PÁGINA BLOG
Featured Image

Estandes em madeira demonstram tecnologias na Expoforest

Durante a Expoforest, o estande da Embrapa também foi também uma vitrine de tecnologias de madeira aos visitantes. Dois espaços distintos foram montados lado a lado com o objetivo de mostrar possibilidades de construção utilizando a madeira como base. Uma das áreas foi montada com madeira engenheirada, proveniente de plantios florestais, montada com apoio da startup Lagom e Rede ILPF, e a outra foi construída com madeiras de distintas espécies florestais nativas, provenientes de manejo florestal sustentável, cedida pelo Cipem/Fórum Nacional de Base Florestal, construída pela Casa Certa. Os visitantes puderam conferir as características de cada uma delas, bem como conversar com os parceiros responsáveis, presentes no local. 

O espaço de madeira de floresta plantada foi montado pela Lagom, uma startup de inovação industrial que levou painéis construtivos encaixáveis, leves e de fácil montagem e desmontagem. Este material é composto por duas camadas de madeira engenheirada proveniente de florestas plantadas, com um material isolante termoacústico no meio.  A sala de reuniões dentro do estande, montada para a realização de reuniões e conversas entre parceiros durante a feira, foi toda feita com esse material também, de forma a ficar fechada e climatizada. “O que a Lagom propõe é otimizar o sistema construtivo e melhorar a qualidade de vida das pessoas no ambiente construído”, explica Lucivane Morello, proprietária da Lagom.

Segundo Morello, o espaço foi pensado tanto para receber o público em geral, na área expositiva, quanto para proporcionar conforto térmico e acústico na sala de reuniões do estande. “A Embrapa, inclusive, recebeu nesta sala cerca de 25 pessoas em uma reunião e o ambiente se manteve fresquinho o tempo todo e, mesmo com a queda momentânea de energia que ocorreu, o local manteve o conforto, apesar dos 28ºC externos, indicando a eficiência do isolamento térmico”, aponta.

Uma amostra do material que compôs o estande estava à disposição para apreciação do público. Além disso, os representantes da Lagom atenderam clientes interessados em realizar projetos de construção com o material da startup. “Hoje, vivemos em caixas de concreto, e a construção com madeira reconecta o indivíduo com a natureza”, diz. Saiba mais sobre a Lagom aqui.


Madeiras de várias texturas e tons

Para mostrar a viabilidade e beleza das madeiras de espécies nativas da Amazônia, outra parte do estande da Embrapa foi construída com madeiras fruto de manejo florestal sustentável, em parceria com o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso – Cipem, Fórum Nacional de Atividades de Base Florestal/FNBF e Casacerta. 

O espaço, que já foi exposto na Casa Cor em São Paulo, foi criado para mostrar a riqueza de detalhes e a versatilidade de cada espécie. O pergolado foi feito em marupá, os decks em cumaru, garapeira e roxinho e parte do teto em NTL (madeira laminada pregada) e outra feita com estrutura pré-fabricada em garapeira. O espaço também contava com detalhes de wood frame em tauari e roxinho e painéis decorativos em muiracatiara, tatajuba e angelim amargoso. Todo o material veio de florestas averbadas e de exploração legalizada.

Manejo Florestal Sustentável como base

Claudinei Melo, um dos diretores do Cipem, exemplifica que o município onde atua, (Nova Maringá/MT), tem 1,2 milhão de hectares e, destes, 700 mil hectares são florestas, das quais, 350 mil hectares são averbados com projetos de manejo sustentável. “Só trabalhamos com manejo sustentável, e nosso foco é a floresta em pé: nós somos responsáveis pela floresta. Começamos agora a desenvolver um trabalho de marketing para mostrar o que consideramos o nosso principal produto, que é a manutenção da floresta em pé. A madeira é um subproduto. E o manejo consiste em colher apenas de duas a três árvores maduras em um hectare, deixando mais de duzentos indivíduos da espécie ali, de várias idades, um trabalho que se baseia nos estudos da Embrapa, que é nossa parceira”, afirma Melo.

As florestas nativas possuem um valor ambiental imenso para suas regiões de ocorrência. A melhor forma para conservar a floresta, sem eliminá-la, como ocorre com o desmatamento, é por meio do Manejo Florestal Sustentável, que consiste na retirada programada de árvores com critérios técnicos. Isto auxilia na renovação da própria floresta, ao possibilitar a entrada de luz para que as plantas mais novas possam se desenvolver. A retirada das árvores se dá de forma planejada, mantendo mais de 85% da floresta original. O manejo florestal sustentável conserva a floresta em pé e gera renda, de forma sustentável. Pesquisas da Embrapa Florestas na região de Sinop/MT, por exemplo, já fornecem informações particularizadas de 15 espécies florestais nativas, podendo contribuir para a discussão de políticas de manejo. 

Featured Image

Suzano abre 80 novas vagas em curso de Mecânica de Máquinas Florestais para atender demanda em Ribas do Rio Pardo (MS)

·     As inscrições para a qualificação podem ser feitas até o dia 10/09 por todas as pessoas interessadas, sem distinção por gênero, idade, etnia, origem, classe social, formação, deficiência e orientação sexual

·     Quem for selecionado receberá os seguintes benefícios: bolsa-auxílio no valor de R$ 1.400,00, alimentação e certificado de formação profissional

·     O curso será ministrado pelo Senai em Ribas do Rio Pardo, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17 horas, com aulas práticas e teóricas

A Suzano, maior produtora mundial de celulose de mercado e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, abriu nesta semana as inscrições para nova turma do curso de qualificação profissional em Mecânica de Máquinas Florestais, que será ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Ribas do Rio Pardo (MS). Com 80 vagas ofertadas, a formação visa anteder à demanda da empresa em suas operações florestais no município onde constrói sua nova fábrica de celulose.

As inscrições estão abertas para todas as pessoas interessadas, sem distinção de gênero, idade, etnia, origem, classe social, formação, deficiência e orientação sexual, desde que atendam a alguns pré-requisitos. Para participar do processo seletivo, candidatos(as) precisam ter: 18 anos completos ou mais, Ensino Fundamental completo e, CNH (Carteira Nacional de Habilitação) na categoria B ou acima, sendo desejável categoria C. As inscrições podem ser feitas atéo dia 10 de setembro, preferencialmente pelo link https://bit.ly/mecanicocolheitaT3.

O curso será ministrado em Ribas do Rio Pardo, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17 horas, com aulas práticas e teóricas. As pessoas que forem selecionadas receberão os seguintes benefícios: bolsa-auxílio no valor de R$ 1.400,00, alimentação no local e certificado de formação profissional. É importante que as pessoas interessadas residam na região onde o curso será oferecido (Água Clara, Campo Grande ou Ribas do Rio Pardo) ou devem ter disponibilidade para se alojar em Ribas do Rio Pardo.

“Esta é mais uma formação da Suzano visando contribuir com qualificação da mão de obra local, principalmente as pessoas que residem no município de Ribas do Rio Pardo, onde está em construção a nova fábrica da empresa. A Suzano segue um direcionador que diz que “só bom para nós se for bom para o mundo” e, ao capacitarmos essas pessoas para que tenham mais oportunidades no mercado de trabalho, estamos contribuindo com o desenvolvimento socioeconômica da região. A ação está diretamente ligada às metas de longo prazo da companhia de reduzir desigualdades sociais e retirar 200 mil pessoas da linha da pobreza até 2030, o que passa diretamente pela qualificação profissional”, afirma Angela Aparecida dos Santos, gerente executiva de Recursos Humanos da Suzano.

Um dos colaboradores que fizeram parte das primeiras turmas do mesmo curso em 2022 é o mecânico Fernando Matos Querobim que, em pouco tempo, já se tornou parte do time da Suzano. O colaborador dedica as mudanças que ele e a família sentiram nos últimos meses à formação na área de manutenção florestal. “O curso foi bem intenso e, após a formação, fiquei mais confiante para trabalhar no setor. Era a oportunidade que eu precisava para ter um certificado e, no final, conquistar uma vaga na Suzano foi uma emoção única. Hoje, faço parte dessa equipe que muito me orgulha”, complementa.

Como se inscrever?

Caso o interessado ou interessada não tenha acesso à internet para realizar a inscrição, poderá ir pessoalmente até uma das unidades da Evoluir RH, empresa parceira da Suzano no processo seletivo e para esclarecer dúvidas de candidatos(as), em horário comercial, nos seguintes endereços.

  • Ribas do Rio Pardo – Rua Carlos Ancone, 496, Vista Alegre;
  • Três Lagoas – Rua Paranaíba, 36, Centro.

Já quem reside em Água Clara, poderá se dirigir até o escritório da Suzano, que fica na Avenida Benevenuto Ottoni, 495, Jardim São Judas Tadeu, para receber orientações sobre como se inscrever.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone de contato: (67) 9 8465-7734 ou (67) 9 8412-4490

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros. A Suzano é guiada pelo propósito de Renovar a vida a partir da árvore. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: www.suzano.com.br

Featured Image

Suzano entrega ampliação do Hospital Municipal de Ribas do Rio Pardo (MS) com 30 novos leitos

Com o investimento da companhia na ordem de R$ 12 milhões, a unidade hospitalar passa a contar com 10 leitos de UTI e dobra a capacidade de leitos de enfermagem.

A Suzano, maior produtora mundial de celulose de mercado e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, entregou nesta quinta-feira (24) a ampliação do Hospital Municipal – Dr. José Maria Marques Domingues, em Ribas do Rio Pardo (MS), em cumprimento a um dos compromissos assumidos com a comunidade local por meio do Plano Básico Ambiental (PBA). Ao todo, a empresa investiu R$ 12 milhões em uma obra que acrescentou mais de 800 metros quadrados à unidade hospitalar, possibilitando a implantação de 20 novos leitos de enfermagem totalmente equipados pela companhia e 10 novos leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), dos quais três foram equipados pela Suzano.

O investimento final representa quase R$ 3 milhões a mais do que os R$ 9,25 milhões inicialmente previstos, devido principalmente à ampliação do número de leitos de UTI para 10. Além disso, foram incluídos equipamentos e a instalação de gases medicinais como compressores, bomba de vácuo, central de oxigênio, entre outros assim como foi feita recuperação dos corredores e recepção do prédio. No pico das obras, 70 pessoas trabalharam na ampliação do hospital.

“A ampliação do hospital e a entrega de novos equipamentos irão permitir que o município passe a disponibilizar atendimentos de média complexidade à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), diminuindo a necessidade de transportar pacientes para outros municípios. Na Suzano, temos um direcionador que diz que ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’ e, ao entregar essa nova e ampla área do hospital municipal, estamos honrando o compromisso firmado com Mato Grosso do Sul quando do lançamento da obra de construção da fábrica, que é o de contribuir para a transformação socioeconômica e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, reforça Maurício Miranda, diretor de Engenharia da Suzano.

Ainda como parte da ampliação, foram entregues equipamentos pela empresa como: monitores multi-paramétricos, ventiladores pulmonares, desfibriladores, mobiliário, sistema de filtragem e condicionamento de ar. Na mesma área ampliada, também foram estruturadas salas para preparação de medicação, farmácia e banheiros. Além disso, a Suzano já entregou R$ 470 mil adicionais em equipamentos para dar suporte à realização de novos exames no laboratório do hospital, visando ampliar a capacidade e velocidade das análises médicas.

Após o investimento da companhia, a capacidade do hospital quanto à terapia intensiva (UTI) está sendo ampliada em 100%, já que não existia na unidade hospitalar. De acordo com o prefeito de Ribas do Rio Pardo, João Alfredo Danieze, a ampliação do Hospital Municipal é uma das obras mais esperadas pela população.

“O desenvolvimento econômico acelerado da cidade fez elevar muitas demandas, principalmente na saúde. A garantia desta obra no Programa Básico Ambiental (PBA) da Suzano é de fundamental importância para o município. O número de médicos já saltou de 14 para 48. Os atendimentos de farmácia saltaram de 12.940 para 121.738, do ano passado para cá. A quantidade de remédios entregues à população aumentou de 334.525 unidades, para 3.116.626. Estes são dois dados representam aumento de serviços acima de 930%, o que demonstra que a reforma do hospital é de suma importância para a população”, ressalta.

Compromisso

Com essa entrega, a Suzano cumpre mais uma etapa do Plano Básico Ambiental (PBA). Somente na área da saúde, além dos equipamentos já entregues e os R$ 470 mil para a viabilização de exames médicos nas dependências do Hospital Municipal, a Suzano deve entregar até o final do ano um ônibus equipado para consultas médicas, que servirá como um instrumento a mais na prevenção e tratamento dos cidadãos de Ribas do Rio Pardo, principalmente aqueles que vivem em comunidades mais afastadas, e a construção da Unidade Básica de Saúde no Bairro Estoril II.

Ainda por meio do PBA, já foram entregues três viaturas à Polícia Civil do município e uma ao Corpo de Bombeiros Militar, e a Casa de Passagem à prefeitura. Nos próximos meses ainda estão previstas a entrega de uma viatura para uso exclusivo da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e um caminhão autobomba tanque florestal para o Corpo de Bombeiros Militar, assim como a implantação do sistema de vídeo monitoramento de segurança com 28 câmeras, a construção e entrega da Unidade Operacional da PRF, da nova delegacia da Polícia Civil, das Casas de Acolhimento e de Apoio ao Trabalhador, e de 50 unidades habitacionais – todas as obras em andamento.

As iniciativas previstas no PBA foram aprovadas por representantes do Poder Público e da sociedade civil em 2021, sendo que o Programa de Adequação de Infraestrutura Urbana, conta com um investimento de R$ 48 milhões (valor inicial) nas áreas de saúde, educação, desenvolvimento social, habitação, segurança pública e segurança no trânsito do município.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros. A Suzano é guiada pelo propósito de Renovar a vida a partir da árvore. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: www.suzano.com.br

Featured Image

Conscience Carbon registra sua primeira CPR Verde

Cédula do Produto Rural Verde impulsiona conservação de florestas e amplia mercado de carbono

À medida que a urgência das mudanças climáticas se torna mais evidente a cada dia, a sociedade está sendo confrontada com um dilema crítico: que tipo de mundo estamos financiando com nossas ações atuais e como estamos moldando o futuro para nós e as próximas gerações?

Nesse contexto, a emissão da primeira Cédula do Produto Rural Verde (CPR Verde) pela Conscience Carbon Group S/A, registrada na B3 S.A.- BRASIL, BOLSA, BALCÃO no dia 16 de junho de 2023, não é apenas um marco, mas uma oportunidade para uma reflexão mais profunda sobre as escolhas que fazemos como sociedade e como essas escolhas reverberam no futuro do nosso planeta.

O projeto de conservação de floresta nativa, denominado Abraço da Floresta, desenvolvido pela empresa Conscience Carbon, e que está em processo de certificação pela Caaobi Certificadora, recebeu o investimento da empresa Agro Nixmar, e destaca uma realidade inegável: a necessidade premente de conservação e proteção de nossas florestas nativas – ponto importante, também reforçado pela bióloga e presidente da Cosncience Carbon, Adriana Oliveira.

As florestas não são apenas paisagens idílicas, mas ecossistemas vitais que regulam o clima, abrigam uma biodiversidade inestimável e fornecem serviços essenciais para a vida humana e do planeta“, frisou.

Essa iniciativa, contudo, vai além da mera preservação ambiental. Ela também carrega consigo o poder de democratizar o mercado de carbono, incluindo pequenas e médias propriedades e fortalecendo a agricultura familiar. “Através da CPR Verde, estamos investindo não apenas na compensação de nossa pegada de carbono, mas também na promoção de um mercado mais inclusivo“, afirmou a proprietária da Agro Nixmar, Daguimar Ramos.

Mais sobre o projeto

O projeto Abraço da Floresta, com seus modestos 27 hectares, se destaca em meio aos grandes projetos de crédito de carbono desenvolvidos em extensas áreas. Esse contraste não apenas evidencia a diversidade de abordagens para a preservação ambiental, mas também exemplifica um esforço de tornar o mercado voluntário de carbono mais inclusivo e igualitário.

Ao investir na conservação de florestas nativas por meio da CPR Verde, a mensagem que ecoa é que a busca por um futuro mais sustentável não está reservada apenas para os gigantes do mercado, mas também para aqueles que dedicam esforços em propriedades menores. “Esta abordagem não somente fortalece a agricultura familiar, mas também valoriza a importância das ações individuais na luta contra as mudanças climáticas”, explicou Adriana.

Segundo a presidente, a iniciativa do projeto Abraço da Floresta é um convite a olhar além do presente imediato e considerar as ramificações mais amplas de nossas decisões. “Estamos no limiar de um novo paradigma, onde as práticas sustentáveis e inclusivas se tornam cada vez mais urgentes. O instrumento financeiro CPR Verde contribui para o desenvolvimento e financiamento de novos projetos semelhantes que não apenas oferecem a possibilidade de mitigar as emissões de carbono, mas também de construir um caminho mais justo e equitativo para o futuro”, acrescentou.

É importante destacar, ainda, que o projeto Abraço da Floresta reforça que cada hectare preservado é um passo em direção a um mundo mais sustentável. “A mensagem é clara: não importa o tamanho da contribuição, cada esforço conta na construção do futuro que estamos financiando“, pontuou a proprietária da Agro Nixmar.

A emissão de novas CPR Verde emitidas é um lembrete de que as escolhas de hoje moldam o mundo de amanhã: um mundo que seja sustentável, inclusivo, equitativo e mais resiliente.

Featured Image

Bracell e Governo de MS assinam compromisso que protegerá florestas nativas de cinco unidades de conservação

Iniciativa inédita, o “Compromisso Um para Um”, vai proteger áreas do Prosa e Segredo, em Campo Grande; região do Taquari, em Alcinópolis; e parques de Três Lagoas

A Bracell, empresa do grupo RGE, líder global na produção de celulose solúvel reforça seu empenho em promover a biodiversidade e clima por meio do lançamento oficial do “Compromisso Um Para Um” em Mato Grosso do Sul. A iniciativa inédita no setor de celulose estabelece a meta de proteger, conservar ou restaurar 1 hectare de floresta nativa para cada 1 hectare plantado de eucalipto até 2025.

A assinatura do documento entre Bracell e Governo de Mato Grosso do Sul, aconteceu na tarde desta segunda-feira (28), com a presença do governador, Eduardo Riedel, secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, o prefeito de Três Lagoas, Ângelo Guerreiro, além da diretoria da Bracell,  Mauro Quirino, Head de Operações Florestais, João Augusti, Gerente de Sustentabilidade, Manoel Browne, Diretor de Relações Institucionais, Governamentais e Comunidades, José Márcio Bizon, Gerente Sênior de Operações Florestais e Marisa Coutinho, Gerente de Relações Institucionais. 

A parceria vai beneficiar o Parque Estadual do Prosa e o Parque Estadual Matas do Segredo, ambos localizados dentro do perímetro urbano de Campo Grande, e são diretamente impactados pelo crescimento do município.

“O compromisso nos ajuda a proteger as áreas nos biomas Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga. É nosso compromisso ser sustentável, e queremos inovar a indústria de celulose, nos empenhando a continuar na vanguarda, fornecendo produtos diversificados de florestas plantadas gerenciadas de forma sustentável”, expressa João Augusti, Gerente de Sustentabilidade da Bracell.

Outra unidade de conservação contemplada é o Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, importante rio que deságua na planície pantaneira. Em junho deste ano, a Bracell e o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) fecharam um convênio no desenvolvimento de ações de prevenção a incêndios no Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, localizado na região Norte do estado. Serão fornecidos serviços e equipamentos que ajudarão na proteção da vegetação e da restauração direta em uma área de 1.300 hectares, que estão com o solo degradado e precisam ser restaurados em um prazo de seis anos.

“Durante a reunião, o governador deixou muito claro que a questão da agenda verde em Mato Grosso do Sul é prioritária. A Bracell tem uma linha de sustentabilidade e que está alinhada estrategicamente com a proposta do Governo. Queremos mostrar que esse setor está em expansão, mas com os conceitos ESG inseridos. Então, é pensar verde, pensar na sustentabilidade e no sistema de cooperação entre setor privado e setor público”, comentou Jaime Verruck.  

Além dessas regiões, o Parque Natural Municipal do Pombo, que compreende a divisa dos municípios de Três Lagoas e Água Clara, também receberá recursos do Compromisso Um para Um. A unidade é a maior remanescente de cerrado no leste de Mato Grosso do Sul, com mais de 8 mil hectares. Além desta reserva, o Parque Natural Municipal das Capivaras também está mapeado no plano de incentivo para preservação da biodiversidade da Bracell.

“É um compromisso que é bom para as duas partes, tanto a municipalidade, que assume uma parte da sua responsabilidade e a outra que também evita as queimadas, que ultimamente têm sido muitas e envolve um sério trabalho a ser feito. É uma parceria que contribuiu muito, um trabalho essencial que só vem para engrandecer e fortalecer ainda mais”, expressou o prefeito de Três Lagoas, Ângelo Guerreiro.

Em 2022, o “Um Para Um” iniciou as ações em todos os estados de atuação da Bracell no Brasil, sendo estes São Paulo, Bahia, e agora, Mato Grosso do Sul. O compromisso ainda vai ao encontro com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estipulados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Dados da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) apontam que no Brasil existem 6,05 milhões de hectares de áreas de conservação. Assim, com o Um Para Um, a Bracell consegue contribuir com a expansão da proteção da floresta nativa no país.

Sobre a Bracell

A Bracell é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo, com duas principais operações no Brasil, sendo uma em Camaçari, na Bahia, e outra em Lençóis Paulista, em São Paulo. Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Cingapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos. www.bracell.com

Sobre a RGE

A RGE Pte Ltd gerencia um grupo de empresas com operações globais de manufatura baseadas em recursos naturais. As atividades vão desde o desenvolvimento e a colheita de recursos sustentáveis, até a criação de diversos produtos com valor agregado para o mercado global. O compromisso do grupo RGE com o desenvolvimento sustentável é a base de suas operações. Todos os esforços estão voltados para o que é bom para a comunidade, bom para o país, bom para o clima, bom para o cliente e bom para a empresa. A RGE foi fundada em 1973 e seus ativos atualmente ultrapassam US$ 30 bilhões. Com mais de 60.000 funcionários, o grupo tem operações na Indonésia, China, Brasil, Espanha e Canadá, e continua expandido para envolver novos mercados e comunidades. www.rgei.com. 

Featured Image

Colheita de Talentos abre novas perspectivas de vida para moradores no interior da Bahia

Realizada pelo Senai, em parceria com a Bracell, iniciativa qualifica operadores de máquinas florestais para atuarem nos plantios de eucalipto

Quando Luan Silva de Almeida, 26 anos, cumpriu o último dia de trabalho como promotor de vendas, decidiu mergulhar de cabeça em um universo profissional totalmente novo. Depois de 8 anos trabalhando no varejo, o jovem buscava novos desafios e encontrou uma oportunidade de se qualificar para área florestal. Para isso, ingressou no programa Colheita de Talentos, que o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) realiza em parceria com a Bracell, em junho deste ano.

A formação, da qual Luan faz parte, conta atualmente com 24 profissionais, entre homens e mulheres, que desejam atuar como operadores de máquinas florestais. “Sempre tive uma vontade, um sonho de trabalhar na área florestal. Por isso, sinto-me realizado por poder fazer parte do Colheita de Talentos”, diz ele, acrescenta que a qualificação na área pode ajudá-lo a ingressar neste campo, uma vez que empresas como a Bracell buscam profissionais com uma boa formação para integrar o quadro de colaboradores, principalmente no interior.

Colheita de Talentos

O curso do Colheita de Talentos oferece formação gratuita, preferencialmente, para moradores da região de Alagoinhas, Aramari, Entre Rios e Inhambupe que desejam se capacitar para operar máquinas com alta tecnologia. Para isso, o interessado deve ser maior de 18 anos e ter ensino médio completo e habilitação B definitiva. O curso, que está com uma turma em formação, tem carga horária total de 1.072 horas, entre aulas teóricas e práticas.

Em sua 5º turma, o curso já formou, até o momento, mais de 30 profissionais. Destes, pelo menos, 90% foram contratadas pela própria Bracell para atuarem na Bahia e em São Paulo. Um deles é Elenilson Freitas, contratado em novembro de 2021. “Entrar no Colheita de Talentos foi muito gratificante, porque as vagas são muito disputadas. E, depois de seis meses de treinamento, fui contratado pela Bracell como operador trainee”, conta ele, que já foi promovido. “Trabalhar com dedicação, segurança, qualidade e produtividade me ajudou a crescer na empresa e fui promovido a operador nível 2”, comemora.

Agora, com o incentivo da Bracell, ele continua a se especializar: “Além de concluir a formação em transporte de carga, estou fazendo o curso de inglês, porque vi que há muitas oportunidades internas na empresa para as quais posso concorrer. Além disso, futuramente, quero fazer uma faculdade para crescer ainda mais profissionalmente”.

Sérgio Nascimento, coordenador de Colheita Florestal da Bracell, que também já foi operador de máquinas florestais, destaca que a empresa contribui com a formação dos candidatos, ainda no período de formação, cedendo as máquinas e locais de colheita para a parte prática. “A companhia também fornece o transporte e alimentação dos alunos no campo”, acrescenta.

Ainda de acordo com Nascimento, o uso alternado de simuladores de realidade virtual e de máquinas florestais melhora e acelera o nível do aprendizado dos formandos. “O programa viabiliza que os futuros operadores tenham vivências com simuladores de colheita em uma carreta do Senai instalada nos módulos e, no mesmo local, pratiquem o corte mecanizado de eucalipto”, explica.

Compromisso com o todo

Guilherme Araújo, diretor-geral da Bracell Bahia, salienta que a capacitação profissional de moradores é uma das maneiras como a empresa contribui para o desenvolvimento regional. “Temos o firme compromisso de ser uma companhia que cuida do todo: da sustentabilidade da operação, com os programas ambientais e sociais, ao fortalecimento econômico das comunidades em nossa área de influência. E isso só é possível investindo também na profissionalização dos moradores e na formação de novas gerações por meio da qualificação”, afirma.

De fato, o setor florestal vem impulsionando a geração de empregos na Bahia, atuando fortemente no desenvolvimento da economia nos municípios do interior do estado, o que inclui contribuir com a formação de mão local. Dados de 2022 da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (Abaf) mostram que as 17 empresas que compõem a entidade empregam direta e indiretamente mais de 108 mil pessoas no estado.

Somente a Bracell, uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo, emprega, entre próprios e terceiros, mais de 3,6 mil pessoas no estado, entre a unidade fabril, no Polo Industrial de Camaçari, e as áreas de operações florestais, localizadas no litoral norte e agreste da Bahia.

Sobre a Bracell

A Bracell é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo, com duas principais operações no Brasil, sendo uma em Camaçari, na Bahia, e outra em Lençóis Paulista, em São Paulo. Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Cingapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos. www.bracell.com

Sobre a RGE

A RGE Pte Ltd gerencia um grupo de empresas com operações globais de manufatura baseadas em recursos naturais. As atividades vão desde o desenvolvimento e a colheita de recursos sustentáveis, até a criação de diversos produtos com valor agregado para o mercado global. O compromisso do grupo RGE com o desenvolvimento sustentável é a base de suas operações. Todos os esforços estão voltados para o que é bom para a comunidade, bom para o país, bom para o clima, bom para o cliente e bom para a empresa. A RGE foi fundada em 1973 e seus ativos atualmente ultrapassam US$ 30 bilhões. Com mais de 60.000 funcionários, o grupo tem operações na Indonésia, China, Brasil, Espanha e Canadá, e continua expandido para envolver novos mercados e comunidades. www.rgei.com

Anúncios aleatórios

+55 67 99227-8719
contato@maisfloresta.com.br

Copyright 2023 - Mais Floresta © Todos os direitos Reservados
Desenvolvimento: Agência W3S