Dicas Ponsse: realize uma colheita florestal mais sustentável

A preocupação com a preservação e conservação ambiental é uma necessidade vital para garantir a saúde do nosso planeta e o bem-estar das gerações futuras. Pensando nisso, a Ponsse preparou 5 dicas para que você e a sua equipe possam realizar uma colheita florestal mais sustentável.

Ao adotar essas práticas, equilibramos a utilização dos recursos florestais com a conservação do meio ambiente, garantindo assim a continuidade dos serviços ecossistêmicos, a conservação da biodiversidade e a proteção dos meios de subsistência das gerações atuais e futuras. Confira:

1 – Planejamento

Antes de dar início à colheita florestal, é fundamental realizar um planejamento minucioso. Isso implica em identificar as áreas a serem colhidas, avaliar o estoque de madeira, definir os sistemas e métodos de colheita adequados e estabelecer metas mais sustentáveis.

2 – Manejo responsável

O manejo responsável inclui a implantação bem executada, acompanhamento do crescimento, manutenção da diversidade biológica e adoção de técnicas operacionais conscientes e sustentáveis. No desbaste seletivo, aplicar práticas que promovam a regeneração natural da floresta e a seleção criteriosa de árvores para corte, evitando a exploração excessiva e garantindo a proteção de espécies ameaçadas.

3 – Certificações Ambientais

Buscar certificações reconhecidas e aderir a padrões ambientais é essencial para demonstrar o compromisso com a colheita florestal sustentável. Certificações como FSC (Forest Stewardship Council) e PEFC (Programme for the Endorsement of Forest Certification, ou CERFLOR) asseguram a produção responsável dentro dos princípios da sustentabilidade.

4 – Preservação da Vegetação Nativa e Proteção dos Cursos d’Água

Identificar e preservar áreas como habitats de espécies ameaçadas e ecossistemas frágeis, é essencial para minimizar o impacto ambiental durante a colheita. Além disso, as Áreas de Preservação Permanentes (APP’s) e as Reservas Legais (RL) exigem atenção especial para evitar a supressão da vegetação nativa, fortalecendo o compromisso com a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável a longo prazo.

5 – Manejo dos Resíduos da colheita

Os resíduos, como folhas, galhos, ponteiras e tocos, podem ser direcionados para diferentes fins após a colheita. Um exemplo de aproveitamento de resíduos é no sistema CTL (Cut-to-Lenght), onde eles permanecem no talhão e contribuem para melhor distribuição do peso da máquina sob o solo e fornecer nutrientes para crescimento futuro das árvores remanescentes ou novas que virão.

Sobre a Ponsse

A Ponsse é um dos principais fabricantes de máquinas florestais do mundo e suas operações orientadas ao cliente ainda são guiadas pelos desejos e necessidades dos produtores florestais. A linha de produtos Ponsse abrange todas as soluções de colheita florestal sustentável, incluindo harvesters, forwarders e cabeçotes de harvester, além de serviços digitais e tecnologia de treinamento. Todos os produtos Ponsse e seus principais componentes são projetados e fabricados nas unidades da própria marca. Isso mantém a empresa na vanguarda do desenvolvimento e garante que os produtos atendam aos requisitos específicos dos profissionais florestais. Sediada na cidade de Vieremä, na Finlândia, possui operações no Brasil e América Latina há mais de 15 anos. As máquinas florestais da Ponsse são usadas em todas as áreas importantes de colheita profissional no mundo, somando mais de 40 países. Saiba mais: https://www.ponsse.com/pt/home#/

Com informações: Ponsse.

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

ÚLTIMAS NOVIDADES

+55 67 99227-8719
contato@maisfloresta.com.br

Copyright 2023 - Mais Floresta © Todos os direitos Reservados
Desenvolvimento: Agência W3S