A Vermeer, fornecedora global de soluções para a gestão de biomassa, compostagem e florestal, reforça seu compromisso com a inovação. Reconhecida mundialmente pela sua expertise no manejo de recursos naturais, a empresa trouxe para o Brasil equipamentos que combinam eficiência com a minimização de impactos, garantindo que projetos sejam concluídos dentro do cronograma e com a máxima segurança operacional.
“Temos uma série de equipamentos e soluções integradas para aproveitamento de resíduos florestais, agrícolas e municipais, como resíduos sólidos urbanos, tanto para biomassa quanto para compostagem. Com presença em mais de 60 países e uma robusta rede de distribuição, técnicos altamente qualificados e um amplo estoque de peças, optamos por crescer com nossos clientes e parceiros, causando um impacto real na produtividade e rentabilidade”, afirmou o gerente regional da Vermeer Latin America, Lucas Zimmer.
Para atender a esses mercados, a Vermeer oferece as linhas de equipamentos como: trituradores horizontais, compostadores, peneiras rotativas, picadores de árvores e desbastadores florestais. Esses equipamentos desempenham um papel crucial nos segmentos de biomassa, florestal e compostagem, garantindo um ecossistema eficiente e sustentável dos recursos.
“Todo material antes de ser utilizado como biomassa ou composto precisa passar por um processamento. Para isso, contamos com diferentes tamanhos e modelos de picadores e trituradores, cada um destinado à sua aplicação dependendo do tipo e nível de contaminantes da matéria prima”, explica Zimmer.
Conheça os detalhes das soluções Vermeer
Durante a Feira BioComForest 2024, a Vermeer Brasil exibirá dois equipamentos que fazem parte do ecossistema dos setores de biomassa, compostagem e florestal. Entre os destaques estão:
• Triturador Horizontal HG400 Vermeer: Ideal para processar materiais brutos e resíduos de madeira em produtos úteis para o mercado de biomassa.
• Picador de Galhos BC1000XL Vermeer: Perfeito para transformar madeira em cavacos valiosos, promovendo a economia circular e a sustentabilidade.
O Triturador Horizontal HG400 Vermeer faz parte de uma nova geração de trituradores que incorpora simplicidade, eficiência e confiabilidade. Recém-lançado no mercado brasileiro, o modelo está equipado com um motor Cummins Tier 3 de 130 hp. “O design robusto do HG400, com seu rotor de martelos, foi desenhado para maximizar eficiência e produção. Aliado com seus diferentes modelos de cortadores e peneiras, processa com qualidade e eficiência os materiais”, explica o engenheiro Luís Gustavo Balzan, especialista em aplicações da Vermeer.
Outro equipamento muito popular no manejo de árvores, é o picador de galhos. Na feira, a Vermeer exibirá o Picador de Galhos BC1000XL Vermeer. Com mais de uma década de presença no mercado brasileiro, o modelo mencionado já registrou mais de 6 mil unidades em operação. “Seu design atemporal e a engenharia embarcada nos componentes tornam sua estrutura reforçada para aguentar os desafios das operações do dia a dia”, garante Balzan.
A Vermeer na gestão de resíduos orgânicos
No mercado de gestão de resíduos, a compostagem transforma resíduos orgânicos em composto. Esse processo envolve a combinação de biomassas, que fornecem carbono e nutrientes essenciais, com outros materiais, como terra, compostos minerais e água. O Compostador CT718 Vermeer se destaca nesse cenário, estabelecendo novos padrões de eficiência, produtividade e facilidade, otimizando a produção de composto de forma inovadora. “A configuração do rotor da CT718 permite uma melhor aeração da leira e um movimento uniforme da pilha, auxiliando e acelerando o processo de decomposição do material orgânico”, reforça o Balzan.
Equipado para revolver as leiras de composto de maneira uniforme e eficiente, o Compostador CT718 Vermeer cria condições ideais para a ação de fungos e bactérias, acelerando a decomposição e aprimorando a qualidade do material produzido. Após o processo de compostagem, o material é filtrado com as peneiras rotativas Vermeer, resultando em um composto de alta qualidade que pode ser comercializado a granel ou ensacado. Este composto é versátil, adequado para uso em grandes plantações ou em residências, oferecendo uma solução sustentável e eficaz para o manejo de resíduos orgânicos.
Suporte nacional e peças genuínas
A Vermeer oferece uma linha completa de equipamentos que desempenham um papel crucial na otimização dos processos de gestão de resíduos e na promoção de práticas sustentáveis. Desde a desbastagem de árvores até a compostagem de resíduos orgânicos, cada modelo é projetado para maximizar a eficiência e minimizar os impactos.
“Contamos com um time altamente especializado no Brasil, nas áreas de consultoria operacional, engenharia, manutenção e suprimento de peças. Proporcionamos ao cliente apoio total, desde a aquisição até a contínua operação dos equipamentos”, explica o consultor de vendas Eder Fabbro, especialista no setor biomassa/florestal.
“Todos os modelos são equipados com dispositivos de segurança e de emergência de acordo com normas nacionais e internacionais, assegurando a proteção dos operadores e das condições ao redor. Outro ponto é que nossos equipamentos possuem as melhores acessibilidades para operação e manutenção, visando facilitar a segurança e a eficiência”, finaliza Fabbro.
Sobre a Vermeer Brasil
Quando a Vermeer foi criada, há mais de 75 anos, ela mudou a forma como as pessoas trabalhavam. A tecnologia inovadora aplicada a fabricação de equipamentos industriais e agrícolas, elevou a qualidade de vida de milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, a Vermeer está há mais de três décadas construindo uma indústria ainda mais sustentável e ética, ajudando a melhorar a infraestrutura na região e atendendo as necessidades das pessoas de norte a sul do país. Para mais informações, visite www.vermeerbrasil.com.