Exclusivo – Embalagem inovadora pode reduzir até 105 mil toneladas a menos de plástico descartado em duas décadas no Brasil

“Ao reduzirmos o uso de plásticos, diminuímos a geração de resíduos e impactamos positivamente a pegada de carbono, alinhando-se com as tendências globais de sustentabilidade”, destaca CEO da Enterall Healthcare

Visando uma alternativa sustentável no setor da nutrição enteral, a startup brasileira em fase pré-operacional, a EnterAll Healthcare desenvolveu uma tecnologia patenteada, que reduz uso de plástico nas embalagens dos produtos (via oral ou por sonda). A solução em inovação apresentada denominada Simple® é marcada pela sua capacidade de permitir a administração de fórmulas enterais diretamente de embalagens cartonadas assépticas – as chamadas “longa-vida”. Com a devida adaptação, é possível diminuição de até 90% no consumo de plástico durante a administração via oral ou por sondas da nutrição para pacientes. Somente no Brasil, isso equivale a menos 105 mil toneladas de plástico descartado ao longo de duas décadas.

A invenção da startup, apresenta melhorias não ambientais, mas também clínicas. A segurança do paciente é amplamente melhorada, reduzindo o risco de erros na administração e contaminação cruzada, aspectos críticos no cuidado enteral. Ronaldo Leite, CEO da EnterAll Healthcare informa que a facilidade de uso dessa tecnologia representa um avanço tanto para os profissionais de saúde quanto para os pacientes, simplificando o processo de nutrição enteral e promovendo melhores resultados clínicos. A Simple® foi uma das inovações da área, apresentadas no XXV Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral (BRASPEN 2023), em Campinas.

Como funciona?

“Nossa metodologia Simple® revoluciona o processo tradicional ao eliminar completamente a dependência de recipientes plásticos que são uma constante, tanto nos sistemas de nutrição enteral fechados, usualmente caracterizados por embalagens específicas, quanto nos sistemas abertos, que obrigatoriamente recorrem a frascos enterais”, destaca Ronaldo.

Do ponto de vista ambiental, a tecnologia é particularmente relevante. Segundo Ronaldo, ele explica que: “Ao reduzirmos o uso de plásticos, diminuímos a geração de resíduos e impactamos positivamente a pegada de carbono, alinhando-se com as tendências globais de sustentabilidade. Técnica e funcional, a metodologia Simple® emprega um mecanismo eficiente de administração da nutrição enteral, garantindo uma integração facilitada com os sistemas de alimentação já existentes nos ambientes de cuidado à saúde”.

Ronaldo também ressalta que “de maneira decisiva essa tecnologia não só dispensa o uso de embalagens plásticas para produtos destinados a sistemas fechados, como também elimina a necessidade de frascos plásticos em sistemas abertos”. Este avanço segundo ele, traz um aumento significativo na segurança e uma diminuição notável no risco de contaminação, representando um salto qualitativo tanto em eficiência quanto em sustentabilidade no campo da nutrição enteral.

Imagens ilustrativas dos modelos de embalagens propostos pela startup Enterall Healthcare.

A tecnologia x mercado

O mercado de fórmulas de alimentação enteral é promissor e deve crescer 30% nos próximos anos, atingindo aproximadamente US$ 12 bilhões em âmbito global. Ronaldo quer se tornar um dos principais nomes do ramo, e aposta na sustentabilidade. Nesse sentido, ele explica que: “O envelhecimento da população e o consequente aumento de distúrbios metabólicos e crônicos impulsionam a nutrição enteral. Porém, a reciclagem dos materiais utilizados ainda é irrisória. Por isso, aposto na embalagem antisséptica comum uma das maneiras mais eficazes para reduzir o impacto no ambiente. No Brasil, uma em cada quatro embalagens é reciclada. O potencial de crescimento é imenso, e com um ganho de sustentabilidade brutal”.

“Em resumo, a inovação apresentada não só resolve de forma eficaz diversas dificuldades técnicas e econômicas presentes na indústria de nutrição enteral, mas também gera resultados surpreendentes em termos de economia financeira, melhorias de qualidade, impacto ambiental positivo e simplificação do processo de produção e logística para produtos de sistema fechado. Tudo isso é um testemunho claro da originalidade e do impacto significativo da inovação”, finaliza Ronaldo.

O bem-estar importa!

Empresário, e com mais de 20 anos de experiência na indústria de alimentos e nutrição, Ronalo classifica que o bem-estar dos pacientes foi um dos fatores que culminaram no desenvolvimento para o desenvolvimento da tecnologia.

“A concepção da tecnologia Simple® foi guiada por uma mistura de considerações humanitárias, técnicas e ambientais, com uma ênfase particular no cuidado humanizado dos pacientes. Durante minha experiência em nutrição enteral, tornou-se evidente que detalhes aparentemente pequenos, como a embalagem dos produtos, podem influenciar significativamente a percepção de bem-estar dos pacientes. A transição de produtos acondicionados em embalagens longa vida para as embalagens plásticas características dos sistemas fechados pode ser preocupante para os pacientes, aumentando a sensação de um ambiente clínico e grave. A familiaridade das embalagens longa vida, comumente associadas a produtos alimentares cotidianos como leites e sucos, contrasta fortemente com as embalagens plásticas de sistemas fechados, que evocam uma aparência mais medicinal e hospitalar” informa.

“Portanto, ao desenvolver as soluções Simple®, procuramos criar uma experiência mais familiar e reconfortante para os pacientes, alinhando as embalagens com o contexto alimentar ao qual estão acostumados, ao mesmo tempo em que mantemos a integridade e a segurança dos produtos de nutrição enteral”, finaliza.

Disponibilidade no mercado das soluções Simple®

As embalagens cartonadas assépticas desenvolvidas com as soluções Simple® estão prestes a se tornar uma realidade no mercado. Ronaldo Leite, fundador da Enterall, acredita no compartilhamento de inovações benéficas independentemente da concorrência de mercado.

“A empresa está aberta a disponibilizar sua tecnologia para o setor. Em linha com essa estratégia, e após negociações detalhadas, a Enterall está se preparando para lançar seu primeiro produto utilizando a tecnologia SimpleClosed no segundo trimestre de 2023. Este lançamento não só colocará a Enterall na vanguarda do mercado de nutrição enteral, mas também a estabelece como pioneira global nesta solução inovadora”, informa Ronaldo.

Escrito por: redação Mais Floresta.

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

ÚLTIMAS NOVIDADES

+55 67 99227-8719
contato@maisfloresta.com.br

Copyright 2023 - Mais Floresta © Todos os direitos Reservados
Desenvolvimento: Agência W3S