Em quatro meses, Minas atinge 10% de meta do Cosud que prevê plantio de 7 milhões de árvores até 2026

Minas Gerais sai na frente e, em menos de cinco meses da assinatura de compromisso firmado entre os governadores dos estados que compõem o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), já cumpriu 10% da meta de plantio de 7 milhões de mudas de espécies nativas, até o final de 2026. O “Tratado da Mata Atlântica” foi assinado em outubro de 2023 e prevê o compromisso dos sete estados (ES, PR, MG, SC, SP, RS e RJ) na restauração de 90 mil hectares do bioma, e o plantio de 100 milhões de mudas nativas. Esta é uma das medidas mais importantes já adotadas pelo grupo na área de meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

Conforme acompanhamento realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), de 21 de novembro de 2023 a 22 de fevereiro de 2024, já foram contabilizados o plantio de 663 mil mudas de espécies nativas do bioma, representando cerca de 10% da meta prevista. “O esforço representa o compromisso do Governo de Minas com a preservação e recuperação da Mata Atlântica. Minas Gerais é o estado que detém a maior área de Mata Atlântica do Brasil, por isso temos uma grande responsabilidade de garantir que nosso estado siga dando exemplo de preservação e restauração ambiental”, frisou a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo.

Os dados apurados nessa primeira contabilização se referem às ações de compensações ambientais por atos autorizativos; projetos socioambientais executados pela Semad, como o Bosque do Amanhã, do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis, em parceria com 105 municípios mineiros; e a recuperação e restauração ambiental por meio do programa de fomento florestal de espécies nativas e do Programa de Regularização Ambiental (PRA).

A novidade foi apresentada pela secretária Marília Melo durante a 10ª edição do Cosud, realizada na última semana em Porto Alegre/RS. “Tivemos aqui a oportunidade de apresentar os avanços que tivemos com os grupos de trabalho. A partir de Minas Gerais, construímos um grande projeto, o Tratado da Mata Atlântica, com três subprojetos. O primeiro, na linha da restauração florestal, com o compromisso do plantio de mudas na Mata Atlântica e a criação de um grande corredor ecológico. Importante dizer que desde o último encontro do Cosud, em São Paulo, quando essa meta foi estabelecida, já tivemos mais 660 mil mudas plantadas no estado, alcançando 10% da meta”, ressaltou.

O Governo de Minas ampliará ainda mais, em 2024, os esforços no âmbito do Tratado da Mata Atlântica, com a mobilização de outros parceiros, como os Comitês de Bacia Hidrográficas (CBHs), as concessionárias de serviço público de saneamento e energia e entidades de classe e seus associados.

Além disso, conforme documento assinado, os governos trabalharão juntos na criação de corredores ecológicos terrestres e costeiro-marinhos entre os sete estados. Outra ação de destaque é a elaboração de um plano integrado para o enfrentamento de eventos extremos, sobretudo relacionados a chuvas e estiagens. Com a preservação do bioma e o reflorestamento, os estados buscam aumentar a reserva florestal, contribuindo para a descarbonização do planeta.

Participação Cosud 2024

A Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, participou, de 29 de fevereiro a 2 de março, em Porto Alegre/RS, da 10ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). O evento reuniu governadores e secretários públicos dos sete estados das regiões Sul e Sudeste: Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Na sexta-feira (1/3), a secretária Marília Melo e a chefe de gabinete da Semad, Letícia Capistrano, participaram do Grupo de Trabalho (GT) Meio Ambiente, que discutiu temas que têm sido conduzidos pelo Grupo, como o Tratado da Mata Atlântica. Além desse GT, o encontro contou com outros grupos de 21 áreas elencadas nesta edição como, por exemplo, Segurança Pública, Assistência Social, Cultura, Infraestrutura, Saúde, Esporte, Turismo, Mobilidade, Educação, Desenvolvimento Econômico, Inovação, Tecnologia e Eficiência na Gestão. Os assuntos envolvem a mobilização dos governadores e gestores dos estados que compõem o consórcio.

No fim do encontro, no sábado (2/3), os governadores acompanharam a apresentação dos resultados dos GTs e assinaram a Carta de Porto Alegre, que detalha as pactuações estabelecidas nesta edição do encontro. No documento desta edição, os estados integrantes do Cosud firmaram a criação do Pacto Regional para Segurança Pública e Enfrentamento ao Crime Organizado, que articula ações de inteligência estratégica, propostas de alterações legislativas e atuação integrada das forças de segurança dos estados, considerando a responsabilidade dos governos estaduais no combate à criminalidade.

Cosud – Criado em março de 2019, em Belo Horizonte (MG), o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) tem objetivo de fortalecer a cooperação entre os governos dos sete estados (Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) e impulsionar ações econômicas e ambientais para o Brasil.

Com mais de 114 milhões de habitantes, esses estados respondem por 70% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, conforme levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

ÚLTIMAS NOVIDADES

+55 67 99227-8719
contato@maisfloresta.com.br

Copyright 2023 - Mais Floresta © Todos os direitos Reservados
Desenvolvimento: Agência W3S