PÁGINA BLOG
Featured Image

Lei do Pantanal passará a valer no dia 18 de fevereiro já com regulamentação

Secretarias executivas estão alinhando últimas regras que passarão a valer no próximo mês para o bioma

A lei que dispõe sobre a conservação, a proteção, a restauração e a exploração ecologicamente sustentável da Área de Uso Restrito da Planície Pantaneira, chamada de Lei do Pantanal, entra em vigor no dia 18 de fevereiro.

O prazo de 60 dias já estava previsto dentro do texto homologado no final do ano passado. Desta forma, o Governo do Estado tem trabalhado para regulamentar a legislação e a meta das secretarias executivas é apresentar as normas para a aplicabilidade dos artigos até o próximo mês.

A regulamentação da lei é o processo pelo qual as autoridades competentes detalham e esclarecem como ela será aplicada na prática. Em outras palavras, é como traduzir as palavras da lei em ações concretas. A regulamentação de uma lei é fundamental para garantir sua efetividade e aplicação correta.

Os secretários executivos de Desenvolvimento Sustentável, Rogério Beretta, e de Meio Ambiente, Artur Falcette, ambos da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), estão na fase final de discussões para que não haja dúvidas por farte dos ambientalistas, produtores rurais e pantaneiros.

Também estão previstos os detalhes para a implantação do Programa de PSA (Pagamento por Serviços Ambientais) que o Governo do Estado pretende desenvolver no Pantanal. Vale ressaltar que na Lei do Pantanal ficou aprovado o orçamento do Fundo Estadual de Desenvolvimento Sustentável do Bioma Pantanal (Fundo Clima Pantanal) para o exercício financeiro de 2024.

Imagem aérea da maior planície alagável do mundo, com o braço do Rio Paraguai (Foto: Foto: Leomar Rosa)

Relembre – A Lei do Pantanal foi sancionada pelo governador Eduardo Riedel em ato público realizado no dia 18 de dezembro, no Bioparque Pantanal, na presença da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. Participaram ainda os ministros de Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, e do Planejamento, Simone Tebet.

O texto resultou de um trabalho intenso e exaustivo, conduzido por um Grupo de Trabalho nomeado pelo Ministério do Meio Ambiente que fez quatro reuniões presenciais e inúmeros encontros e contatos virtuais para acertar detalhes.

Foram ouvidos representantes de organizações não governamentais, produtores rurais, órgãos ambientais estadual e federal, instituições de pesquisa como a Embrapa e entidades representativas das comunidades que habitam o Pantanal.

A lei faz uma extensa definição de termos, atividades e aspectos geográficos próprios do Pantanal, fundamentais para direcionar as normativas propostas e que virão com a regulamentação.

Importante ressaltar que o projeto se destina a regulamentar o Artigo 10 do Código Florestal Brasileiro, atendo-se, portanto, apenas à planície pantaneira. A definição geográfica da Área de Uso Restrito Pantaneira orienta-se pelos limites delineados no mapa de 2019 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), excetuando as áreas urbanas.

Informações: Campo Grande News.

Featured Image

Cultivo de seringueira avança em MS e está presente em 29 municípios

Maior concentração da cultura está na região nordeste do Estado, com 53% da área de produção

O cultivo da seringueira avançou em Mato Grosso do Sul e hoje ocupa pouco mais de 22,6 mil hectares e está presente em 29 municípios do Estado, impulsionado pela valorização do coágulo. A maior concentração de plantios encontra-se na região nordeste de MS.

O município de Cassilândia é o que apresenta maior área plantada, respondendo por 31%, seguido de Aparecida do Taboado e Paranaíba, com 16% e 9% respectivamente.

Segundo o Boletim “Florestas Plantadas”, publicado pela Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), o preço médio do coágulo de seringueira continua em processo de valorização no Estado. Em dezembro houve variação positiva de 5,12% em reação ao mês anterior, fechando em R$ 2,67/Kg no coágulo.

De agosto a dezembro, a cotação do do coágulo acumulou ganhos superiores a 17% na Bolsa de Singapura, refletindo positivamente nos preços locais.

Mercado externo instável

No mês de dezembro, segundo o boletim, o preço de referência de importação da borracha natural apresentou queda de 2,26% em relação a novembro. Mesmo com a valorização no preço da matéria-prima na bolsa de Singapura, a variação no preço médio do dólar e a cotação do frete internacional levaram o preço de referência de importação a R$ 9,94/kg em dezembro.

Informações: Campo Grande News.

Featured Image

Suzano abre três vagas de trabalho para atender suas operações em Três Lagoas (MS)


As inscrições estão abertas para todas as pessoas interessadas, sem distinção de gênero, origem, etnia, deficiência ou orientação sexual, na Plataforma de Oportunidades da empresa.

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, está com três vagas abertas para atender a demanda de suas operações em Três Lagoas (MS). As inscrições podem ser feitas por todas as pessoas interessadas, sem distinção de gênero, origem, etnia, deficiência ou orientação sexual, na Plataforma de Oportunidades da empresa (https://suzano.gupy.io/).

Um dos processos seletivos é para uma oportunidade exclusiva para mulheres na função de Coordenadora de Logística Florestal. Para participar da seleção, mulheres interessadas precisam atender aos seguintes pré-requisitos: ter Ensino Superior Completo; disponibilidade para atuar presencial em Três Lagoas/MS; possuir Experiência em Logística Florestal ou Agro. As inscrições ficam abertas até o dia 22 de janeiro e devem ser feitas pela página: https://suzano.gupy.io/jobs/5380187?jobBoardSource=gupy_portal.

Outra oportunidade aberta é para a função de Operador(a) Assistente de Área Preparo Madeira. Os pré-requisitos são: ter Ensino Médio completo; possuir nível técnico na área de Química e/ou Celulose, Mecânica, Elétrica, Automação, Instrumentação, Produção ou afins, e ter conhecimento em informática: Pacote Office e em programa SAP. Experiência em retífica de facas será considerado um diferencial para a vaga. As inscrições ficam abertas até o dia 22 de janeiro e devem ser feitas pela página: https://suzano.gupy.io/jobs/6584357?jobBoardSource=gupy_portal.

Por fim, ainda há um processo seletivo aberto para a função de Supervisor(a) de Manutenção II. Para concorrer, os pré-requisitos são: ter Ensino Superior completo, preferencialmente nas áreas de Engenharia/tecnólogo em Elétrica, Eletrônica, Mecânica, Mecatrônica, Automação, Civil, Produção e afins; possuir experiência intermediária em manutenção industrial focada no pátio de madeiras; e experiência com gestão de pessoas; pessoas que possuam Pós-graduação ou MBA relacionado a Manutenção será um diferencial. As inscrições ficam abertas até o dia 23 de janeiro e devem ser feitas pela página: https://suzano.gupy.io/jobs/6599195?jobBoardSource=gupy_portal.

Mais detalhes sobre os processos seletivos, assim como os benefícios oferecidos pela empresa, estão disponíveis na Plataforma de Oportunidades da Suzano (https://suzano.gupy.io/). Na página, candidatos e candidatas também poderão acessar todas as vagas abertas no Estado e em outras unidades da Suzano no País, além de se cadastrar no Banco de Talentos da empresa.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros. A Suzano é guiada pelo propósito de Renovar a vida a partir da árvore. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: www.suzano.com.br

Anúncios aleatórios

+55 67 99227-8719
contato@maisfloresta.com.br

Copyright 2023 - Mais Floresta © Todos os direitos Reservados
Desenvolvimento: Agência W3S