Estiagem e risco de queimadas alertam autoridades em MS; conscientização da população é fundamental

A estiagem está chegando e Mato Grosso do Sul já começa a sofrer os impactos das queimadas. Recentemente um grande incêndio tomou conta do Pantanal e foi necessário mobilizar apoio de várias equipes do país para situação ser controlada.

A região de Três Lagoas, assim como em diversas cidades do Estado já sofre os impactos da estiagem, sempre predominante entre maio e outubro. Nessa época os cuidados devem ser redobrados devido os milhares de hectares de florestas existentes na região.

Há alguns anos, a incidência de incêndios era maior, mas com a chegada das fábricas de celulose, as empresas tomaram medidas rígidas para combater as queimadas.

Incêndio florestal – Imagem: arquivo Perfil News.

A estiagem trata-se de um período de chuvas abaixo da média, que muitas vezes vem acompanhado por ondas de calor. Com pouca água, terra seca e sem perspectiva de chuvas.

Três Lagoas é reconhecida como um ‘polo florestal’ quando o assunto é plantação de eucalipto no país. Cidades como Água Clara, Selvíria e Ribas do Rio Pardo também estão entre os municípios com as maiores áreas de árvores plantadas a nível Brasil.

Grande parte da renda desses municípios depende das fábricas de celulose instaladas nas cidades da região. E as empresas têm um olhar preventivo quando o assunto é queimadas. Elas realizam várias campanhas educativas, já que a obra-prima das fábricas, a qual são os eucaliptos, também acaba ficando ‘na mira’ dos incêndios que costumam acontecer com frequência nesta época do ano.

Além dos serviços realizados pelos militares e também as brigadas das empresas de celulose, que fazem um ótimo trabalho preventivo de combate a incêndios.

A Polícia Militar Ambiental presta uma atenção maior a área rural da cidade. Nos locais, os militares realizam uma operação que é identificar os lugares que tiveram focos de incêndios nos últimos anos.

Prevenção

Como prevenir sempre é a melhor opção, abaixo algumas medidas que podem evitar o início de focos de incêndios e a dispersão do fogo pela vegetação:

  • Sempre capinar em volta e tirar o mato do local onde for fazer uma fogueira ou colocar velas;
  • Ao abandonar uma fogueira, apagar com água ou terra;
  • Manter fósforos e isqueiros fora do alcance das crianças;
  • Fazer aceiros ao redor de casas, currais, celeiros, armazéns, galpões etc.;
  • Manter os aceiros sempre bem roçados;
  • Optar, sempre que possível, por estratégias alternativas ao uso do fogo, como roçada manual ou por máquinas e plantio direto;
  • Não jogue garrafas de vidros, bitucas de cigarros nos acostamentos das rodovias;
  • Se for fazer uma queimada controlada, fazer no fim da tarde ou de manhã cedo e com a autorização dos órgãos competentes.

Informações: Perfil News.

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

ÚLTIMAS NOVIDADES

+55 67 99227-8719
contato@maisfloresta.com.br

Copyright 2023 - Mais Floresta © Todos os direitos Reservados
Desenvolvimento: Agência W3S