A eficiência energética no agronegócio florestal

Florestas 4.0, desenvolvimento de tecnologia e sustentabilidade

Artigo de Igor Dutra de Souza*

O desenvolvimento das tecnologias tem se tornado um dos grandes pilares do setor de florestas plantadas no Brasil e no mundo. A preservação do meio ambiente e a eficiência energética são pré-requisitos na modernidade da floresta 4.0. O crescimento da mecanização na colheita da madeira, carregamento e nas soluções florestais devem sempre respeitar as exigências de baixa emissão de poluentes e a destinação correta de resíduos.

Em 2021, implementamos diversas ações que contribuíram para a melhoria da eficiência energética. Substituímos máquinas de maior desgaste e maior consumo de diesel por equipamentos mais modernos, produtivos e de menor consumo de combustível. Trocamos implementos, como conjuntos traçadores, de menor porte, para outros de maior porte.

O investimento gerou para a empresa uma redução de mais de 435 mil litros de diesel na atividade global de colheita, quando comparamos 2021 com 2022. Além de termos um ganho de performance operacional, contribuímos para um manejo florestal mais sustentável e menos poluente. Passamos de 0,435 l/m³ de diesel para 0,331 l/m³. Em 2023, a redução do consumo de combustível permanece dentro do esperado, aumentando a eficiência energética nas soluções florestais.

Mas investimentos sustentáveis devem ser acompanhados por um processo correto de manutenção, respeitando as instruções do fabricante e os ajustes dos equipamentos. A reposição de peças genuínas também confere maior confiabilidade para os resultados ambientais e para a colheita florestal esperada. O diesel é outro ponto que deve ser observado. A boa procedência garante o bom funcionamento das máquinas.

A sustentabilidade está no cerne das soluções florestais. E cada vez mais, pensamos no que podemos fazer para que a floresta 4.0 se desenvolva com a responsabilidade e com o compromisso que o setor exige. Hoje o ganho de eficiência energética na mecanização florestal é significativo se lembrarmos das primeiras máquinas de colheita florestal no Brasil.

Mas a estratégia de sustentabilidade não deve se ater somente aos equipamentos. Uma empresa é feita por pessoas que acreditam que pequenos gestos são capazes de escrever um futuro para a nossa geração e para as vindouras. De acordo com o Instituto Brasileiro de Árvores (IBA), o setor é responsável por cerca de 3,75 milhões de empregos diretos e indiretos no país. Com o ingresso de soluções digitais e com o crescimento sustentável, o colaborador necessita agregar, cada vez mais, conhecimento para o seu ofício. Por isso, a capacitação contínua e o aperfeiçoamento profissional são fundamentais para todos os colaboradores.

As soluções florestais estão em franca expansão, surgindo novas tecnologias que agregam valor ao produto e ao setor. Quando as empresas acompanham a modernização, tendo a sustentabilidade como um compromisso, trabalhamos para um futuro melhor. O agronegócio florestal segue defendendo estratégias ambientalmente corretas, economicamente viáveis e socialmente justas.

*Igor Dutra de Souza é Diretor Florestal da Reflorestar

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

ÚLTIMAS NOVIDADES

+55 67 99227-8719
contato@maisfloresta.com.br

Copyright 2023 - Mais Floresta © Todos os direitos Reservados
Desenvolvimento: Agência W3S