Celebrando a essência da madeira e a criatividade, Feira será realizada de 14 a 16 de setembro, em Venda Nova do Imigrante
De 14 a 16 de setembro, o Centro de Eventos de Venda Nova do Imigrante, o “Polentão”, se transformará em um reduto de inspiração e inovação durante a “Espírito Madeira – Design de Origem 2023”. Com o horário de funcionamento das 13h às 22h, a Feira promete ser uma celebração vibrante da madeira, sua versatilidade e o talento criativo que a envolve. A entrada é gratuita.
A programação cuidadosamente elaborada para cada dia trará uma série de experiências enriquecedoras, incluindo apresentações, palestras e oficinas. Na quinta-feira (14/09), a abertura oficial está prevista para as 13h30. As atividades continuam com um toque de competição nas “Olimpíadas da Madeira”, às 18h, e culminam com a apresentação de Fábio Coelho e banda, às 20h30.
O auditório oferecerá uma jornada de conhecimento no primeiro dia, apresentando tópicos relevantes para o setor. Às 14h30, Marcos Kneip (Bandes) explorará o “Mercado de crédito para o setor de madeira e móveis“. Às 16h, será a vez de Edimilson (Sindimol) compartilhar insights sobre os “Novos Rumos da Indústria Moveleira Capixaba“. Aspectos legais serão discutidos por Jésus Fernando Miranda Barbosa (subgerente de Controle Florestal Idaf), às 19h, seguido pela exploração das estratégias de reflorestamento com Renato de Jesus (Verde & Água), às 20h30.
No Espaço Acadêmico, as mentes curiosas poderão absorver informações valiosas. Às 17h, Graziela Vidaurre falará sobre as “Aplicações e importância estratégica da qualidade da madeira“. A noite será preenchida com painéis sobre madeiras de reflorestamento, com Eduardo Sthelling (Fuste Consultoria) explorando “Mitos e verdades sobre a madeira do cedro australiano”, às 18h45, e Fausto Takizawa (TRC Company) apresentando “Produção e mercado da madeira de teca jovem“.
No Espaço Maker, a criação ganha vida. Às 14h, Gil Chagas (Cupim Banguelo Marcenaria Criativa), na foto abaixo, mergulhará na “Criação de artigos em madeira“, seguido por Sandra Prochnow Greuel revelando os segredos da “Produção de objetos usando tornearia“, às 15h, e Claudio Longato Junior, compartilhando conhecimentos sobre “Óleos, ceras e vernizes de alta qualidade“, às 16h.
Nesse mesmo dia, ainda estão previstas Rodadas de Negócios (Findes), das 15h30 às 18h, e reunião do Fórum Capixaba de Agrofloresta, às 19h. A quinta-feira de programação da “Espírito Madeira” marcará também a abertura das atividades em duas unidades móveis de capacitação da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes)- A “Cozinha Brasil” e a Frigorífica- ambas com oficinas gastronômicas, além da Unidade de Madeira e Mobiliário, que será aberta para visitação (*Saiba mais na programação abaixo).
Música, painéis de discussão e aprendizado no segundo dia
O segundo dia da Feira, sexta-feira (15), reserva outras surpresas aos visitantes, incluindo apresentações de Fábio Coelho e Banda (foto abaixo), às 13h, e Camerata RochAtiva, às 18h, seguido por mais emoção nas “Olimpíadas da Madeira”, às 18h30, e o show “Divas” com Dona Fran, Tati Celeste e Laís Stone cantando grandes sucessos acompanhadas da Camerata Sesi, às 20h30.
O Auditório oferecerá um painel de discussões igualmente estimulante, com Ezio Tadeu Lopes (Base Verde) explorando a “Vocação florestal capixaba e suas perspectivas“, às 14h. Às 15h15, Marta Manente e João Jantorno comandam o painel “Elevando o design com MDF da Placas do Brasil: tendências e inspirações para o mobiliário contemporâneo”. Os desafios da construção em madeira serão debatidos por Luciano (Ita Construtora), às 16h30, e a tarde continuará com reflexões sobre crédito sustentável, marketing digital e mais.
No Espaço Acadêmico, das 14h às 15h, Fabricio Chiqueto abordará a importância de imprimir “Sua marca em cada Entrega!” e Wander Lúcio e Leandro (“Dois borracheiros de sucesso”) compartilharão insights sobre “Conexões e Vendas como Pontos de Transformação“. Às 16h, Juliana Bastos (IEL) abordará “Entendendo o jovem do século 21 para reter talentos na indústria”. A busca por qualidade e inovação nas madeiras continua, com João Oliveira (Eco 7) explorando “Agregação de valor a madeiras defeituosas e espécies potenciais desconhecidas“.
Já o Espaço Maker apresentará mais descobertas, incluindo Celso Martini (Marrari) com conteúdo sobre “Medidores de umidade para madeira“, além de abordagens sobre acabamento em madeira.
*Foto: André Fachetti/Divulgação
Último dia
No último dia, sábado (16), o Palco trará mais música, com Fábio Coelho e banda às 13h, seguido pelas “Olimpíadas da Madeira”, às 15h30, e Camerata Sesi encerrando a programação às 21h.
O Auditório vai se concentrar em temáticas relacionadas a atualizações trabalhistas, impactos digitais nos negócios tradicionais, flexibilidade e resistência da madeira, a madeira na contemporaneidade pós-pandemia, crédito sustentável e economia direcionada à indústria madeireira.
O Espaço Acadêmico trará sobre o plantio de mogno híbrido, controle de qualidade da madeira tratada por José Antônio Neto (Torabrás) e energia e suas formas de contratação, enquanto o Espaço Maker mergulhará em técnicas de marcenaria e processamento florestal.
*A programação está sujeita à alteração. Mais informações no site: https://www.espiritomadeira.com.br/
A Feira
A “Espírito Madeira – Design de Origem 2023” oferecerá uma experiência incomparável, reunindo conhecimento, criatividade e cultura da madeira. Um evento que promete cativar a todos que buscam se aprofundar na essência da madeira e na riqueza de sua expressão criativa.
A organização está a cargo do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, com correalização da Câmara Setorial Moveleira (Findes). Além disso, conta com o apoio da Prefeitura de Venda Nova, Aderes, Amunes, Sebrae/ES, Sistema Faes/Senar/Sindicatos, Ufes (Departamento de Ciências Florestais e da Madeira) e tem o patrocínio da Placas do Brasil.
A expectativa é receber cerca de 3.000 visitantes por dia, que terão acesso a 84 estandes com expositores, sendo 50 selecionados em edital da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).
O objetivo da “Espírito Madeira” é conectar toda a cadeia produtiva, desde o produtor florestal até o design, envolvendo diversos profissionais do setor, como arquitetos, designers, engenheiros e empresários, além de atrair grandes stakeholders do mercado e empresas de outros Estados. Para tanto, o planejamento ocorre há quase dois anos, considerando as necessidades e expectativas do mercado e dos empresários.
Credenciamento- O credenciamento para a Feira é gratuito e pode ser feito pelo site www.espiritomadeira.com.br.
*A Prefeitura de Cariacica oferecerá um serviço de transporte para os visitantes, disponibilizando ônibus diários que partirão às 8h em frente à sede da Prefeitura. O retorno está programado para as 16h.
PROGRAMAÇÃO “ESPÍRITO MADEIRA- DESIGN DE ORIGEM 2023”
De 14 a 16 de setembro- Centro de Eventos- Venda Nova do Imigrante
*Horário de funcionamento do evento: 13h às 22h
**Entrada franca
Dia 14/09/2023 – quinta-feira
PALCO
13h30 às 14h15- Abertura do evento- Falas oficiais/Apresentação cultural
18h- Olimpíadas da Madeira
18h30- Expressão cultural
20h30- Fábio Coelho e banda
AUDITÓRIO
14h30 às 15h30- Marcos Kneip (Bandes)- O mercado de crédito para o setor de madeira e móveis
16h às 17h- Edimilson (Sindimol)- Novos Rumos da Indústria Moveleira Capixaba
19h às 20h- Jésus Fernando Miranda Barbosa (Subgerente de Controle Florestal Idaf)- Aspectos legais para exploração florestal madeireira
20h30 às 21h30- Renato de Jesus (Verde & Água)- O reflorestamento como estratégia para a indústria madeireira do ES
ESPAÇO ACADÊMICO
17h às 18h- Graziela B. Vidaurre- Aplicações e importância estratégica da qualidade da madeira
18h45 às 20h30-
Eduardo Sthelling (Fuste Consultoria)- Talk-show – Madeiras de reflorestamento: Mitos e verdades sobre a madeira do cedro australiano
Fausto Takizawa (TRC Company)- Talk-show – Madeiras de reflorestamento: Produção e mercado da madeira de teca jovem
ESPAÇO MAKER
14h- Gil Chagas (Cupim Banguelo Marcenaria Criativa)- Criação de artigos em madeira
15h-Sandra Prochnow Greuel- Produção de objetos usando tornearia
16h- Claudio Longato Junior- Óleos, ceras e vernizes de alta qualidade
RODADA DE NEGÓCIOS
15h30 às 18h- Findes
19h- Reunião Fórum Capixaba de Agrofloresta (Ufes)
EXTRAS
15h às 17h-
– Oficina “Polenta das Montanhas Capixabas” (Unidade móvel de capacitação “Cozinha Brasil”- Senai)
– Oficina produção de socol (Unidade móvel de capacitação frigorífica- Senai)
18h às 20h-
– Oficina de produção de socol (Unidade móvel de capacitação frigorífica- Senai)
– Oficina de medalhão suíno ao molho de alho (Unidade móvel de capacitação “Cozinha Brasil”- Senai)
Dia 15/09/2023 – sexta-feira
PALCO
13h- Fábio Coelho e Banda
18h- Camerata RochAtiva
18h30- Olimpíadas da Madeira
20h30- Show Divas (Dona Fran,Tati Celeste e Laís Stone) com Camerata SESI
*Grandes sucessos de todos os tempos na voz de mulheres!
AUDITÓRIO
14h às 15h- Ezio Tadeu Lopes (Base Verde)- Vocação florestal capixaba e suas perspectivas
15h15 às 16h15- Marta Manente e João Jantorno- Elevando o Design com MDF da Placas do Brasil: tendências e inspirações para o mobiliário contemporâneo
16h30 às 17h45
Luciano (Ita Construtora)- Mesa Construções em Madeira – Madeira Engenheirada, o novo rumo da Construção civil
Humberto Tufolo Netto (Madeira de Verdade) Mesa Construções em Madeira – Edificações em Madeira
Raissa Piveta Amera (Amera)– Mesa Construções em Madeira- Potencial das construções em madeira para redução do déficit habitacional capixaba
18h às 19h- Dr.Tiago Esmeraldino (Fe Advogados)- Oportunidades tributárias como uma estratégia para o desenvolvimento do setor moveleiro e da madeira
19h30 às 20h30- Paulo Cardoso (Mais Floresta e Paulo Cardoso- Comunicações e marketing digital)-Comunicações e marketing digital como estratégia competitiva
ESPAÇO ACADÊMICO
14h às 15h- Fabricio Chiqueto- Sua marca em cada Entrega!
15h às 16h- Wander Lúcio e Leandro- Dois Borracheiros de sucesso: Conexões e Vendas como Pontos de Transformação
16h às 17h- Juliana Santos (IEL)- Entendendo o jovem do século 21 para reter talentos na indústria
17h às 18h- João Oliveira (Eco 7)- Agregação de valor a madeiras defeituosas e espécies potenciais desconhecidas
19h às 20h- Lorenzo Lube (Mindtech Educação e Tecnologia)- Oficina- Classificação da madeira
ESPAÇO MAKER
14h às 15h- Celso Martini (Marrari)- Medidores de umidade para madeira
18h15 às 18h45- Ederval Oliveira (Montana Química)- Aplicações de produtos de acabamento em madeira
20h às 22h- Adilson Pinheiro (Oficina 44)- Roda de conversas com Adilson Pinheiro
RODADA DE NEGÓCIOS
16h30 às 19h- Rodada de Crédito (NAC/Findes)
EXTRAS
15h às 17h-
– Oficina “Polenta das Montanhas Capixabas” (Unidade móvel de capacitação “Cozinha Brasil”- Senai)
– Oficina produção de socol (Unidade móvel de capacitação frigorífica- Senai)
18h às 20h-
– Oficina de produção de socol (Unidade móvel de capacitação frigorífica- Senai)
– Oficina de medalhão suíno ao molho de alho (Unidade móvel de capacitação “Cozinha Brasil”- Senai)
Dia 16/09/2023 – sábado
PALCO
13h- Fabio Coelho e Banda
15h30- Olimpíadas da Madeira
19h30- Olimpíadas da Madeira
21h- Show Rockestra (clássicos do rock com Dona Fran, Tati Celeste e Laís Stone) e Camerata SESI
AUDITÓRIO
14h às 15h- Marco Redinz- Atualizações trabalhistas
15h15 às 16h15- Adilson Pinheiro- Conteúdo digital e seus impactos nos negócios tradicionais
16h30 às 17h30- Sandra Bastos- A madeira na contemporaneidade pós-pandemia
18h às 19h- Ronald Carvalho- O Exemplo da Madeira: flexibilidade e Resistência
19h15 às 20h15- Carlos Sacco (BMV)- Crédito Sustentável
20h30 às 21h30- Paulo Costa (Paulo Costa Finanças)- Economia e finanças direcionadas à Indústria Madeireira
ESPAÇO ACADÊMICO
13h às 14- Magno Welsing- Forest Group- O plantio de mogno híbrido
17h15 às 18h- José Antônio Neto (Torabrás)- Controle de qualidade e aplicações da madeira tratada
18h15 às 19h15- Edimárcio Minussi Junior- Energia e suas formas de contratação
ESPAÇO MAKER
14h às 15h- Flavio Baldan Alonso (FBAG Marchetaria)- Marchetaria
15h às 16h- Fernando Belchior (Marcenaria Fina)- Técnicas de uso e afiação de plainas manuais
18h15 às 19h- Eduardo Stehling- Modelos didáticos de produção e processamento florestal
EXTRAS
15h às 17h-
– Oficina “Polenta das Montanhas Capixabas” (Unidade móvel de capacitação “Cozinha Brasil”- Senai)
– Oficina produção de socol (Unidade móvel de capacitação frigorífica- Senai)
18h às 20h-
– Oficina de produção de socol (Unidade móvel de capacitação frigorífica- Senai)
– Oficina de medalhão suíno ao molho de alho (Unidade móvel de capacitação “Cozinha Brasil”- Senai)
Fonte: Conexão Safra