A Quiron Digital foi um dos cases de sucesso incluídos na publicação Ponte para o Mundo, livro lançado no final de agosto, em Florianópolis. Segundo livro, de uma série que apresenta as potencialidades de inovação e quem faz dela vetor de sucesso nacional e mundial, Ponte para o Mundo é co-organizado por Alexandre Noronha (CEO da ENGLISH4 Startups), Daniel Leipnitz (ex-presidente da ACATE) e Rodrigo Lóssio (diretor-executivo da Dialetto).
Compartilhando o conhecimento de mais de 30 especialistas e lideranças, em temas como governança corporativa, exportação de produtos e serviços, expatriação corporativa, aspectos jurídicos, contábeis e financeiros, marketing e comunicação internacional, o livro fala de internacionalização, abordando a necessidade de startups, e empresas de tecnologia, em pensar e atuar globalmente.
Em 576 páginas, o livro Ponte para o Mundo está dividido em nove grandes blocos de conteúdo, que agrupam a jornada em macro temas como Introdução ao Ecossistema, Exploração, Gestão Estratégica, Marketing, Exportação, Expansão, Operação, Oportunidades e Cases de Sucesso. Disponível em edição física e digital, os exemplares podem ser adquiridos aqui.
Na publicação, são destacados alguns aspectos da Quiron, como a iniciativa – ousada – da empresa, ainda em fase inicial, de ser “internacionalizável”. Ou seja, ter site, posicionamento e discurso digitais voltados aos clientes estrangeiros, antes mesmo de mirar os nacionais. Sem nunca deixar em segundo-plano os pensamentos mundiais, a aposta no discurso global da empresa trouxe resultados: o primeiro cliente que pagou pelas informações geradas pela Quiron veio de fora do Brasil.
“Para nós foi uma surpresa, por ter sido lembrado. Acabamos não utilizando o “playbook tradicional” das startups. Nesse ponto a gente foi buscando fazer parcerias, e essas parcerias foram acontecendo com um timing legal, então a gente conseguiu aproveitar e ter esse reconhecimento, de estar sendo citado no livro, ao lado de grandes empresas. Nos sentimos muito felizes por estar participando disso. Gostaríamos de agradecer aos autores pela lembrança”, assume Gil Pletsch, CEO da Quiron.
INTERNACIONALIZAÇÃO DIFERENCIADA É DESTAQUE, SEGUNDO EDITORES
Na visão dos editores do livro, a escolha da Quiron foi estratégica para mostrar, na prática, como empresas de diferentes tamanhos e estágios de maturidade de negócio ousaram a pensar e atuar internacionalmente.
“A seleção da Quiron se deu por ser um ótimo exemplo de empresa que começou global, desde o momento zero, vendendo primeiro para Portugal antes mesmo de vender para o Brasil. A venda da sua tecnologia à distância, e a estratégia de contar com um parceiro “afiliado”, comissionado por venda, foram tomadas de decisão interessantes de compartilhar no livro. Exemplos como o da Quiron ajuda a desmistificar a visão que é necessário grandes investimentos para penetrar no mercado internacional, e que somente grandes empresas bem sucedidas têm condições de exportar seus produtos e serviços”, lembra Alexandre Noronha, empreendedor e consultor da área de comunicação internacional, idealizador e um dos editores do livro.
Opinião semelhante tem outro dos escritores da obra. Rodrigo Lóssio, jornalista e empreendedor na área de comunicação corporativa, com 15 anos trabalhando com assessoria e consultoria para empresas de tecnologia, comenta que o case merece servir de referência para demais negócios.
“O que nos chamou sempre atenção na Quiron é ter nascido já com um olhar global, e para resolver uma dor que não era só do Brasil – apesar de nosso país ser um dos que mais sofrem com a dor que a empresa se propõe atuar para os clientes”, comenta ele.
A Quiron utiliza dados de satélites e nanossatélites, associados à inteligência artificial, para antever problemas florestais no meio-ambiente e negócios da cadeia produtiva agroflorestal.
“Queríamos trazer exemplos que fossem inspiração para que empreendedores, que queiram participar da jornada de internacionalização, pudessem olhar de forma a replicar em seus negócios. Para a gente foi importante ter cases de empresas em diferentes estágios de maturidade de negócio, e com diferentes trajetórias e produtos, como a Quiron”, destaca Lóssio.
Materiais complementares ao livro estarão disponíveis no site https://ponte.tech , a partir do mês de outubro de 2023.