PÁGINA BLOG
Featured Image

Exclusiva – Programação robusta: 9º Florestas Online contará com palestrantes das principais empresas e instituições do setor; saiba mais

Inscrições para o congresso são gratuitas, e estão disponíveis no site: https://florestasonline.com.br/

A Paulo Cardoso Comunicações (https://www.paulocardosocom.com.br/), em parceria com a Embrapa Florestas (https://www.embrapa.br/florestas), realizará entre os dias 14 a 18 de outubro, a 9ª edição do Florestas Online – Primeiro Congresso Florestal Online do Brasil, em transmissão ao vivo no canal oficial do Youtube https://www.youtube.com/@FlorestasOnline. O evento promove e soma com o desenvolvimento do setor de base florestal no país, trazendo informação e atualizando profissionais, estudantes e entusiastas.

A programação do Florestas Online contará com 25 palestrantes de destaque, atuantes nas principais instituições e empresas do setor, trazendo palestras e debates 100% focados ao tema central. O evento, que acontece na modalidade online e ao vivo, proporciona mais praticidade e liberdade aos participantes, e será transmitido para os inscritos, no canal oficial do YouTube Florestas Online. Clique aqui e conheça os palestrantes!

“É uma forma de dar oportunidade de mais pessoas poderem ter informações privilegiadas no conforto da sua casa, do seu trabalho ou direto da sala de aula na universidade. Procuramos sempre trazer os melhores palestrantes para que o conteúdo seja o mais informativo e atual possível. A maioria das palestras sempre foram inéditas e exclusivas”, destaca Paulo Cardoso, idealizador do Florestas Online, e CEO da Paulo Cardoso Comunicações e do portal Mais Floresta (www.maisfloresta.com.br), sobre a modalidade e programação do evento.

Seja um patrocinador Florestas Online!

Coloque sua empresa em evidência em um evento que impacta todo o mercado da América Latina. Mais de 300 mil visualizações de especialistas do setor florestal esperam por você! Seja patrocinador e conquiste visibilidade no mercado. Entre em contato através do e-mail comercial@maisfloresta.com.br ou envie mensagem via Whatsapp (34) 9164-3122.

Aguarde! Programação completa em breve.

>> Clique no link abaixo e garanta sua inscrição gratuita!

https://informacao.maisfloresta.com.br/inscricoes-florestas-online-2024

>> Confira as edições anteriores no link abaixo:

https://www.youtube.com/@FlorestasOnline/playlists

Siga o Florestas Online nas redes sociais:

@florestasonline | Facebook

@FlorestasOnline | Youtube

@maisfloresta | Instagram (mídia oficial)

Escrito por: redação Mais Floresta.

Featured Image

50 mil sementes de palmito-juçara são dispersadas em unidades de conservação

Espécie atinge altura de 10 metros a 20 metros de comprimento e demora por volta de seis anos para chegar ao estágio reprodutivo

O Instituto Água e Terra (IAT) promoveu a primeira ação de restauração ambiental por meio da dispersão aérea de sementes de palmeira-juçara (Euterpe edulis) em diferentes pontos do litoral do Paraná.

O evento-teste ocorreu no fim de semana em cinco Unidades de Conservação de Proteção Integral: Parque Estadual do Palmito (Paranaguá), Estação Ecológica do Guaraguaçu (Paranaguá), Estação Ecológica do Rio das Pombas (Pontal do Paraná), Parque Estadual do Rio da Onça (Matinhos) e Parque Estadual da Ilha do Mel (Paranaguá).

Foram lançadas aproximadamente 50 mil sementes, obtidas como condicionante estabelecida no licenciamento ambiental de uma empresa que começou a operar na região.

A iniciativa contou com o apoio do helicóptero que atende exclusivamente o órgão ambiental. Com o sucesso da ação, o escritório do IAT no Litoral, responsável pela força-tarefa, está finalizando o cronograma para novas expedições do tipo.

“Uma atividade inédita, que só pôde ser concluída por causa da estrutura aérea disponibilizada pelo IAT. Estamos mapeando todas as áreas estratégicas para restauração ambiental que possam receber esse tipo de dispersão no Litoral, um trabalho bem minucioso”, afirmou o gerente regional do IAT na região, Altamir Hacke.

Extração ilegal de palmito-juçara

Engenheira química do escritório regional do IAT no Litoral, Luisa Serenato explica que é recorrente a prática ilegal de extração de palmito, recurso natural obtido da árvore, para comercialização. Por isso, ressalta ela, a palmeira-juçara é protegida pelo Decreto Federal n° 6.660/2008.

“Ações como essa, que buscam impactos positivos a longo prazo, bem como ações de divulgação de usos alternativos dos recursos naturais da palmeira-juçara, como a extração do açaí, por exemplo, auxiliam na manutenção dessa espécie tão emblemática para o ecossistema do Paraná”, destacou a engenheira.

Características da espécie

A germinação da semente do palmito-juçara (Euterpe edulis) é lenta e heterogênea. Por ser uma espécie plenamente adaptada a condições de sub-bosque (vegetação de baixa estatura que cresce em nível abaixo da floresta), forma com facilidade um denso banco de sementes, ficando no aguardo de condições favoráveis de luz e umidade para seu crescimento.

A juçara atinge uma altura de 10 metros a 20 metros de comprimento e demora por volta de seis anos para atingir o estágio reprodutivo.

Tendo em vista essas características, a dispersão aérea de sementes é uma alternativa viável para intensificar a presença dessa árvore nos remanescentes de Mata Atlântica do Litoral paranaense.

Com informações: Canal Rural.

Featured Image

Tecnologia é destaque para comitiva da Ponsse que foi à FinnMetko

Clientes argentinos, brasileiros, chilenos, colombianos, paraguaios e uruguaios da marca participaram do roteiro, na Finlândia, que contemplou ainda a visita à sede da empresa

A Ponsse América do Sul levou 110 pessoas para visitar a sede da empresa, na Finlândia, e também a feira FinnMetko, uma das mais importantes do mundo para o setor florestal. Entre os destaques apontados pelos visitantes estão as novas tecnologias que puderam conferir na feira. 

“A visita foi espetacular do ponto de vista de desenvolvimento de equipamentos florestais e também para conhecer outra realidade de operação,  num país bem diferente do nosso, que não tem uma operação assim tão verticalizada”, destacou o Especialista de Desenvolvimento em Equipamento Florestais da Cenibra, Políbio Martins Nogueira.

Tradicionalmente, a FinnMetko apresenta ao mundo quais são as novidades do setor. Países do mundo inteiro ficam de olho nas tendências e em como devem ser aplicadas as novas tecnologias. 

“A Finlândia oferece um ambiente de aprendizagem e vivência dos manejos florestais de longo prazo. A necessidade de rentabilizar uma pequena e média propriedade privada através do manejo florestal, estabelece vínculo e cuidado com os recursos naturais. Este modelo intensifica o desenvolvimento de equipamentos que objetivam a mecanização dos processos florestais e a gestão de resíduos, alguns destes vistos na FinnMetko”, disse o Gerente de Operações da Dexco, Matheus Esteves.

“Foi uma excelente oportunidade para conhecer as inovações do mercado florestal e estar por dentro do que há de tecnologia mais avançada no segmento. Também pudemos visualizar em primeira mão as melhorias em estruturas de máquinas e componentes, além de acompanhar os novos lançamentos e entender como está se comportando a demanda do mercado florestal fora do Brasil e quais suas perspectivas futuras. Com certeza são informações úteis ao crescimento no âmbito profissional e estratégias de mercado”, acrescentou o diretor da Vale do Amazonas, Francisco Dartora.

Espírito Ponsse

A viagem da comitiva contemplou ainda visitas a algumas operações da Ponsse, como a área logística e a sede da companhia, em Vieremä. Esta é sempre uma oportunidade de aproximar a marca de seus consumidores ao redor do mundo. Para o Gerente Florestal da Marini Compensados, Alexandre Bedin, conhecer o espírito Ponsse foi o ponto alto da viagem. 

“O que mais me chamou atenção foi o espírito Ponsse. Conhecer a família, os fundadores e suas gerações e que os princípios familiares de honestidade, confiança, excelência na produção e qualidade são fundamentais para a empresa atingir patamares maiores. Conhecendo isso aqui na Ponsse eu pude perceber que já tinha muito disso em casa, desses valores fundamentais e a importância deles para estruturação e consolidação de uma empresa”, ressaltou Alexandre.

Odesio Hess Júnior, sócio proprietário da Transdi Madeiras, apontou que estar na sede da Ponsse o fez entender muito mais sobre paixão pelo setor.  “O que mais me chamou atenção foi o amor que eles têm pelo maquinário, assim como a gente tem amor pelo nosso serviço”. 

Os convidados a participar dessa viagem foram clientes e outros públicos de interesse da marca dos países da América do Sul. Participaram argentinos, brasileiros, chilenos, colombianos, paraguaios e uruguaios. 

Viajantes de outros países do mundo também puderam conhecer a Ponsse e a FinnMetko. “Momentos como este são essenciais para que nossos clientes estejam sempre conectados com as tendências e com a nossa marca. Estar próximo de cada um deles, ouvi-los e entender suas necessidades também é parte do espírito Ponsse”, destacou Martin Toledo, vice-presidente Ponsse da América do Sul.

Featured Image

Carregamento de madeira impulsiona eficiência no setor florestal brasileiro

A Reflorestar se destaca no mercado por ofertar soluções mecanizadas que otimizam a logística e que reforçam a competitividade do Brasil no exterior

O serviço de carregamento de madeira é uma etapa importante no negócio florestal brasileiro, desempenhando um papel fundamental na eficiência e sustentabilidade da cadeia produtiva. De janeiro a setembro deste ano, a Reflorestar Soluções Florestais, única empresa prestadora de serviços no país que fornece uma solução totalmente mecanizada em todas as etapas da cadeia de produção florestal, foi responsável pelo carregamento de 5,5 milhões de m³ de madeira para empresas de base do setor florestal, como de papel e celulose.

O carregamento adequado da madeira garante uma logística eficiente, reduzindo os custos operacionais e maximizando o aproveitamento dos recursos. Para a gerente de operações florestais da Reflorestar na Bahia, Miliana Rui, as soluções em carregamento de madeira devem ser realizadas por equipes treinadas para oferecer qualidade no trabalho. “Um carregamento de qualidade deve otimizar a caixa de carga e evitar quebras e danos, o que é importante para agregar valor e reduzir perdas econômicas”, afirma.

O negócio florestal também está cada vez mais sustentável. A utilização de tecnologias e boas práticas no carregamento de madeira minimiza o impacto ambiental e evita desperdício. “Um processo bem executado é responsável por equilibrar o peso na carreta de modo eficiente, cumprindo com as normativas estabelecidas e garantindo que as operações estejam dentro dos padrões exigidos”, explica Miliana.

Competitividade

O Brasil é um dos maiores exportadores de produtos florestais. Segundo o último Relatório da Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ), só em 2023, o país atingiu a marca de US$ 12,7 bilhões em vendas para o exterior, mantendo sua posição de líder mundial na comercialização de celulose. A eficiência no processo de carregamento de madeira impacta diretamente a competitividade do setor.

O gerente de operações florestais da Reflorestar no Mato Grosso do Sul, Cláudio Gonçalves, explica que os equipamentos são ajustados conforme as necessidades de cada cliente, visando maximizar a produtividade em m³/h e melhorar a caixa de carga. “Testamos garras de diferentes dimensões, com isso, temos informações para definir a melhor para cada tipo de madeira, além de gruas com especificações variadas. A combinação certa entre a grua e a garra pode resultar em um aumento significativo de produtividade”.

Máquinas novas e com tecnologias modernas também fazem a diferença. Cerca de 20 máquinas de carregamento estão, atualmente, em atividade pela Reflorestar, além de outras reservas para manutenções preventivas programadas. “Ter equipamentos reservas dá uma tranquilidade e confiança ao cliente, pois garante que o trabalho não vai parar. Também proporciona o cumprimento adequado do planejamento de revisões, essencial para a eficiência do serviço ofertado”, conclui Gonçalves.

Sobre a Reflorestar

Empresa integrante do Grupo Emília Cordeiro, especializada em soluções florestais, incluindo colheita mecanizada, carregamento de madeira e locação de máquinas. Atualmente com operações em Minas Gerais, Bahia, São Paulo e Mato Grosso do Sul, ela investe em capacitação técnica e comportamental, gestão integrada e confiabilidade dos equipamentos para oferecer as soluções mais adequadas para cada particularidade dos clientes.

Fundada em 2004 no Vale do Jequitinhonha (sede em Turmalina, MG), originou-se da paixão pelo cuidado com o solo e o meio ambiente. Prestes a completar 20 anos de atuação (novembro), a Reflorestar se consolidou no mercado pela visão inovadora no segmento florestal e pela oferta de serviços de qualidade, atendendo clientes em todo o Brasil. Para mais informações, visite: www.reflorestar.ind.br

Anúncios aleatórios

+55 67 99227-8719
contato@maisfloresta.com.br

Copyright 2023 - Mais Floresta © Todos os direitos Reservados
Desenvolvimento: Agência W3S