Quase toda Alberta e grande parte da província vizinha de Saskatchewan enfrentam riscos extremos de incêndio.
Alberta anunciou estado de emergência enquanto incêndios florestais se espalham pela província canadense, forçando 25.000 pessoas a fugir de suas casas no que um alto funcionário disse ser uma crise “sem precedentes”.
Milhares de pessoas foram avisadas para se prepararem para partir a qualquer momento, já que o número de incêndios – alimentados por ventos fortes – saltou para 110.
Um terço dos incêndios foram listados como fora de controle.
“Declaramos estado de emergência provincial para proteger a segurança, a saúde e o bem-estar dos habitantes de Alberta”, disse a primeira-ministra da província, Danielle Smith, em entrevista coletiva no sábado, após uma reunião do comitê de gerenciamento de emergências de seu governo.
Anteriormente, ela disse que a província – uma das maiores regiões produtoras de petróleo do mundo – “está passando por uma primavera quente e seca e, com tantos gravetos, bastam algumas faíscas para iniciar alguns incêndios florestais verdadeiramente assustadores”.
“Essas condições resultaram na situação sem precedentes que nossa província enfrenta hoje”, disse ela.
Segundo Smith, mais de 20 comunidades foram evacuadas e pelo menos 122.000 hectares (301.000 acres) foram queimados até agora.
A declaração do estado de emergência dá ao governo de Alberta “maiores poderes para responder a situações extremas”, disse ela, incluindo a mobilização de recursos adicionais e o desbloqueio de fundos de emergência.
Quase toda Alberta – no meio de uma eleição – e grande parte da província vizinha de Saskatchewan, bem como uma grande parte dos Territórios do Noroeste, enfrentam riscos extremos de incêndio, de acordo com um mapa de perigo de incêndio do governo federal.
O ministro federal de preparação para emergências, Bill Blair, twittou que Ottawa estava pronto para fornecer assistência federal, se necessário.
As instalações de areias betuminosas monitoraram de perto os perigos, mas nenhuma relatou interrupções na produção.
Drayton Valley, com 7.000 residentes – cerca de 140 km (87 milhas) a oeste de Edmonton – estava entre as comunidades evacuadas enquanto os bombeiros lutavam contra um incêndio fora de controle.
Cerca de 550 km (342 milhas) ao norte da capital da província, um forte incêndio consumiu 20 casas, um armazém geral e uma delegacia de polícia na comunidade de Fox Lake.
Os residentes foram evacuados de barco e de helicóptero.
Na cidade de Edson, que tem uma população de mais de 8.000 habitantes, os moradores também receberam ordens de “evacuar imediatamente”.
Nos últimos anos, o clima extremo atingiu repetidamente o oeste do Canadá, crescendo em intensidade e frequência devido ao aquecimento global.
Incêndios florestais na região de areias betuminosas do Canadá em 2016 interromperam a produção e forçaram a saída de 100.000 residentes de Fort McMurray, prejudicando a economia do país.
Mais recentemente, em 2021, a província mais a oeste da Colúmbia Britânica sofreu temperaturas recordes durante o verão que mataram mais de 500 pessoas, bem como incêndios florestais que destruíram uma cidade inteira.
Isso foi seguido por inundações e deslizamentos de terra devastadores.
Fonte: Somos Notícia