PÁGINA BLOG
Featured Image

Eldorado Brasil incentiva o desenvolvimento educacional dos colaboradores com o Programa Acelera Florestal

Em 2024, 21 trabalhadores concluíram os estudos com o apoio do programa, que conta com aulas ministradas por colaboradores voluntários

A Eldorado Brasil Celulose, uma das empresas mais inovadoras do setor, comemora os resultados de aprovação de seus colaboradores que concluíram os estudos em 2024, por meio do Acelera Florestal. Esse programa oferece aulas ministradas por colaboradores voluntários, para aqueles que desejam retomar os estudos e concluir o ensino fundamental ou médio. Em 2024, graças a essa iniciativa, 21 participantes foram aprovados no ENCCEJA – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – e obtiveram os certificados de conclusão.

Entre os aprovados está o ajudante florestal, Henrique Santos de Souza, de 32 anos, que em 2023 concluiu o ensino fundamental e no ano passado o ensino médio, ambos com o apoio do Acelera Florestal.

“Eu decidi voltar a estudar porque, hoje em dia, o estudo vale muito e várias oportunidades só se têm quem possui os estudos completos. Nem todos conseguiram estudar na infância e muitos de nós queriam voltar para ter mais capacidade de evoluir dentro e fora da empresa, além de ter mais sabedoria para entender melhor os propósitos, projetos e se tornar uma pessoa melhor”, afirma o colaborador que, com 2 anos na empresa, já passou pela área de plantio, atualmente está na brigada de incêndio e pretende trilhar um caminho ainda mais longo e promissor na Eldorado.

Henrique Santos de Souza.

O Acelera Florestal faz parte de diversas ações e iniciativas dentro do programa Nossa Gente Florestal, da Eldorado Brasil Celulose que tem o compromisso com o bem-estar e com o desenvolvimento dos colaboradores que desempenham funções essenciais no campo. O propósito é incentivar o crescimento profissional e o desenvolvimento das carreiras dos colaboradores.

O programa iniciou em 2023, com aulas e simulados para que os colaboradores possam concluir os estudos dos Ensinos Fundamental e Médio pelo Encceja. Todas as aulas são on-line e gravadas com as disciplinas de Matemática, Biologia, Geografia, Filosofia, Redação, História, Química, Física e Português. O simulado é presencial e realizado em parceria com o SESI/MS. Quem participa das aulas recebe kits com canetas, caderno e camiseta, além de poderem ser premiados de acordo com a dedicação. Para os dias de simulados e provas, é oferecido transporte e alimentação aos participantes.

Novos sonhos

O mecânico Amarildo Aparecido Moreira Junior, de 35 anos, está há dez anos na Eldorado Brasil e em 2024, com o incentivo de um amigo do setor, decidiu se inscrever no Acelera Florestal. Com o progresso nas aulas e bom desempenho nos simulados, sentiu-se cada vez mais confiante e motivado a concluir o ensino médio e a traçar novos planos para o futuro.

“Não quero parar de estudar. O Acelera me fez perceber que eu posso sonhar e realizar. Eu pretendo fazer uma faculdade de engenharia mecânica e depois ser um dos professores voluntários do programa para ajudar outras pessoas, assim como me ajudaram agora”, idealiza Amarildo, que algumas vezes tentou retomar os estudos em escolas regulares, mas não encontrava as condições ideais para conciliar a jornada de trabalho com as aulas que sempre eram semipresenciais.

“Na nossa área, a gente sempre está alojado, os horários não coincidiam. Eu me senti acolhido pela empresa porque ela entendeu as nossas dificuldades e necessidades. Com o Acelera Florestal, eu acompanhava as aulas gravadas e podia tirar as dúvidas com as gravações a qualquer hora que eu tinha disponível. Inclusive com o conteúdo do Acelera eu pude me preparar para uma prova de um curso técnico e assim, eu começo 2025 com o meu ensino médio completo e ainda com um diploma de curso técnico. Ou seja, os sonhos não são mais distantes para mim!”, comemora Amarildo.

Amarildo Junior.

Aprovações no exame

Em 2024, o Acelera Florestal ofereceu um total de 92 horas de aulas com 10 professores voluntários de diferentes setores da empresa e com 21 participantes aprovados.

“A Eldorado Brasil investe e continuará investindo no crescimento e desenvolvimento pessoal de seus colaboradores, reafirmando seu compromisso com a educação e o bem-estar de sua equipe. Nossa cultura está direcionada à valorização das pessoas e o Acelera Florestal é mais um exemplo de como o incentivo à educação pode transformar vidas e preparar colaboradores para um futuro promissor. Além disso, conquistamos um valioso engajamento dos colaboradores que se tornam voluntários nessa empreitada pró-ensino”, ressalta Maria Cecília Felipe, Business Partner da Eldorado Brasil.

SOBRE A ELDORADO BRASIL

A Eldorado Brasil Celulose é reconhecida globalmente por sua excelência operacional e seu compromisso com a sustentabilidade, resultado do trabalho de uma equipe qualificada de mais de 5 mil colaboradores. Inovadora no manejo florestal e na fabricação de celulose, produz, em média, 1,8 milhão de toneladas de celulose de alta qualidade por ano, atendendo aos mais exigentes padrões e certificações do mercado internacional. Seu complexo industrial em Três Lagoas (MS) também tem capacidade para gerar energia renovável para abastecer uma cidade de 2,1 milhão de habitantes. Em Santos (SP), opera a EBLog, um dos mais modernos terminais portuários da América Latina, exportando o produto para mais de 40 países. A companhia mantém um forte compromisso com a sustentabilidade, inovação, competitividade e valorização das pessoas.

Featured Image

Suzano tem sete vagas abertas para as áreas industrial e florestal em Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas (MS)

As inscrições estão abertas para todas as pessoas interessadas, sem distinção de gênero, origem, etnia, deficiência ou orientação sexual, na Plataforma de Oportunidades da empresa

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir de árvores plantadas de eucalipto, está com sete oportunidades de emprego em diferentes áreas para atender suas operações em Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas (MS). As inscrições estão abertas a todas as pessoas interessadas, sem distinção de gênero, idade, origem, deficiência e/ou orientação sexual, e podem ser feitas por meio da Plataforma de Oportunidades da Suzano (https://suzano.gupy.io/).

Em Ribas do Rio Pardo (MS), há três processos seletivos em andamento: Consultor(a) Operacional PCP (Planejamento e Controle da Produção) Florestal I; Supervisor(a) de Operações Florestais – Excelência Operacional e Supervisor(a) de Operações Florestais – Viveiro. Para Três Lagoas, são quatro vagas abertas: Analista de Excelência Operacional Pleno; Analista de Excelência Operacional Sênior – Vaga afirmativa para pessoa com deficiência; Coordenador(a) de Manutenção Florestal e Coordenador(a) de Recebimento.

Segue a lista completa dos processos seletivos da Suzano em andamento no estado e os respectivos links para inscrições. Nas páginas, é possível consultar os pré-requisitos de cada vaga, detalhamento da função e benefícios ofertados pela empresa.

Ribas do Rio Pardo

Supervisor(a) de Operações Florestais – Excelência Operacional, inscrições até 14/02/2025: Página da vaga | Supervisor(a) Operações Florestais – Excelência Operacional

Consultor(a) Operacional PCP Florestal I, inscrições até 17/02/2025: Página da vaga | Consultor(a) Operacional PCP Florestal I

Supervisor(a) de Operações Florestais – Viveiro, inscrições até 18/02/2025: Página da vaga | Supervisor(a) Operações Florestais – Viveiro

Três Lagoas

Analista de Excelência Operacional Pleno, inscrições até 20/02/2025: Página da vaga | Analista Excelência Operacional PL

Analista de Excelência Operacional Sênior – Vaga afirmativa para pessoa com deficiência, inscrições até 28/02/2025: Analista Excelência Operacional Sênior – Vaga afirmativa para pessoas com deficiência

Coordenador(a) de Manutenção Florestal, inscrições até 20/02/2025: Página da vaga | Coordenador(a) Manutenção Florestal

Coordenador(a) de Recebimento, inscrições até 16/02/2025: Página da vaga | Coordenador(a) Recebimento

Mais detalhes sobre os processos seletivos, assim como os benefícios oferecidos pela empresa, estão disponíveis na Plataforma de Oportunidades da Suzano (https://suzano.gupy.io/). A Suzano reforça que todos os processos seletivos são gratuitos, sem a cobrança de qualquer valor para garantir a participação, e que as vagas oficiais estão abertas a todas as pessoas interessadas. Na página, candidatos e candidatas também poderão acessar todas as vagas abertas no Estado e em outras unidades da Suzano no País, além de se cadastrar no Banco de Talentos da empresa.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender à demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com mais de 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais na página: www.suzano.com.br.

Featured Image

Silvicultura sustentável: novas metodologias tornam o processo cada vez melhor

Cada vez mais, aumenta o uso de produtos que aprimoram a retenção de água e favorecem o desenvolvimento de mudas florestais

A silvicultura, atividade voltada ao manejo e cultivo de florestas plantadas, vai além de uma prática econômica. Ela é fundamental para a produção de matérias-primas indispensáveis como papel, celulose e madeira, além de inovações como bioplásticos e alternativas aos derivados de petróleo.  As florestas desempenham um papel ambiental fundamental, contribuindo para a captura de carbono, a redução de emissões de gases de efeito estufa e a preservação da biodiversidade.

O Brasil é destaque na produtividade florestal mundial, resultado da combinação de clima propício, práticas de manejo eficazes e investimentos em novas tecnologias que buscam tornar esse cultivo mais eficiente e ambientalmente responsável, principalmente em relação aos recursos hídricos.

A retenção de água no solo é um dos fatores críticos para o crescimento saudável das mudas, especialmente em solos degradados ou com baixa capacidade de retenção. Métodos inovadores que estabilizam o solo e evitam a lixiviação de nutrientes têm se tornado fundamentais para melhorar a eficiência no manejo florestal.

Um dos destaques nesse cenário é o HB10 PLUS, produto exclusivo lançado pela empresa Hydroplan-EB, único gel agrícola do mercado que além de potencializar a retenção de água no solo otimiza o uso de fertilizantes fundamentais para o desenvolvimento das árvores. O produto se diferencia por sua fórmula enriquecida com aminoácidos essenciais e alta carga nutricional, que favorece o desenvolvimento do sistema radicular reduzindo o estresse hídrico das plantas.

Esses componentes extras são responsáveis por proporcionar equilíbrio osmótico, trazendo um crescimento mais vigoroso e equilibrado. Diferente os polímeros tradicionais que atuam apenas na retenção de água, o HB10 PLUS, garante mais nutrição e fortalecimento das mudas.

“Utilizando o produto é possível reduzir significativamente o consumo de água e melhorar a produtividade das áreas de plantio. Sendo uma solução prática e sustentável para desafios enfrentados na silvicultura, especialmente em regiões de solo arenoso ou em declive”, explica João Quirino, Coordenador Técnico de Silvicultura e gel agrícola da Hydroplan-EB.

Os benefícios comprovados em sua utilização incluem a redução de até 50% no consumo de água na irrigação, a manutenção da estrutura do solo, melhora na absorção de nutrientes pelas mudas, além de proporcionar um manejo florestal mais sustentável.

Ao contrário das soluções convencionais, novas tecnologias, como o HB10 PLUS não só promovem o desenvolvimento de mudas de forma mais eficiente, como também reduz os custos operacionais e o impacto ambiental do setor. Ao diminuir a necessidade de irrigação e fertilizantes, ele contribui para uma silvicultura mais verde e alinhada às práticas de ESG. 

Sobre a Hydroplan-EB:

Com 25 anos de atuação, a Hydroplan-EB tem como propósito tornar o agronegócio mais sustentável, oferecendo produtos que garantem uma safra mais eficiente e menor impacto ambiental. Reconhecida internacionalmente por ser referência na aplicação do gel na agricultura, a empresa se destaca também no desenvolvimento e uso de produtos de origem natural, como óleos essenciais e fertilizantes especiais, no mercado agrícola.

Mais informações em: http://hydroplan-eb.com/

Featured Image

Aumento da tarifa sobre as exportações de aço e alumínio para os EUA – Eles realmente não precisam de nós?

*Artigo por Marcelo Schmid

Nesta última segunda-feira (10/02), o presidente dos EUA Donald Trump começou a colocar em prática as suas promessas de campanha, voltadas à proteção da indústria americana, ao anunciar que irá impor tarifas de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio para os EUA.

A medida, se efetivamente levada em prática, afeta o Brasil, que junto da China é o terceiro maior exportador de aço para o país e é relevante para o setor de base florestal, uma vez que a indústria siderúrgica é um grande consumidor de matéria-prima florestal, no formato de carvão vegetal. O Brasil possui grandes indústrias deste segmento, com destaque ao estado de Minas Gerais, que concentra boa parte das indústrias do setor, muitas delas clientes do Grupo Index.

Em nota divulgada nesta terça-feira, o Instituto Aço Brasil – Brazil Steel Institute destaca que a inquietude com esta notícia soma-se à preocupação com o aumento de importações de aço oriundo de países que praticam concorrência predatória, especialmente a China. O mesmo problema foi destacado no posicionamento da Associação Brasileira do Alumínio – ABAL: produtos de outras origens que perderem acesso ao mercado americano buscarão novos destinos, incluindo o Brasil, podendo gerar uma saturação do mercado interno de produtos a preços desleais.

Muito embora a notícia vinda dos Estados Unidos tenha causado inquietação do mercado, o Instituto Aço Brasil destaca também em sua carta um outro ponto de vista: os Estados Unidos e o Brasil mantêm uma parceria comercial de longa data. Considerando especificamente o comércio dos principais itens da cadeia do aço – carvão, aço e máquinas e equipamentos – Estados Unidos e Brasil formam uma corrente de comércio de US$ 7,6 bilhões, sendo os Estados Unidos superavitários em US$ 3 bilhões. Ou seja, a parceria comercial tem sido favorável para os Estados Unidos.

Com base nessa constatação, o ex-secretário de Comércio Exterior, Welber Barral, afirmou ao jornal Valor Econômico nesta terça (11/02), que a medida também impacta a indústria americana, pois os EUA não produzem aço o suficiente para atender sua demanda interna e precisa importar do Brasil.

Tudo leva a crer que Trump (mais uma vez) pretende usar as tarifas como barganha em negociações que vão se arrastar nas próximas semanas. Esse foi um dos aspectos debatidos no evento Forest Leaders Forum, promovido pela AMIF – Associação Mineira da Indústria Florestal na semana passada. Tenho repetido aos nossos clientes: é preciso cautela e paciência diante das galhofas do presidente dos EUA, afinal, ele traz de volta à Casa Branca o instinto negociador agressivo que o tornou grande empresário.

Nem todo que truca tem o gato em mãos. Ao longo dos próximos meses, à medida que a retórica da mesa de negociação vier para os acordos comerciais, talvez percebamos que os Estados Unidos precisam muito mais de nós do que imaginam…


*Marcelo Schmid é sócio-diretor do Grupo Index, engenheiro florestal e advogado, e mestre em economia e política florestal.

Featured Image

Exclusiva – Remsoft anuncia agenda da Conferência de Usuários da América do Sul 2025; confira

Evento irá abordar ‘O poder do planejamento florestal inteligente’, com a participação de diversas empresas florestais e especialistas da Remsoft

A Remsoft irá realizar em abril, sua maior edição da Conferência de Usuários. O evento que ocorre a cada dois anos, será nos dias 09 e 10 de abril, em São José dos Campos-SP. A última edição de 2023 reuniu mais de 30 empresas de quatro países da América do Sul. As Conferências Remsoft reúnem várias empresas para apresentações de trabalhos, networking profissional, intercambio técnico e experiências na área de planejamento florestal. A Remsoft também traz novidades e tendências em primeira mão.

O evento é uma oportunidade única para se conectar a uma comunidade de profissionais em planejamento florestal, expandir rede de contatos, trocar experiências com empresas florestais da América do Sul e aprender sobre inovações em planejamento florestal inteligente.

Programação & inscrições

Abordando o tema central ‘O poder do planejamento florestal inteligente’, a programação do evento terá a participação de diversas empresas florestais e especialistas da Remsoft, visando atualizar o seu público sobre os últimos avanços em planejamento florestal e abastecimento otimizado de madeira. Noite com coquetéis, aperitivos e conversas envolventes com colegas está incluída no cronograma. Confira a programação completa:

As inscrições para a Conferência de Usuários Remsoft da América do Sul 2025 estão abertas, porém as vagas são limitadas, e por ordem de inscrição. Na última edição, as vagas se esgotaram bem antes do evento. Para garantir sua inscrição clique no link: https://remsoft.com/events/remsoft-south-american-user-group-conference-2025/.

A redação do Mais Floresta falou com Franc Roxo, Diretor Geral da Remsoft Ltda, que passou com mais detalhes com exclusividade sobre a Conferência, bem como temas que serão abordados e diferenciais para a edição 2025, que será a maior já realizada pela empresa. Confira.

Mais Floresta – A Conferência de Usuários Remsoft está em qual edição, e quais os principais objetivos para a realização da Conferência?

Franc – As Conferências Remsoft são uma tradição de vários anos da empresa, ocorrem a cada dois anos, a nível global. Nossas Conferências reúnem especialistas da Remsoft para trazer inovações e tendências em primeira mão e diversas empresas, para apresentações de trabalhos, networking profissional, intercambio técnico e troca de experiências sobre planejamento florestal inteligente.

A diversidade das empresas florestais presentes, cada qual com seu contexto de aplicação e vivência em planejamento florestal, constituem uma riqueza única das Conferências da Remsoft. Sem dúvidas, nossas conferências têm a tradição de proporcionar encontros incríveis em planejamento florestal.

Mais Floresta – Qual o tema central para esta edição, e o porquê desta escolha?

Franc – O tema é ‘O poder do planejamento florestal inteligente’. Esse tema foi escolhido pelo enorme protagonismo do planejamento florestal e necessidade por soluções inteligentes – agora mais que nunca –, dado o crescente ambiente de incertezas e competitividade que as empresas florestais vivenciam.

Mais Floresta – O que o público pode esperar da edição 2025, e qual será o principal diferencial das outras edições?

Franc – Esta será a maior Conferência Remsoft já realizada, com uma agenda rica em apresentações de empresas de diversos portes e segmentos, em todos os níveis de planejamento (longo, médio e curto prazo).

Em cada edição, a Remsoft também traz novidades e tendências em primeira mão sobre tecnologias e avanços na jornada digital em planejamento florestal. Neste ano, com um evento em proporções ainda maiores, daremos continuidade neste nosso propósito.

Mais Floresta – Quais as principais novidades em destaque serão apresentadas na Conferência deste ano?

Franc – Sem querer dar mais enfoque em um tema em particular, teremos sessões interessantíssimas nas áreas de planejamento florestal integrado, abastecimento de madeira, otimização de estradas, planejamento na silvicultura, gestão de carbono florestal, planejamento otimizado no contexto de carvão vegetal e indústria de painéis, alocação de material genético de viveiros, planejamento estratégico e tático, operação otimizada de gruas, inteligência artificial no planejamento, avanços em planejamento operacional, banco de dados para planejamento, capacitação de talentos, entre outros.

Mais Floresta – Como foi a edição anterior do evento, e quais as principais orientações para as inscrições desta nova edição?

Franc – As Conferências da Remsoft ocorrem somente a cada dois anos, em 2023 reuniu mais de 30 empresas de quatro países de nosso continente. Essa edição de 2025 será a maior de todas já realizadas pela Remsoft. Novamente, nesta Conferência teremos mais um encontro incrível e único em planejamento florestal em nosso continente!

Estamos recebendo muitas confirmações de participantes, porém as vagas são limitadas e por ordem de inscrição. Na última edição em 2023, as vagas se esgotaram bem antes do evento, portanto, orientamos aos interessados para realizar suas inscrições o quanto antes possível.

Sobre a Remsoft

Com mais de 30 anos de atuação especializada em planejamento florestal e abastecimento otimizado, a Remsoft iniciou suas atividades em 1992 no Canadá. Atualmente as soluções da empresa estão presentes em mais de 200 milhões de hectares em todos os continentes, sendo utilizadas por empresas florestais de vários portes e segmentos, governos, fundos de investimentos, consultorias, universidades, etc. A sede da Remsoft fica localizada em Fredericton, no Canadá. No Brasil está presente através de sua subsidiária Remsoft Ltda, e também opera na Nova Zelândia.

Siga as redes sociais:

Remsoft | LinkedIn

Remsoft | Facebook

@RemsoftInc | X

@RemsoftInc | Youtube

Escrito por: Mais Floresta.

Anúncios aleatórios

+55 67 99227-8719
contato@maisfloresta.com.br

Copyright 2023 - Mais Floresta © Todos os direitos Reservados
Desenvolvimento: Agência W3S