PÁGINA BLOG
Featured Image

Brasil intensifica sustentabilidade na pecuária com inovações da Embrapa

O Brasil, autossuficiente na produção de carne bovina e líder mundial em exportação desde 2004, está intensificando a sustentabilidade na pecuária através da Embrapa Pecuária Sudeste.

Localizada entre os biomas Mata Atlântica e Cerrado, a unidade de pesquisa de 2.538 hectares foca em práticas sustentáveis e automação na produção de carne e leite. Parcerias com a iniciativa privada permitem a testagem de novas tecnologias, como brincos de identificação e ordenha robotizada.

Além disso, a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) está promovendo um crescimento sustentável, com uma adoção anual de quase 1 milhão de hectares em sistemas integrados, visando atingir 30 milhões de hectares até 2030. A Embrapa também está na vanguarda da abordagem de “Saúde Única”, conectando saúde humana, ambiental e animal.

O governo destaca a importância de políticas públicas eficientes para a implementação de testes rápidos e precisos, essencial para uma produção sustentável e certificável. A tecnologia e o melhoramento genético são componentes essenciais para a melhoria contínua da pecuária no Brasil.

Informações: Canal Rural.

Featured Image

Projeto lança sementes de helicóptero para ajudar no reflorestamento do Vale do Taquari

Ação das Forças Armadas, Sema e Ibama realizada nesta quarta-feira também proporcionou plantio de mudas nativas na região

Uma ação do Comando Militar do Sul (CMS), com apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e Ibama, nesta última quarta-feira (17), Dia de Proteção às Florestas, contribuiu para o lento processo de reflorestamento do Vale do Taquari após a tragédia das enchentes de abril e maio. Por meio do projeto SemeAr, cerca de 500 quilos de sementes de espécies nativas da região e forrageiras foram lançadas de helicópteros sobre encostas devastadas dos municípios de Santa Clara do Sul, Marques de Souza e Pouso Novo.

Mais cedo, mudas foram também plantadas no Parque Linear de Santa Clara do Sul, junto ao Arroio Saraquá, por alunos de escolas públicas. A missão, integrante da Operação Taquari II, foi presenciada por autoridades civis e militares. A imprensa pôde acompanhar a operação a partir da Base Aérea de Canoas, na região metropolitana. “Aqui estamos tendo a consciência desta preservação e mostrando para as crianças a importância disto. É um momento que fizemos todos juntos. Trabalhamos este tema por meio de ações pedagógicas na escola”, afirmou a professora Bruna Griesang, do 3º anos da EMEF Sereno Afonso Heiseler.

Suas alunas Martina, de 8 anos, e Isabela, 9, plantaram uma muda de angico no local. “Eu gostei porque estou ajudando o meio ambiente”, observou Isabela. “Sujei um pouco as mãos, e agora vou prestar ainda mais atenção no parque porque eu ajudei a plantar”, comentou Martina. A titular da Sema, Marjorie Kauffmann, disse que mais de quatro mil áreas foram afetadas por deslocamentos de massa após a tragédia no estado, e, por isso, a ideia de mesclar as sementes também leva em conta a maior velocidade de desenvolvimento das plantas.

Operação Taquari 2, IBAMA e Secretaria Estadual de Meio Ambiente realizam a revegetação de encostas e o plantio de mudas de árvores nativas em áreas atingidas pelas enchentes no Vale do Taquari.

“A maior prevenção é mesmo a educação. Precisamos conscientizar nossas crianças da proteção das florestas, mas também falarmos que há áreas de risco e que estes movimentos ocorrem, assim como as enchentes”, afirmou ela. Já o prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo Cézar Kohlrausch, disse que o evento em si demonstrou a capacidade de resiliência do povo gaúcho. “Definitivamente entendemos que temos a obrigação e a responsabilidade pela manutenção da vida através da manutenção do meio ambiente”, declarou.

O comandante da 3ª Divisão de Exército (DE), general de divisão Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, afirmou que se há alguma boa lição a ser tirada da calamidade, é a capacidade de união da população. “Muitas agências estão trabalhando em prol desta reconstrução, e o que se viu foi o empenho geral para este único objetivo. Ter a marca do Exército aqui demonstra que estamos sempre presentes”, comentou ele “Mais do que recuperar estas encostas, queremos que estas sementes tragam esperança para os corações destas pessoas tão brutalmente afetadas”, disse a superintendente do Ibama no RS, Diara Maria Sartori.

Featured Image

Eldorado amplia monitoramento 24h de florestas e reduz incêndios em 88%

A Eldorado Brasil Celulose, referência global em sustentabilidade e eficiência no setor, reduziu em 88% as áreas atingidas por incêndios em 2023, comparada com o mesmo período de 2022. Os resultados, evidenciados no Relatório de Sustentabilidade, publicado pela companhia em junho, destacam o aparato mecânico, tecnológico e a formação de pessoas como razão para a redução expressiva.

A estrutura possui um aparato com mais de 1.800 itens, entre eles, mais de 70 caminhões pipa e 26 torres com câmeras que chegam a cobrir quase 70% da área de florestas da companhia e que ainda auxiliam no acompanhamento climático.

Os esforços da empresa para o enfrentamento aos incêndios florestais de suas próprias áreas, que somam mais de 400 mil hectares, e nas regiões vizinhas, englobam treinamentos periódicos para todos os colaboradores sobre medidas preventivas, detecção de incêndios, sistemas de proteção e comunicação, além de capacitações para a população em geral, como parte de uma extensa campanha no meio rural. Em 2023, a empresa capacitou 1.088 brigadistas, totalizando 6.064 horas de cursos.

Tecnologia

Toda conduta de prevenção e combate faz parte do Plano de Manejo Florestal da Eldorado Brasil com destaque em certificações pelo rigor no cumprimento de suas propostas. Todo monitoramento 24 horas é feito na base da central de Informações Remotas de Inteligência e Soluções (IRIS). As câmeras controladas por inteligência artificial e via satélite são responsáveis pelo alto alcance de cobertura via área e contribuem não só para áreas da Eldorado, mas em propriedades vizinhas.

A estação meteorológica também tem papel fundamental, pois especialmente em períodos de seca e ventos atua na previsão ainda mais antecipada do clima, facilitando o planejamento estratégico durante períodos críticos de queimadas.

“Estamos aptos a dar uma rápida resposta em caso de incêndio, vale destacar que todo trabalho de prevenção nos traz resultados positivos, mantendo a conservação das áreas, da biodiversidade, e consequentemente, da nossa produtividade, sensibilizando e capacitando cada vez mais as comunidades a atuarem conosco”, reforça Fábio de Paula, gerente de Sustentabilidade da Eldorado Brasil.

Você pode ajudar

A prevenção e combate aos incêndios contribui para a manutenção das áreas florestais e das espécies, mas entre os principais benefícios está a manutenção da qualidade do ar, pois sem fumaça e fuligem é possível evitar doenças respiratórias como bronquite e crises de asmas e alergias que desencadeiam sinusite e rinite ou tosse.

Comportamentos como não jogar lixo nas estradas, bitucas de cigarro ou atear fogo em lixos podem reduzir ainda mais os incêndios, que chegam a tomar proporções gigantescas.

Ao avistar um foco de incêndio ligue 193 – Corpo de Bombeiros ou nos canais abertos da Eldorado para denúncias de focos de incêndios em florestas, no número 0800 727 9906 (ligação gratuita) ou através do WhatsApp (67) 99839-5353.

Sobre a Eldorado Brasil

A Eldorado Brasil Celulose é reconhecida globalmente por sua excelência operacional e seu compromisso com a sustentabilidade, resultado do trabalho de uma equipe qualificada de mais de 5 mil colaboradores. Inovadora no manejo florestal e na fabricação de celulose, produz, em média, 1,8 milhão de toneladas de celulose de alta qualidade por ano, atendendo aos mais exigentes padrões e certificações do mercado internacional. Seu complexo industrial em Três Lagoas (MS) também tem capacidade para gerar energia renovável para abastecer uma cidade de 1,4 milhão de habitantes. Em Santos (SP), opera a EB Log, um dos mais modernos terminais portuários da América Latina, exportando o produto para mais de 40 países. A companhia mantém um forte compromisso com a sustentabilidade, inovação, competitividade e valorização das pessoas.

Anúncios aleatórios

+55 67 99227-8719
contato@maisfloresta.com.br

Copyright 2023 - Mais Floresta © Todos os direitos Reservados
Desenvolvimento: Agência W3S