Mais de 2 mil mudas de árvores já foram distribuídas
Idealizador do Projeto Agrofloresta Orobó, o casal Daniel Lima e Elisabeta Dapper, que é de Dois Irmãos e atualmente mora em Ruy Barbosa, na Bahia, está concorrendo ao Prêmio de Ação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU). O mesmo reconhece iniciativas e indivíduos que estão exercendo o poder da criatividade e da inovação em prol de um mundo mais sustentável, equitativo e pacífico. O casal representa as cidades de Dois Irmãos e Ruy Barbosa.
De acordo com Daniel, no mês de setembro serão anunciados os três finalistas, que irão apresentar o seu projeto em outubro, em Roma, na Itália, quando ocorrerá o anúncio do grande campeão e a cerimônia oficial de premiação. “Estamos felizes, porque fomos indicados a fazer a inscrição por estarmos fazendo algo diferente em prol da sociedade em geral”, destaca Daniel.
Em andamento desde 2021, o Projeto Agrofloresta Orobó visa reflorestar uma área de terras em Ruy Barbosa, unindo reflorestamento ambiental e agricultura familiar, além do plantio de árvores nativas. A meta é plantar 20 mil mudas de plantas nativas em 10 anos. Para isso, foram levadas de Dois Irmãos para lá sementes de araucária, ipê amarelo, guapuruvu, canafista e aroeira, entre outras. Conforme Daniel, nos últimos 12 meses, mais de 2 mil mudas de árvores foram distribuídas na cidade baiana.
Informações: Jornal Dois Irmãos.