Exclusiva – Confira as cinco palestras do último dia do Florestas Online, com temas inovadores sobre o setor florestal

O quinto e último dia do evento foi contou com programação rica em ciência, novas tecnologias e inovação no setor

O Florestas Online – Primeiro Congresso Florestal Online do Brasil (https://florestasonline.com.br), chegou ao seu último dia, fechando a sua robusta programação com pautas atuais e relevantes sobre o setor. A maior parte dos temas são exclusivos, sendo assim uma experiência única para o seus participantes agregarem conhecimento.

O evento que é gratuito, e garante certificação, nesta edição contou com mais de 3 mil inscritos, e foi realizado entre os dias 14 a 18 de outubro, na modalidade online e ao vivo no Canal do Youtube https://www.youtube.com/@FlorestasOnline, com o intuito de oferecer maior conforto e possibilidades aos participantes.

Cinco palestras selaram o encerramento do evento trazendo os seguintes temas: tecnologias na gestão florestal, prospecção de terras e florestas, mercado de mudas, ciências florestais e biomassa para produção de energia. No evento, ao final de cada palestra, participantes do Brasil, e de outras diversas nacionalidades interagiram ao vivo, fazendo perguntas aos palestrantes e esclarecendo dúvidas.

O Florestas Online é uma realização da Paulo Cardoso Comunicações (https://www.paulocardosocom.com.br/), e contou com parceria institucional da Embrapa Florestas (https://www.embrapa.br/florestas).

Palestras – Dia 5

Cada palestrante contribuiu com temas que foram destaque em cada uma das palestras apresentadas no dia, confira:

“Essa é uma tecnologia que vem para trabalhar em conjunto com as metodologias tradicionais, uma vez que a gente entende que, tradicionalmente essas metodologias de medição de campo tem uma eficiência muito boa, o LiDAR pode ser empregado operacionalmente sim, em grande escala. Mas ele vem como um subsídio às operações já existentes, então a gente não vai deixar de fazer uma operação para fazer outra. No caso a gente vai fazer as operações concomitantemente, cada um no seu devido momento”, frisou Leonardo Ippolito Rodrigues, especialista sênior do departamento de planejamento na CENIBRA, ao responder a uma questão de uma participante do evento, sobre a possibilidade da tecnologia LiDAR substituir o inventário florestal. No Florestas Online, o tema abordado ele foi: ‘O papel das novas tecnologias na gestão florestal: LiDAR e Algorítimos Inteligentes’.

“O preço da terra agrícola no Brasil quase dobrou nos últimos três anos, chegando no valor médio de R$ 55,02 mil reais por hectare em 2023. Isso está atrelado também ao aumento de ativos biológicos. Então tudo isso vem proporcionando um salto de valor, atraindo investidores tanto internos, quanto externos”, informou sobre o ‘boom’ das commodities agrícolas e aumento de área no país, Richard Respondovesk, diretor comercial na Maxitree, que falou no evento sobre ‘Como a Maxitree vem transformando a prospecção de terras e florestas em oportunidades de valor’.

“A gente acredita que o aumento de demanda por muda vai crescer a cada ano. Nós estamos vendo todos esses players vindo aí, e nos estamos nos preparando para isso. Como comentei também, nós estamos com um novo viveiro no Piauí, e já é realmente para a gente aumentar o nosso volume de produção, principalmente em cada em cada Estado (…) Então estamos aumentando produção em viveiros parceiros, em viveiros próprios, para atender da melhor forma possível. E além de aumentar a nossa capacidade produtiva para atender toda essa demanda, também estamos aumentando o nosso time, pois consequentemente, precisamos de mais pessoas para fazer esses atendimentos e com excelência”, ressaltou Lais Madaschi, gerente operacional na ArborGen, que teve como tema de sua palestra: ‘O cenário atual e futuro do mercado de mudas eucalipto do Mato Grosso’.

“O Brasil tem oportunidades nas mãos para se tornar protagonista nas conexões florestais de ciências florestais e mudanças climáticas. E o ensino e pesquisa em ciências florestais precisa ganhar destaque, aqueles 2% de tese ligada à mudança do clima é baixíssimo, então o Brasil, todos, bem como a academia precisa se movimentar e buscar parcerias. A gente precisa de colaboração, então a gente busca ser uma das vozes que fala sobre a colaboração em todas as escalas possíveis. E aos estudantes, eles precisam buscar a capacitação além da sala de aula, porque a maioria não vai atuar dentro do centro acadêmico de pesquisa”,pontuou em suas considerações finais Rodrigo Hakamada, Professor na Esalq/USP, que abordou no evento sobre ‘Ciências Florestais: Qual o nível de envolvimento da academia nas pesquisas florestais em ligadas às mudanças climáticas?’

“Há uma confusão no meu entendimento aqui na questão da matriz energética, pois o setor que consome biomassa para produção de vapor, e com geração de energia, não aparece nos dados da matriz energética brasileira somente aparecem as geradoras, que são sucroalcooleiras e as usinas independentes. As usinas de cana por exemplo tem uma sobra anual de bagaço que acaba entrando e ajudando um pouco o setor de biomassa industrial, na baixa do valor da energia… Isso acaba atrapalhando o setor florestal e ao mesmo tempo ajudando a indústria. Porém é um produto bem inferior, ao eucalipto. Mas a questão aqui é fazer o comparativo e a provocação do porque que não ter o dado na matriz energética da parte de vapor e cogeração”, comentou Deodato Costa, consultor na FLOREST, em sua explanação no evento, apontando dados em uma planilha da ANEEL. O tema abordado em sua palestra foi: ‘Plantios adensados de eucaliptos para produção de biomassa para energia em curta rotação‘.

Assista abaixo as palestras completas do 5º dia do Florestas Online:

Confira as edições anteriores no link abaixo:

https://www.youtube.com/@FlorestasOnline/playlists

Siga o Florestas Online nas redes sociais:

@florestasonline | Facebook

@FlorestasOnline | Youtube

@maisfloresta | Instagram (mídia oficial)

Escrito por: redação Mais Floresta.

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

ÚLTIMAS NOVIDADES

+55 67 99227-8719
contato@maisfloresta.com.br

Copyright 2023 - Mais Floresta © Todos os direitos Reservados
Desenvolvimento: Agência W3S