PÁGINA BLOG
Featured Image

Norte de Minas Gerais debate sobre nova fábrica de celulose

Evento organizado pela InvestMinas contou com a presença do ex-ministro Anderson Adauto e consultor da empresa Paper Excellence

A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) participou nesta quinta-feira (16), da discussão sobre a criação de uma fábrica de celulose na microrregião do Irapé, em Grão Mogol, no Norte de Minas. O evento foi organizado pela agência de Desenvolvimento do Governo de Minas Gerais, InvestMinas e ocorreu na Casa de Cultura, em Grão Mogol, com a presença do ex-ministro Anderson Adauto e consultor da empresa Paper Excellence. Esta empresa é reconhecida como uma das maiores líderes do mundo na produção sustentável de celulose, papéis, embalagens e produtos à base de madeira e está posicionada em mercados globais como China, Europa, Estados Unidos e Japão. Conforme analisou o ex-ministro, a empresa analisa um local para implantar uma fábrica de celulose no Norte de Minas, mas há concorrência com Goiás e Mato Grosso para sediar a empresa. Grão Mogol se habilitou a receber este empreendimento estimado em 4 bilhões de dólares, ou 20 bilhões de reais.

O presidente da Amams e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, o “Nilsinho”, lembrou que há muitos anos foi cogitada a criação de uma fábrica de celulose no município de Grão Mogol, na época envolvendo o maciço florestal de Padre Carvalho. “Agora, com a possibilidade do Norte de Minas ser contemplado com este grande investimento, a região reúne todos os requisitos para receber esta fábrica. Temos o município de Buritizeiro que se habilitou a receber o empreendimento e Grão Mogol que também se apresenta com grande potencial por possuir uma vasta área de floresta plantada com possibilidade de aumento de área, mas nesta primeira fase de estudos a Amams vai se empenhar para que o Norte de Minas se una para receber a unidade, depois a definição da localização. Vale ressaltar que a nossa região tem uma área plantada de 2 milhões de eucalipto com boa qualidade”, disse Nilsinho.

Breno Miranda, do Banco do Nordeste, reforçou que o banco tem linha de financiamentos para este empreendimento. Adauto Marques, que é do conselho deliberativo da SUDENE, lembrou que existem fiscais para ajudar o empreendimento. O ex-ministro e consultor da empresa Pepper Anderson Adauto, lembrou que o governador Romeu Zema conversou com o presidente do grupo, manifestando interesse para Minas Gerais sediar esta empresa. Ele lembrou que o projeto precisa de 300 mil hectares de madeira, o que necessitará da produção dos grandes, médios e pequenos produtores de eucalipto. Ele também anunciou que a empresa estuda um mais grande empreendimento no Norte de Minas, na produção de gás não convencional. O grupo Pepper possui 10 fábricas de celulose no mundo, a maior no estado do Mato Grosso no Brasil.

Ainda sobre o evento em Grão Mogol, uma outra reunião ocorreu no período da tarde a participação dos produtores de eucaliptos, que reclamaram da dificuldade de licenciamento ambiental. Anderson Adauto explicou que o Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha tem todos potenciais de abrigar a unidade, por diversos fatores, como extensa área plantada. Ele estima que em três anos a fábrica pode estar em funcionamento e que já está sendo articulada uma lei mais flexível para este tipo de empreendimento, nos moldes da fábrica que existe no Mato Grosso, Igor do InvestMinas lembrou que o estado oferece outros incentivos fiscais.

Informações: Rede Gazeta.

Featured Image

WoodFlow já viabilizou mais de 900 processos de exportação de madeira 

No mês em que celebra dois anos de fundação, a startup divulga os resultados das exportações realizadas pela plataforma

Comemorando dois anos de fundação, a startup de exportação de madeira WoodFlow divulgou os resultados de operação para o período. Foram um pouco mais de 900 negociações com a participação da equipe, totalizando cerca de 85 mil metros cúbicos de madeira exportados. A plataforma já conta com 60 produtores cadastrados e mais de 260 compradores do exterior aptos a fazer negociações.

A Startup surgiu em maio de 2022 com o intuito de aproximar os produtores brasileiros de madeira do comércio internacional, trazendo mais digitalização para o processo e também apresentando as fábricas para os potenciais clientes. “Comemorar esse aniversário celebrando esses 85 mil metros cúbicos exportados é muito relevante para a WoodFlow. É a concretização do nosso projeto e que está sendo muito relevante para as empresas que apostaram em nossa solução”, disse Gustavo Milazzo, CEO da WoodFlow.

Madeira brasileira ganhando o mundo

A plataforma WoodFlow permite que empresas brasileiras se cadastrem e cadastrem seus produtos, que são ofertados para os compradores também listados dentro da estrutura. Da mesma forma, compradores de qualquer parte do mundo podem acessar o sistema e consultar empresas e pedir cotações.

“Desde o início, nosso intuito é facilitar a negociação externa dos produtos brasileiros, auxiliando as empresas a estruturarem seu mercado externo e a diversificarem seus clientes”, acrescentou Gustavo. 

Nesses dois anos de operação, foram cerca de 20 países que compraram produtos por meio da WoodFlow, entre eles é possível citar: Índia, México e Coreia. “Estamos, de certa forma, abrindo as portas para que os produtores brasileiros encontrem novos mercados para seus produtos”, destacou o CEO da WoodFlow. 

Ecossistema da Madeira

Além de ser uma plataforma de negociação, a WoodFlow é um ambiente seguro para arquivar documentos e dados de cada transação. Por exemplo, é possível arquivar em nuvem os registros de origem da madeira, certificações existentes e também os documentos de trâmites de exportação. Dessa forma, tanto vendedor quanto comprador podem acessar essas informações e acompanhar a situação de cada embarque. “Essa funcionalidade traz mais transparência para a negociação e evita o envio de dezenas de e-mails e anexos, que muitas vezes atrasam os trâmites”, completa Giullian Fernanda da Silva, Co-Founder da WoodFlow. Todos os processos de negociação pela WoodFlow também são acompanhados por especialistas em exportação que auxiliam em todos os trâmites, desde o aceite de propostas e orçamentos até a entrega da carga no cliente. E buscando integrar cada vez mais e se transformar em um total apoio ao exportador, a WoodFlow possui ainda um software Saas, o WoodFlow Exporter, que é uma extensão do departamento de comércio exterior, gerando análises valiosas.

Para muito mais que um braço direito no quesito exportação de madeira, a WoodFlow busca entregar soluções para o ecossistema da madeira e para auxiliar na gestão das empresas, também entrega conteúdos de qualidade. Mensalmente, por meio do Blog, newsletter e canal no youtube divulga informações atualizadas sobre mercado, gestão e dados de exportação. “Queremos contribuir para a rotina de tomada de decisões, indo além das funcionalidades técnicas, entregando conteúdo relevante e qualificado”, finalizou Gustavo.

Sobre a WoodFlow

A WoodFlow é uma plataforma online especializada na exportação de madeira brasileira. Com conhecimento técnico especializado, seleciona os melhores produtores, realiza o processo de cotação e negociação e oferece rastreabilidade e transparência no acompanhamento dos pedidos. Mais do que um portal, a WoodFlow conecta importadores do mercado global com produtores brasileiros.

Featured Image

Novo lar: 40 animais silvestres são soltos em reserva da Bracell na Bahia

Os répteis, mamíferos e aves foram reintegrados no Projeto Cachoeira, reserva pertencente à Bracell que fica no município de Entre Rios, nesta última sexta-feira, 17

Quarenta animais silvestres recuperados pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Salvador, que é vinculado ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), foram reintegrados à natureza nesta sexta-feira, 17. A soltura ocorreu no Projeto Cachoeira, reserva pertencente à Bracell que fica no município de Entre Rios e é certificada como Área de Soltura de Animais Silvestres (Asas).

Dentre os animais que ganharam um novo lar estão 10 jiboias (Boa constrictor), seis cágados-cabeça-de-cobra (Mesoclemmys tuberculata), cinco jararacas (Bothrops leucurus), três cobras-d’água (Helicops sp.), três cágados-de-barbicha (Phrynops geoffroanus), dois Jacarés-coroa (Paleosuchus palpebrosus), duas corais-verdadeiras (Micrurus ibiboboca), duas iguanas (Iguana iguana), duas suindaras (Tyto furcata),  uma mão-pelada (Procyon cancrivorus), uma cuíca (Marmosops matschie),  uma caninana (Spilotes pullatus), um  jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris) e uma cobra-cega (Amphisbaena alba).

De acordo com o biólogo Igor Macedo, especialista em Meio Ambiente da Bracell, que participou da reintegração dos animais junto com a equipe do Cetas, o Projeto Cachoeira foi escolhido por ter as condições naturais adequadas para acolher as espécies. “A propriedade tem um alto nível de conservação ambiental, além de ser banhada pelo rio Sauípe, o que garante o ambiente perfeito para que eles voltem a viver em um ambiente adequado para seu desenvolvimento”, afirma.

Ele acrescenta ainda que, juntamente com o Projeto Cachoeira, a Bracell tem mais três Asas certificadas para a soltura dos animais silvestres. São elas: o Projeto Sergipe, em Jandaíra, e a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Lontra, em Entre Rios e Itanagra, ambas na região do Litoral Norte, e a mais recente, na Fazenda Raiz, localizada no bioma Caatinga, no município de Água Fria.

Sobre a Bracell

A Bracell é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo, com duas principais operações no Brasil, sendo uma em Camaçari, na Bahia, e outra em Lençóis Paulista, em São Paulo. Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Cingapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos. www.bracell.com

Featured Image

Bracell Papéis amplia sua presença no mercado papel tissue nacional

Com produtos acessíveis e de qualidade superior, companhia inicia operação em São Paulo com a meta de estar entre os principais líderes do mercado

A Bracell Papéis, única produtora brasileira de papel tissue entre as cinco maiores do mundo, anuncia que está ampliando a sua atuação nacional após o início da operação da unidade localizada em Lençóis Paulista (SP), considerada um dos maiores projetos de papel tissue da América Latina. A companhia, que há um ano detém uma operação no Nordeste, passa a ter capacidade total de 290 mil toneladas por ano e foca em sua meta de estar entre os principais líderes do mercado.

“Após um ano da aquisição da OL Papéis, mantivemos a 2ª posição no mercado de tissue com perspectiva de expansão. Ao todo, estamos investindo 100 milhões de reais na modernização operacional dessa unidade, que inclui a aquisição de uma nova máquina de conversão. Agora, com a finalização da operação de Lençóis Paulista, estamos potencializando a nossa atuação nacional já com a pretensão da inclusão de duas novas máquinas, as quais ampliarão a capacidade total de 290 mil para 410 mil toneladas por ano, um feito inédito para o setor no Brasil”, diz Eduardo M. Aron, diretor-geral da Bracell Papéis. 

Com toda a cadeia produtiva de celulose disponível em suas operações, a Bracell Papéis tem como diferencial a oferta de produtos mais acessíveis e de qualidade superior, devido à alta tecnologia implementada no processo produtivo e à exclusiva estampagem 3D. Além disso, a companhia mantém o cuidado com o meio ambiente como uma prioridade. “A sinergia entre a unidade de produção de celulose e a fábrica de papel tissue, localizadas em São Paulo, garante a otimização de matéria-prima, energia e água, reduzindo os impactos resultantes da atividade industrial e os custos operacionais”, explica Aron. Além de ser 100% automatizada e fossil fuel free, a unidade possui o maior painel solar da América Latina e tem o menor consumo de água e energia se comparada às demais no mercado.

Em relação aos produtos, a Bracell Papéis oferece um portfólio completo de papéis higiênicos de folha simples e dupla, papel toalha, guardanapo de papel e fraldas. Todos os papéis são 100% desenvolvidos com celulose de alta qualidade.

Atenta às demandas do mercado, a companhia também lançará, em breve, uma nova linha de produto premium. “A linha SUPRA trará outro padrão de performance de papel higiênico para os consumidores brasileiros, muito próximo da qualidade oferecida em mercados mais avançados”, garante Aron.

Recentemente, a companhia participou da APAS Show 2024, maior feira supermercadista do mundo, marcando a ampliação da sua atuação ao nível nacional.

Confira os produtos da Bracell Papéis: 

  • Papel higiênico Familiar: destaca-se pela suavidade e conforto de seus produtos, incluindo papel higiênico folha simples e dupla.  Representado pelo mascote panda, chamado Panducho.
  • Fraldas Fofura: líder no mercado de fraldas abertas no Nordeste, nossos produtos são feitos com o máximo cuidado para pais e mães exigentes. Com qualidade superior aos concorrentes, se destaca por ser a melhor oferta do mercado.
  • Papel toalha Absoluto: com embalagem diferenciada, é um produto multiuso e versátil, capaz de absorver completamente líquidos e gorduras, além de ser mais resistente, evitando rasgar facilmente. Produtos: Papel Toalha Absoluto decorado, branco e embalagem econômica. 
  • Papel Higiênico Velud: ícone no mercado do Norte e Nordeste, macio, suave, branquinho e com conforto para todos os nossos consumidores mais exigentes.

Sobre a Bracell Papéis

A Bracell Papéis é o segmento de negócios de papéis tissue da Bracell e a segunda maior fabricante do setor no País. Possui unidade recém-inaugurada em Lençóis Paulista (SP), além das operações em Feira de Santana e São Gonçalo dos Campos (Bahia), e Pombos (Pernambuco). Entre as linhas comercializadas no mercado local, a empresa está presente nas categorias de papel toalha, guardanapo, papel higiênico e fraldas infantis com um amplo portfólio no setor tissue professional. Atualmente, a companhia emprega mais de 1500 colaboradores.

Anúncios aleatórios

+55 67 99227-8719
contato@maisfloresta.com.br

Copyright 2023 - Mais Floresta © Todos os direitos Reservados
Desenvolvimento: Agência W3S