A principal dúvida que o setor florestal está questionando é sobre o que muda com a passagem da Bayer Saúde Ambiental (Bayer Florestas) para Envu, a nova organização independente criada a partir da compra desta unidade de negócio da multinacional alemã pelo fundo de private equity Cinven.
A redação do Mais Floresta (www.maisfloresta.com.br) conversou com exclusividade com Mário Henrique Lussari, líder de Operações Comerciais da Envu no Brasil, para responder a esta e outras questões.
“A Envu já nasce com um histórico de 50 anos, herdado da Bayer e de outras importantes empresas do setor que foram responsáveis por formar um portfólio com produtos reconhecidos no segmento e a única empresa 100% focada no negócio de Saúde Ambiental. A equipe de profissionais e toda a estrutura operacional é a mesma, “99% da equipe fica”, diz Lussari.
Segundo ele, o portfólio permanece o mesmo que todos já conhecem e confiam, somente os produtos à base de glifosato que continuam com a Bayer. Em relação às embalagens, haverá um período de 2 anos (portanto, até março de 2025) em que a logo Bayer será progressivamente sendo substituída pelo logo Envu nos produtos.
A Envu continua com acesso ao pipeline da divisão Crop Science da Bayer, ao mesmo tempo em que tem agora a oportunidade de acessar ingredientes ativos de outras empresas baseadas em pesquisa – o que potencializa a capacidade de inovação da nova companhia por meio de novas parcerias e colaborações externas.
A Envu não tem foco no desenvolvimento de moléculas, mas seguirá contando com a unidade de pesquisa em Paulínia (SP) para o incremento do portfólio. “O Brasil tem papel estratégico na operação global da Envu, corroborando o foco em impulsionar a inovação, acelerar o crescimento e ampliar ainda mais o portfólio de produtos, um compromisso apoiado por nosso centro de desenvolvimento em Paulínia”, salienta Lussari. Em Paulínia, a Envu mantém um laboratório com mil metros quadrados e 6 hectares de área de campo.
Lançamento na Expoforest 2023
Na Expoforest, a Envu trará uma agenda bastante dinâmica e novidades muito interessantes para o segmento florestal. Haverá o lançamento de um inseticida disruptivo no mercado brasileiro, para o controle do psilídeo de concha. Além disso, a Envu mostrará sua forte atuação no mercado de restauração de áreas nativas, com um método revolucionário apoiado pelo Esplanade NA, que permite baixar radicalmente o custo de controle de plantas daninhas nessas áreas. O Programa de Excelência em Pulverização (PEP) da companhia também terá destaque na Expoforest, ocasião em que todo o time de Florestas da Envu no Brasil estará reunido para receber os clientes e parceiros.
Escrito por: redação Mais Floresta.