Jantorno comandam o painel “Elevando o design com MDF da Placas do Brasil: tendências e inspirações para o mobiliário contemporâneo”. Os desafios da construção em madeira serão debatidos por Luciano (Ita Construtora), às 16h30, e a tarde continuará com reflexões sobre crédito sustentável, marketing digital e mais.

No Espaço Acadêmico, das 14h às 15h, Fabricio Chiqueto abordará a importância de imprimir “Sua marca em cada Entrega!” e Wander Lúcio e Leandro (“Dois borracheiros de sucesso”) compartilharão insights sobre “Conexões e Vendas como Pontos de Transformação“. Às 16h, Juliana Bastos (IEL) abordará “Entendendo o jovem do século 21 para reter talentos na indústria”. A busca por qualidade e inovação nas madeiras continua, com João Oliveira (Eco 7) explorando “Agregação de valor a madeiras defeituosas e espécies potenciais desconhecidas“.

Já o Espaço Maker apresentará mais descobertas, incluindo Celso Martini (Marrari) com conteúdo sobre “Medidores de umidade para madeira“, além de abordagens sobre acabamento em madeira.

*Foto: André Fachetti/Divulgação

Último dia
No último dia, sábado (16), o Palco trará mais música, com Fábio Coelho e banda às 13h, seguido pelas “Olimpíadas da Madeira”, às 15h30, e Camerata Sesi encerrando a programação às 21h.

O Auditório vai se concentrar em temáticas relacionadas a atualizações trabalhistas, impactos digitais nos negócios tradicionais, flexibilidade e resistência da madeira, a madeira na contemporaneidade pós-pandemia, crédito sustentável e economia direcionada à indústria madeireira.

O Espaço Acadêmico trará sobre o plantio de mogno híbrido, controle de qualidade da madeira tratada por José Antônio Neto (Torabrás) e energia e suas formas de contratação, enquanto o Espaço Maker mergulhará em técnicas de marcenaria e processamento florestal.

*A programação está sujeita à alteração. Mais informações no site: https://www.espiritomadeira.com.br/

A Feira
A “Espírito Madeira – Design de Origem 2023” oferecerá uma experiência incomparável, reunindo conhecimento, criatividade e cultura da madeira. Um evento que promete cativar a todos que buscam se aprofundar na essência da madeira e na riqueza de sua expressão criativa.

A organização está a cargo do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, com correalização da Câmara Setorial Moveleira (Findes). Além disso, conta com o apoio da Prefeitura de Venda Nova, Aderes, Amunes, Sebrae/ES, Sistema Faes/Senar/Sindicatos, Ufes (Departamento de Ciências Florestais e da Madeira) e tem o patrocínio da Placas do Brasil.

A expectativa é receber cerca de 3.000 visitantes por dia, que terão acesso a 84 estandes com expositores, sendo 50 selecionados em edital da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).

O objetivo da “Espírito Madeira” é conectar toda a cadeia produtiva, desde o produtor florestal até o design, envolvendo diversos profissionais do setor, como arquitetos, designers, engenheiros e empresários, além de atrair grandes stakeholders do mercado e empresas de outros Estados. Para tanto, o planejamento ocorre há quase dois anos, considerando as necessidades e expectativas do mercado e dos empresários.

Credenciamento- O credenciamento para a Feira é gratuito e pode ser feito pelo site www.espiritomadeira.com.br.

*A Prefeitura de Cariacica oferecerá um serviço de transporte para os visitantes, disponibilizando ônibus diários que partirão às 8h em frente à sede da Prefeitura. O retorno está programado para as 16h.

PROGRAMAÇÃO “ESPÍRITO MADEIRA- DESIGN DE ORIGEM 2023”
De 14 a 16 de setembro- Centro de Eventos- Venda Nova do Imigrante

*Horário de funcionamento do evento: 13h às 22h

**Entrada franca

Dia 14/09/2023 – quinta-feira
 

PALCO

13h30 às 14h15- Abertura do evento- Falas oficiais/Apresentação cultural

18h- Olimpíadas da Madeira

18h30- Expressão cultural

20h30- Fábio Coelho e banda

AUDITÓRIO

14h30 às 15h30- Marcos Kneip (Bandes)- O mercado de crédito para o setor de madeira e móveis

16h às 17h- Edimilson (Sindimol)- Novos Rumos da Indústria Moveleira Capixaba

19h às 20h- Jésus Fernando Miranda Barbosa (Subgerente de Controle Florestal Idaf)- Aspectos legais para exploração florestal madeireira

20h30 às 21h30- Renato de Jesus (Verde & Água)- O reflorestamento como estratégia para a indústria madeireira do ES

ESPAÇO ACADÊMICO

17h às 18h- Graziela B. Vidaurre- Aplicações e importância estratégica da qualidade da madeira

18h45 às 20h30-

Eduardo Sthelling (Fuste Consultoria)- Talk-show – Madeiras de reflorestamento: Mitos e verdades sobre a madeira do cedro australiano

Fausto Takizawa (TRC Company)- Talk-show – Madeiras de reflorestamento: Produção e mercado da madeira de teca jovem

ESPAÇO MAKER

14h- Gil Chagas (Cupim Banguelo Marcenaria Criativa)- Criação de artigos em madeira

15h-Sandra Prochnow Greuel- Produção de objetos usando tornearia

16h- Claudio Longato Junior- Óleos, ceras e vernizes de alta qualidade

RODADA DE NEGÓCIOS

15h30 às 18h- Findes

19h- Reunião Fórum Capixaba de Agrofloresta (Ufes)

EXTRAS

15h às 17h-

– Oficina “Polenta das Montanhas Capixabas” (Unidade móvel de capacitação “Cozinha Brasil”- Senai)

– Oficina produção de socol (Unidade móvel de capacitação frigorífica- Senai)

18h às 20h-

– Oficina de produção de socol (Unidade móvel de capacitação frigorífica- Senai)

– Oficina de medalhão suíno ao molho de alho (Unidade móvel de capacitação “Cozinha Brasil”- Senai)

Dia 15/09/2023 – sexta-feira

PALCO

13h- Fábio Coelho e Banda

18h- Camerata RochAtiva

18h30- Olimpíadas da Madeira

20h30- Show Divas (Dona Fran,Tati Celeste e Laís Stone) com Camerata SESI

*Grandes sucessos de todos os tempos na voz de mulheres!

AUDITÓRIO

14h às 15h- Ezio Tadeu Lopes (Base Verde)- Vocação florestal capixaba e suas perspectivas

15h15 às 16h15- Marta Manente e João Jantorno- Elevando o Design com MDF da Placas do Brasil: tendências e inspirações para o mobiliário contemporâneo

16h30 às 17h45

Luciano (Ita Construtora)- Mesa Construções em Madeira – Madeira Engenheirada, o novo rumo da Construção civil

Humberto Tufolo Netto (Madeira de Verdade) Mesa Construções em Madeira – Edificações em Madeira

Raissa Piveta Amera (Amera)– Mesa Construções em Madeira- Potencial das construções em madeira para redução do déficit habitacional capixaba

18h às 19h- Dr.Tiago Esmeraldino (Fe Advogados)- Oportunidades tributárias como uma estratégia para o desenvolvimento do setor moveleiro e da madeira

19h30 às 20h30- Paulo Cardoso (Mais Floresta e Paulo Cardoso- Comunicações e marketing digital)-Comunicações e marketing digital como estratégia competitiva

ESPAÇO ACADÊMICO

14h às 15h- Fabricio Chiqueto- Sua marca em cada Entrega!

15h às 16h- Wander Lúcio e Leandro- Dois Borracheiros de sucesso: Conexões e Vendas como Pontos de Transformação

16h às 17h- Juliana Santos (IEL)- Entendendo o jovem do século 21 para reter talentos na indústria

17h às 18h- João Oliveira (Eco 7)- Agregação de valor a madeiras defeituosas e espécies potenciais desconhecidas

19h às 20h- Lorenzo Lube (Mindtech Educação e Tecnologia)- Oficina- Classificação da madeira

ESPAÇO MAKER

14h às 15h- Celso Martini (Marrari)- Medidores de umidade para madeira

18h15 às 18h45- Ederval Oliveira (Montana Química)- Aplicações de produtos de acabamento em madeira

20h às 22h- Adilson Pinheiro (Oficina 44)- Roda de conversas com Adilson Pinheiro

RODADA DE NEGÓCIOS

16h30 às 19h- Rodada de Crédito (NAC/Findes)

EXTRAS

15h às 17h-

– Oficina “Polenta das Montanhas Capixabas” (Unidade móvel de capacitação “Cozinha Brasil”- Senai)

– Oficina produção de socol (Unidade móvel de capacitação frigorífica- Senai)

18h às 20h-

– Oficina de produção de socol (Unidade móvel de capacitação frigorífica- Senai)

– Oficina de medalhão suíno ao molho de alho (Unidade móvel de capacitação “Cozinha Brasil”- Senai)

Dia 16/09/2023 – sábado
PALCO

13h- Fabio Coelho e Banda

15h30- Olimpíadas da Madeira

19h30- Olimpíadas da Madeira

21h- Show Rockestra (clássicos do rock com Dona Fran, Tati Celeste e Laís Stone) e Camerata SESI

AUDITÓRIO

14h às 15h- Marco Redinz- Atualizações trabalhistas

15h15 às 16h15- Adilson Pinheiro- Conteúdo digital e seus impactos nos negócios tradicionais

16h30 às 17h30- Sandra Bastos- A madeira na contemporaneidade pós-pandemia

18h às 19h- Ronald Carvalho- O Exemplo da Madeira: flexibilidade e Resistência

19h15 às 20h15- Carlos Sacco (BMV)- Crédito Sustentável

20h30 às 21h30- Paulo Costa (Paulo Costa Finanças)- Economia e finanças direcionadas à Indústria Madeireira

ESPAÇO ACADÊMICO

13h às 14- Magno Welsing- Forest Group- O plantio de mogno híbrido

17h15 às 18h- José Antônio Neto (Torabrás)- Controle de qualidade e aplicações da madeira tratada

18h15 às 19h15- Edimárcio Minussi Junior- Energia e suas formas de contratação

ESPAÇO MAKER

14h às 15h- Flavio Baldan Alonso (FBAG Marchetaria)- Marchetaria

15h às 16h- Fernando Belchior (Marcenaria Fina)- Técnicas de uso e afiação de plainas manuais

18h15 às 19h- Eduardo Stehling- Modelos didáticos de produção e processamento florestal

EXTRAS

15h às 17h-

– Oficina “Polenta das Montanhas Capixabas” (Unidade móvel de capacitação “Cozinha Brasil”- Senai)

– Oficina produção de socol (Unidade móvel de capacitação frigorífica- Senai)

18h às 20h-

– Oficina de produção de socol (Unidade móvel de capacitação frigorífica- Senai)

– Oficina de medalhão suíno ao molho de alho (Unidade móvel de capacitação “Cozinha Brasil”- Senai)

Fonte: Conexão Safra

Featured Image

Novo terminal da Suzano em MS vai oferecer 320 postos de trabalho em novembro

De celulose produzida pela Suzano vai passar por novo terminal intermodal que está em construção na MS-240, em Inocência

A implantação de um novo terminal intermodal no município de Inocência, para o escoamento da celulose produzida pela nova fábrica da Suzano via transporte ferroviário até o Porto de Santos segue para o período de pico de obra. O terminal está sendo implantado desde o início do ano, às margens da MS-240 e contará com uma área construída total de quase 24,2 mil m², dos quais 21,5 correspondem à área de armazéns. De acordo com a fábrica, atualmente, 280 trabalhadores atuam em três frentes de trabalho: serviços de terraplanagem, início da implantação da ferrovia e execução das fundações prediais. 

O pico da obra deve ocorrer no mês de novembro e cerca de 320 postos de trabalh. Após a conclusão, prevista para o terceiro trimestre do próximo ano, serão abertos 80 postos de trabalho para a operação do terminal.

O empreendimento contempla ainda 8,8 mil metros de linha ferroviária interna e externa, que incluem ramais para vagões em reserva, segregados, carregados e duas peras ferroviárias para manobras de locomotivas e vagões, visando aumentar a eficiência na operação de desembarque dos caminhões e embarque nos vagões.
“Com a construção do terminal intermodal em Inocência e as ampliações dos terminais portuárias em Santos estamos nos aproximando de viabilizar cada vez mais a operação da nova fábrica em Ribas do Rio Pardo”, afirma Maurício Miranda, diretor de Engenharia da Suzano.

Com a estrutura, a produção da nova fábrica da Suzano será escoada por meio de transporte rodoviário de Ribas do Rio Pardo até Inocência, passando pelas rodovias BR-262 e MS-277, e, de Inocência, por meio de transporte ferroviário até os terminais da companhia no Porto de Santos pela Malha Norte (bitola larga). Dessa forma, a Suzano passará a contar com dois terminais intermodais no Mato Grosso do Sul. O primeiro implantado pela companhia e inaugurado em 2017 em Aparecida do Taboado, para escoar a produção da fábrica de Três Lagoas. “O transporte ferroviário retira caminhões das estradas, tornando-se uma alternativa sustentável. Já somos ‘carbono negativo’, ou seja, capturamos mais CO² do que emitimos. Queremos remover 

Fonte: RCN67

Featured Image

Suzano se torna a empresa com o maior número de Unidades Formare no Brasil

Com a implantação do projeto em Belém (PA), a companhia conta agora com seis Unidades em diferentes regiões do País

Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, acaba de se tornar a empresa com o maior número de Unidades Formare no Brasil. Com a implantação do projeto em Belém, a companhia passa a ter seis Unidades nos municípios de Suzano (SP), Imperatriz (MA), Mucuri (BA), Três Lagoas (MS) e Aracruz (ES), além da capital do Pará. O Formare é desenvolvido em parceria com a Fundação Iochpe e tem como objetivo capacitar jovens em vulnerabilidade social para o mercado de trabalho.

O Programa Formare atua em unidades da Suzano desde 2005 e já formou 42 turmas pelo Brasil – além de cinco em formação –, contribuindo para o desenvolvimento de mais de 880 jovens desde o início do projeto. Ao todo, 68% dos(as) formados(as) pelo País foram inseridos(as) no mercado de trabalho. 

Em 2022, dentre os jovens capacitados pelo Programa, 50% estavam na linha ou abaixo da linha da pobreza. Atuar com este projeto é uma forma de reforçar o compromisso da organização de tirar 200 mil pessoas da linha da pobreza.

O empenho e os bons resultados obtidos pela parceria da Suzano com Formare também estão sendo reconhecidos por entidades do setor. A empresa está entre as finalistas do Prêmio Aplaude, na categoria #Compartilha, com destaque em Educação. Essa é uma iniciativa do Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial – CBVE, de natureza simbólica e representativa, que reconhece a atuação de organizações empresariais, organizações comunitárias e comitês de voluntários responsáveis por atividades que compartilham, colaboram e inspiram um País melhor produzindo impactos transformadores na sociedade.

Além do Formare, a Suzano tem uma atuação ampla em projetos de voluntariado corporativo por meio do Voluntariar, iniciativa que há mais de duas décadas busca promover o protagonismo social do público interno da companhia, seus familiares e parceiros, buscando a transformação social que a empresa acredita. De 2019 a 2023, mais de 8.800 voluntários estiveram engajados em iniciativas da companhia, com 44.667 horas voluntárias totais. Só em 2022, foram mais de 26 mil beneficiados(as) por meio dos projetos.

Vale destacar que a Suzano foi uma das empresas apoiadoras da terceira edição da “Pesquisa Voluntariado no Brasil”, realizada pelo IDIS e Datafolha, que apresentou os resultados de voluntariado de 2021, mostrando que 57 milhões de brasileiros estavam comprometidos com atividades voluntárias.

“A Suzano acredita na importância de gerar e compartilhar valor, disponibilizando tempo e talento para contribuir na construção de um mundo melhor. Nós temos muito orgulho de engajar pessoas e entidades no trabalho genuíno do voluntariado e ver o potencial desse movimento pelo Brasil, reforçando o nosso propósito de transformação social. Por isso, neste Dia do Voluntariado, gostaríamos de parabenizar as pessoas que inspiram e transformam na construindo o futuro que queremos para as próximas gerações”, afirma Elisabete Flores Pagliusi, coordenadora de Voluntariado e Projetos de Formação da Suzano.

A companhia também acredita na importância da união com outros parceiros para construir um futuro mais justo e igualitário, tendo a educação como pilar fundamental. É o caso do apoio da  Suzano ao evento JUNTOS, promovido pelas Redes Unidas pelo Voluntariado Empresarial, formada por seis redes de promoção e fortalecimento do voluntariado empresarial no Brasil, na América Latina e no mundo. Todos os anos o grupo realiza o encontro JUNTOS para celebrar o Dia Nacional do Voluntariado e, neste ano, com o tema “Voluntariado Empresarial: Colaboração e Monitoramento para Gerar Impacto”, o evento ocorreu na sede da Suzano, em São Paulo (SP), e contou com representantes do IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social –  da Base Colaborativa, da coordenadora de Voluntariado da Suzano, instituições sociais, além de outras empresas.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros. A Suzano é guiada pelo propósito de ‘Renovar a vida a partir da árvore’. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: suzano.com.br   

Anúncios aleatórios

+55 67 99227-8719
contato@maisfloresta.com.br

Copyright 2023 - Mais Floresta © Todos os direitos Reservados
Desenvolvimento: Agência W3S