PÁGINA BLOG
Featured Image

Caravana ILPF passa por cinco cidades de São Paulo divulgando sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta.

A etapa São Paulo da Caravana ILPF passou por cinco cidades do Estado com visitas técnicas, debates e dia de campo e reuniu cerca de 500 pessoas durante as atividades.

A expedição técnico-científica começou com um painel em Presidente Prudente sobre Integração Lavoura-Pecuária além do campo. Empresários e pesquisadores e técnicos debateram sobre o assunto e responderam as principais dúvidas do público.

Em Campos Novos Paulista o grupo de pesquisadores e parceiros visitou Fazenda São Vicente, Central Pró Ventre Senepol, que faz a Integração com Mogno Africano em sistemas de ILPF. O proprietário Silter Fadel, falou sobre os ganhos conquistados na propriedade após a Integração.

Atualmente a fazenda produz Gado de corte (Senepol), Lavoura (Soja, Mandioca, Amendoim), Floresta (Mogno Africano), Forrageiras (Aveia, Sorgo, Milheto, Capim).

Na visita técnica da Fazenda Passa Cinco do Barreiro, em Itirapina, o produtor rural Norberto Aranha Maia está implantando IPF há um ano e falou sobre a produção Florestal como alternativa de renda para o pecuarista.

São Carlos recebeu o dia de campo na Embrapa Pecuária Sudeste e teve o apoio da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), a programação foi dividia em três estações: Balanço de carbono em sistema ILPF, Manejo de Pecuária de Precisão em Sistema ILPF, Produção de Leite em Sistema ILPF.

O evento reuniu cerca de 200 pessoas e teve a participação do presidente da Assembleia da Rede ILPF Luiz Lourenço, Paulo Hermann membro do conselho Assessor Externo da Rede ILPF, Isabel Ferreira, diretora Executiva da Rede ILPF e a presidente da Embrapa, Silvia Masshurá, que ressaltou o trabalho realizado pela instituição, por meio de seus pesquisadores, que viabilizou esse modelo produtivo, hoje disseminado em praticamente em todo o território nacional.

Na oportunidade, foi firmado um termo com a Embrapa para a utilização de uma plataforma, o GeoABC+, que é resultado de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&DI) coordenada pela pesquisadora Margareth Simões da Embrapa Solos (Rio de Janeiro), que visa desenvolver soluções tecnológicas para o monitoramento do sistemas de ILPF, a partir da utilização de imagens de satélite, inteligência artificial e computação de alto desempenho nas nuvens, em apoio às políticas públicas setoriais, como o Plano ABC+.

As atividades terminaram em Barretos com o painel de debates: ILPF como alternativa sustentável para produção de carne, representantes das Associadas e profissionais convidados participaram das discussões.

Sobre a Caravana ILPF

A Caravana Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) é uma realização da Rede ILPF e Associadas (Bradesco, Cocamar, John Deere, Minerva Foods, Soesp, Syngenta, Suzano, Timac Agro e Embrapa), que tem como objetivo difundir os sistemas Integrados para avançar em novas as áreas de Integração no Brasil, além de realizar diagnósticos regionais de desafios e oportunidades para ILPF nas regiões produtoras do país.

.ILPF no Brasil

A ILPF é uma tecnologia de produção agropecuária com grande potencial de mitigação de emissões de gases de efeito estufa e sequestro de carbono pelo solo e biomassa, além de uma série de outros benefícios socioambientais e econômicos. A implementação dos sistemas ILPF variam de acordo com as características de cada região.

Featured Image

Novo aplicativo permite fazer tour em realidade virtual por fazenda com ILPF

Um aplicativo de realidade virtual possibilita ao usuário fazer um tour, com o uso de um óculos, por fazendas que utilizam sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta.

O aplicativo foi idealizado pelo jornalista da Embrapa Milho e Sorgo José Heitor Vasconcellos e desenvolvido em conjunto com o também jornalista da Embrapa Agrossilvipastoril, Gabriel Faria. Ambos atuam no projeto “Rede de comunicação estratégica e melhoria da divulgação de sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF)”, financiado pela Associação Rede ILPF e na coordenação de comunicação do Portfólio ILPF.

A nova ferramenta teve sua pré-estreia em agosto, durante a Expoforest, maior feira do setor florestal da América Latina, na região de Ribeirão Preto, e já está sendo usada em vários eventos.

Tour virtual

Neste novo aplicativo, o usuário faz um tour virtual, em 360°, por duas fazendas. A bordo de um trator ele percorre lavoura e pastagem de uma fazenda com sistemas convencionais de cultivo e depois passa pela fazenda Novo Mundo, onde é feita a integração lavoura-pecuária (ILP) e a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF). Em ambas as propriedades o percurso passa por dentro de trincheiras, onde é possível ver o comportamento das raízes, da infiltração de água e também a atividade microbiológica do solo. Esta última característica é vista por meio de imagens reais, captadas em microscópio.  A locução pode ser ouvida em português ou inglês. Versões em outros idiomas, como o espanhol, deverão ser desenvolvidas em breve.

“É uma experiência muito interessante, pois assim o público pode entender como funcionam sistemas de Integração, mesmo não estando numa fazenda com ILPF, acrescenta Felipe Martini”, gerente executivo da Rede ILPF.

Esta ferramenta é mais uma evolução dos trabalhos de comunicação da Embrapa, desenvolvidos para melhor divulgar e explicar os sistemas ILPF.

Anteriormente foram criadas duas versões em realidade aumentada, uma mais simples, com um cubo que pode ser visualizado pelo Instagram, e uma maquete virtual de ILPF.  Ambas podem ser acessadas aqui .

A partir da maquete em realidade aumentada foi feita uma versão para ser vista com óculos de realidade virtual em uma estrutura grande em forma de labirinto que era montada em eventos, como feiras, congressos e dias de campo.

De acordo com José Heitor Vasconcellos, o novo aplicativo, além de ser mais imersivo, tem a vantagem de ser mais
prático, não demandando uma infraestrutura cara e espaço para uso. Basta ter óculos da Meta com o aplicativo
instalado e uma cadeira.

Rede ILPF

A Associação Rede ILPF é uma parceria público privada formada pela Embrapa, Bradesco, Cocamar, John Deere, Minerva Foods, Soesp, Suzano, Timac Agro e Syngenta. Tem como objetivo acelerar a adoção de sistemas ILPF no país, por meio de financiamento de projetos de pesquisa para a Embrapa, transferência de tecnologia, capacitações, eventos, comunicação e execução de projetos de ILPF em diversas regiões produtoras do Brasil.

Fonte:
Embrapa Agrossilvipastoril

Anúncios aleatórios

+55 67 99227-8719
contato@maisfloresta.com.br

Copyright 2023 - Mais Floresta © Todos os direitos Reservados
Desenvolvimento: Agência W3S