PÁGINA BLOG
Featured Image

Reflorestar vai ao Chile conhecer triturador por controle remoto

A máquina da FAE é muito utilizada para terrenos inclinados, oferecendo segurança para o operador e agilidade para o cliente

A limpeza de área e as roçadas são fundamentais para a silvicultura. Em terrenos declivosos de até 50°, o manejo é feito, predominantemente, de forma manual no Brasil, colocando operadores em possível situação de risco. Mas já existe no mercado internacional um triturador, controlado a distância por controle remoto, onde o operador fica até 150 metros da máquina, eliminando riscos e automatizando o processo. Para conhecer a novidade, a Reflorestar Soluções Florestais foi, na última semana de julho, até Concepción, no Chile, para conhecer o triturador RCU 75 da FAE em operação.

O gerente de Silvicultura, Paulo Gustavo Souza, viajou a convite da FAE – empresa italiana referência no mundo na fabricação de trituradores, e da Roder Máquinas e Equipamentos Ltda, representante da FAE no Brasil. Para Souza, essa máquina contribuirá para dar agilidade ao processo de silvicultura em solo brasileiro. “Viemos conhecer de perto o funcionamento deste triturador em área florestal chilena com declividade em condições semelhantes às encontradas no Brasil. Ele é como um trator autônomo, conduzido por rádio controle, muito eficiente para triturações mais leves, roçadas e limpeza de entrelinha de eucalipto, por exemplo”, explica Souza.

De acordo com o gerente de Silvicultura da Reflorestar este é um dos únicos equipamentos no mundo que consegue operar nesse grau de declividade e controlado a uma distância de 150 metros, proporcionando segurança durante o trabalho. Ainda não existe nenhum em operação no Brasil. “Geralmente, a limpeza de área e roçadas em terrenos inclinados expõem o operador ao risco por ter que subir e descer constantemente o local e usar ferramentas manuais cortantes, como foice. Um grande diferencial deste triturador é evitar a exposição dos operadores a possíveis acidentes, pois ela é operada a distância, permitindo que a pessoa fique segura em uma área plana”.

Produtividade

Um outro diferencial é o aumento de produtividade, já que o mesmo serviço é feito de modo automatizado, ganhando em eficiência e segurança. Além disso, o triturador pode ser otimizado para pulverizações, adubação, controle de mato e de formigas em áreas declivosas, atividades que são realizadas manualmente no Brasil. “Foi muito importante conhecer a máquina em funcionamento e como podemos transformá-la em mais uma solução para os clientes da Reflorestar. A segurança oferecida aos operadores é algo que a Reflorestar considera muito importante por ser um valor intrínseco da empresa”, comenta Souza.

Paulo Gustavo aproveitou para conhecer alguns modelos maiores de trituradores para serem adaptados em tratores agrícolas e carregadeiras, muito utilizadas no setor florestal para triturar árvores esparsas que ficam no meio do talhão, onde será plantado eucalipto e precisam ser retiradas.

O gerente de Silvicultura da Reflorestar estava acompanhado do gerente comercial da FAE, Conrado de Vita, que veio diretamente da Itália para a visita. Também estavam presentes o representante de vendas da RODER no Brasil, Marlos Schmidt; o gerente comercial da RAICO, Cristian Martinez, representante da FAE no Chile.

A visita foi um passo significativo na construção de uma parceria com a FAE, que está interessada em expandir seus investimentos na produção de novos equipamentos autônomos voltados para a silvicultura, e vê a Reflorestar como uma aliada essencial no desenvolvimento desse projeto.

Sobre a Reflorestar

Empresa integrante do Grupo Emília Cordeiro, especializada em soluções florestais, incluindo silvicultura, colheita mecanizada, carregamento de madeira e locação de máquinas. Atualmente com operações em Minas Gerais, Bahia e Mato Grosso do Sul, ela investe em capacitação técnica e comportamental, gestão integrada e confiabilidade dos equipamentos para oferecer as soluções mais adequadas para cada particularidade dos clientes.

Fundada em 2004 no Vale do Jequitinhonha (sede em Turmalina, MG), originou-se da paixão pelo cuidado com o solo e o meio ambiente. Em quase 20 anos de atuação, a Reflorestar se consolidou no mercado pela visão inovadora no segmento florestal e pela oferta de serviços de qualidade, atendendo clientes em todo o Brasil. Para mais informações, visite: www.reflorestar.ind.br

Featured Image

Concrete Show teve início nesta terça (06), com presença do PSQ do compensado plastificado certificado

Programa Setorial da Qualidade (PSQ) do Compensado Plastificado levará para a feira as vantagens e qualidades do produto certificado

Teve início nesta terça-feira, 6 de agosto, a 15ª edição da Concrete Show no São Paulo Expo, com a presença do Programa Setorial da Qualidade (PSQ) do Compensado Plastificado, para apresentar as vantagens do uso do compensado plastificado certificado. 

No estande do programa, o visitante vai encontrar informações sobre as aplicações, benefícios e qualidades do compensado plastificado na construção civil, desde formas de concreto para vigas, lajes, pilares e fundações até suas múltiplas reutilizações, só possíveis devido à qualidade do filme fenólico que reveste as chapas. No local, será possível entender o porquê do compensado plastificado oferecer um acabamento mais liso e uniforme para o concreto moldado. 

O visitante também poderá conhecer mais a respeito da norma técnica NBR 17001, desenvolvida com a participação da Abimci, que orienta o mercado sobre as especificações do produto. Ao participarem do PSQ do Compensado Plastificado, as empresas fornecem produtos em conformidade com os padrões estabelecidos por essa norma técnica, assegurando eficiência e qualidade comprovada por meio de diversos ensaios laboratoriais. Além disso, o produto é fabricado com matéria-prima de reflorestamento, por isso, contribui para a sustentabilidade ambiental. 

O PSQ do Compensado Plastificado foi lançado pela Abimci na Concrete Show de 2023, para certificar produtos segundo os requisitos da norma técnica, assegurando que a qualidade e o desempenho atendam aos padrões mais exigentes do mercado.

Saiba mais sobre o PSQ do Compensado Plastificado no site da Abimci, acesse o catálogo do programa e assista o vídeo explicativo sobre o processo de fabricação do compensado plastificado certificado. 

Featured Image

Eldorado Brasil celebra um ano do Terminal EBLog em Santos com aumento de 30% na produtividade

Com capacidade para 3 milhões de toneladas, 72 vagões e 2 berços de atracação, o terminal opera atualmente com 150 colaboradores e mais de 20 mil trabalhadores avulsos contratados no ano

A Eldorado Brasil Celulose comemora no dia 31 de julho de 2024, o primeiro ano de operações no terminal portuário Eldorado Brasil Logística (EBLog), em Santos. O aniversário traz consigo um aumento de 30% na produtividade média de embarque, quando comparado com as atividades realizadas no terminal anterior. O recorde estabelecido nos doze meses ocorreu em março deste ano, quando 21 mil toneladas foram embarcadas em um único dia, em duas frentes de operação.

Para dar vazão para a celulose, os números do primeiro ano são expressivos, a destacar: mais de 20 mil caminhões descarregados; cerca de 2 mil contêineres estufados (carregados); mais de 60 navios operados, com um aumento de mais de 45% no volume expedido de celulose no modal break bulk (carga solta) em comparação com o terminal anterior. O local conta com 150 colaboradores e tem capacidade para até 72 vagões ferroviários, além de atracar dois navios simultaneamente. 

“Com o novo terminal, a Eldorado Brasil teve um ganho extraordinário de competitividade logística. Ganhamos autonomia e agilidade e colaboramos para o desenvolvimento econômico e social da cidade de Santos”, afirma Flávio da Rocha Costa, diretor de Logística da EBLog, da Eldorado Brasil. Na linha da integração Porto e Cidade, a Eldorado apresenta três painéis artísticos com mais de 10 metros de altura, pintado e assinado pelo artista Jabah (@jabah.art), representando o plantio de eucaliptos, a floresta e a fábrica de celulose da Eldorado, acrescentando cor e vida a região portuária.

Apoio à comunidade local. A Eldorado Brasil tem como um de seus pilares a responsabilidade social e, em março deste ano, entregou à prefeitura local, uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS), no bairro Estuário. Cerca de 16 mil pessoas que moram na região são beneficiadas com atendimento pediátrico, ginecológico e odontológico, de qualidade, dentro da Estratégia de Saúde da Família.

A companhia investiu 4 milhões de reais no espaço que tem 800 metros quadrados e possui dez consultórios. “Com o funcionamento dessa nova Unidade Básica de Saúde, a Eldorado reafirma seu compromisso com a comunidade santista do entorno do Porto de Santos, para a melhoria da qualidade de vida. As famílias se beneficiam diretamente com a redução de filas e têm acesso a importantes serviços essenciais de saúde”, destaca Marcelo Falcão, gerente de Logística da EBLog, da Eldorado Brasil.

Outro marco significativo, que integra o balanço de um ano do Terminal EBLog, é a construção da Passarela de Pedestres, localizada na Avenida Governador Mário Covas Júnior, muito movimentada e próxima ao terminal. Em julho deste ano, a passarela, que teve investimento de 5 milhões de reais da Eldorado Brasil, passou a integrar a paisagem urbana do local.

A realização da obra foi possível em razão da parceria entre a Eldorado Brasil Celulose, a Prefeitura Municipal de Santos e a Autoridade Portuária de Santos. Moradores e trabalhadores da região tiveram o acesso da cidade para o Porto de forma segura e ágil. A movimentação do local ultrapassa mil pessoas diariamente. Além da passarela, o projeto incluiu a revitalização de um espaço público, proporcionando aos moradores do Estuário uma nova praça com playground para as crianças, situada ao lado do novo acesso.

SOBRE A ELDORADO

A Eldorado Brasil Celulose é reconhecida globalmente por sua excelência operacional e seu compromisso com a sustentabilidade, resultado do trabalho de uma equipe qualificada de mais de 5 mil colaboradores. Inovadora no manejo florestal e na fabricação de celulose, produz, em média, 1,8 milhão de toneladas de celulose de alta qualidade por ano, atendendo aos mais exigentes padrões e certificações do mercado internacional. Seu complexo industrial em Três Lagoas (MS) também tem capacidade para gerar energia renovável para abastecer uma cidade de 1,4 milhão de habitantes. Em Santos (SP), opera o EBLog, um dos mais modernos terminais portuários da América Latina, exportando o produto para mais de 40 países. A companhia mantém um forte compromisso com a sustentabilidade, inovação, competitividade e valorização das pessoas.

Featured Image

Exclusiva – 1º Forest Carbon Brasil acontecerá em setembro, na capital de SP; inscrições já podem ser realizadas no site oficial

Evento abordará os principais desafios e potencialidades do mercado de carbono florestal no país; primeiro lote de inscrições no site www.forestcarbon.com.br vai até 15/08

No dia 04 de setembro, no Salão Nobre da Sala São Paulo, em São Paulo (SP), será realizado o Forest Carbon Brasil (https://forestcarbon.com.br/), que destacará em sua primeira edição os desafios, e oportunidades econômicas do Brasil em mercados de carbono, a partir de uma ótica que pauta o setor florestal. No evento estarão reunidos as principais empresas, instituições e profissionais do segmento, sendo uma oportunidade ímpar para trocas e experiências, networking e benchmarking, com ambiente propício focado nos temas.

O Forest Carbon Brasil é uma realização da Paulo Cardoso Comunicações (https://www.paulocardosocom.com.br/) em parceria com a SIF – Sociedade de Investigações Florestais (https://sif.org.br/) e organização técnica do sócio diretor do Grupo Index (https://indexgrupo.com.br/), Marcelo Schmid.

“O congresso Forest Carbon foi idealizado há três anos, mas ainda não tínhamos a legislação para que possibilitasse o início das negociações e da segurança que o setor esperava. Agora sim. Mas ainda há muitas dúvidas e falta de informações para o comércio de carbono florestal. E esse é o grande motivo do nosso evento: esclarecer e informar. Por isso convidamos o Marcelo Schmid, com todo seu conhecimento sobre esse mercado, para poder nos ajudar a formar esse dream team de palestrantes para o Forest Carbon. Realmente a programação está imperdível”, destaca Paulo Cardoso, CEO da Paulo Cardoso Comunicações, e do portal Mais Floresta.

“As palestras do Forest Carbon Brasil foram especialmente pensadas para abranger os principais temas, iniciativas, projetos e negócios de carbono que estão movimentando as florestas brasileiras. Selecionamos profissionais de instituições de destaque nesse mercado para debater aspectos técnicos, legais e tecnológicos que certamente vão impactar positivamente o nosso setor”, informa Marcelo Schmid, CSO do Grupo Index.

Marcelo (Grupo Index) e Paulo (Paulo Cardoso Comunicações).

“O Forest Carbon será um momento crucial para o setor florestal brasileiro, falar de carbono é urgente. O evento tem potencial de desmistificar muitas falácias e disseminar conceitos fundamentais amparados pelo que há de mais robusto na ciência, isso promoverá um entendimento mais profundo e abrangente sobre o mercado de carbono. Reunindo profissionais altamente qualificados, o debate enriquecedor que nós gostamos está garantido. Um evento como o Forest Carbon é um grande passo para o fortalecimento e expansão do mercado de carbono florestal no Brasil, impulsionando o setor rumo a um futuro ainda mais sustentável”, frisa Wilton Ribeiro, gerente executivo na SIF – Sociedade de Investigações Florestais.

Wilton (SIF).

Programação & networking

As palestras do Forest Carbon Brasil foram especialmente pensadas para abranger os principais temas, iniciativas, projetos e negócios de carbono que estão movimentando as florestas brasileiras. Foram selecionados profissionais de instituições de destaque nesse mercado para debater aspectos técnicos, legais e tecnológicos que certamente vão impactar positivamente o nosso setor. Confira a programação completa no site oficial do evento.

Mercado de Carbono – Status no Brasil   

Em dezembro de 2023, a Câmara aprovou por meio do PL 2148/15, que regulamenta o mercado de carbono no Brasil, com o objetivo de criar incentivos para frear emissões de gases do efeito estufa e reduzir impactos das empresas sobre o clima. O mercado voluntário de carbono representa uma oportunidade estratégica para o Brasil. Ao adotar e promover este mercado, o país não apenas contribui para a luta global contra as mudanças climáticas, mas também impulsiona seu próprio desenvolvimento econômico, ambiental e social. É essencial que o governo, as empresas e a sociedade civil trabalhem juntos para aproveitar ao máximo esta oportunidade, transformando desafios ambientais em alavancas para o crescimento sustentável.

Clique aqui e garanta sua inscrição para o Forest Carbon Brasil

Seja um patrocinador Forest Carbon! Entre em contato com: comercial@forestcarbon.com.br, e esteja entre as principais empresas e instituições no segmento apoiadoras do evento.

Para saber mais acesse https://forestcarbon.com.br/, envie e-mail para contato@forestcarbon.com.br, ou envie mensagem para o Whatsapp (67) 9227-8719.

Siga Forest Carbon nas redes sociais @forestcarbon (Facebook) / @forestcarbonbrasil (Instagram).

Escrito por: redação Mais Floresta.

Anúncios aleatórios

+55 67 99227-8719
contato@maisfloresta.com.br

Copyright 2023 - Mais Floresta © Todos os direitos Reservados
Desenvolvimento: Agência W3S