Exclusiva – Empresa do Grupo Innovatech se funde com Smart3 Consultoria Florestal

A fusão cria uma empresa de atuação global em consultorias estratégicas para o agronegócio, florestas e sustentabilidade

Cada vez mais as atividades de alto desempenho e produtividade no campo envolvem tecnologia de ponta, sustentabilidade e inovação. Neste sentido, recentemente foi realizado o anúncio da fusão da ESG Tech Consultoria www.esgtech.com.br (empresa do Grupo Innovatech) com a Smart3 Consultoria Florestal, que visa atender as principais demandas do segmento.

João Comério, CEO e presidente do Conselho na ESG Tech Consultoria, destacou em uma publicação em rede social, que a fusão preza por “melhor atender stakeholders e garantir a oferta de serviços inovadores aos setores do agronegócio, florestal e em sustentabilidade”.

“Em 2011, quando o Robinson Cannaval e eu escrevemos a primeira carta aberta ao mercado informando a criação do Grupo Innovatech, falamos em contribuir para o desenvolvimento do Setor Florestal Brasileiro e ter um modelo de negócios baseado em gestão de ativos florestais, inovação e tecnologia, serviços especializados e consultorias técnicas e empresariais. No tema de consultorias crescemos de forma sustentável, entregando aos clientes projetos inovadores e mantendo uma relação próxima e de qualidade com todos” conta João Comério na publicação.

Os sócios-fundadores da Smart3, Gabriel Ribas e Mario Coso, também realizaram em rede social o anúncio da fusão em Carta Aberta, direcionada a parceiros, clientes, stakeholders e amigos: “Com a fusão, unimos forças com a ESG Tech Consulting, uma parceira estratégica de longa data, cujos valores e visão alinham-se perfeitamente com os nossos. Esta união nos permite formar uma nova entidade, preparada para enfrentar os desafios com ainda mais robustez e capacidade de entrega.”

“Estamos comprometidos em garantir uma transição suave e transparente para todos os envolvidos. Estejam atentos para mais informações sobre como esta união impactará positivamente nossas operações e projetos. (…) Juntos, estamos prontos para abraçar esta nova fase. Continuaremos a priorizar nossos valores fundamentais de respeito, comunicação e transparência, enquanto nos esforçamos para oferecer o melhor serviço possível. Obrigado por fazerem parte desta jornada conosco”, enfatizam na publicação.

Sede do Grupo Innovatech e da ESG Tech Consultoria em Campinas – SP.

Fusão & ganhos

Com a fusão das duas empresas (ESG Tech Consultoria e Smart3) os portfólios e cases de sucesso foram ampliados significativamente, resultando em ganhos e sinergias importantes:

1. Passarão a ter escritório em Curitiba para melhor atendimento de clientes na região Sul do Brasil;

2. As experiências das equipes e dos sócios são complementares;

3. Reforço nos valores empresariais: modelo de gestão único nas consultorias brasileiras com conselho, comitês, governança corporativa baseada nos princípios do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), onde ambas as empresas são associadas, além de sólido ciclo de planejamento estratégico e outros atributos;

4. Vasto portfólio, com mais de 300 projetos de consultorias já executados;

5. Base ampliada de clientes no Brasil, América Latina, Europa, Ásia, América do Norte e África;

6. Plano de expansão: prevê a ampliação da atuação internacional.

Ao Mais Floresta (www.maisfloresta.com.br), João Comério, falou sobre expectativas, desafios, diferenciais com a fusão ESG Tech Consultoria X Smart3, e ganhos para o setor florestal.

Mais Floresta – Quais os principais diferenciais que os setores do agro, florestal e sustentabilidade podem encontrar com a nova empresa pós-fusão?

João Comério – Gente. Gente boa é nosso diferencial!

As duas empresas possuem equipes muito diversas de profissionais, sobre o ponto de vista de formações acadêmicas, qualificações, especializações, preferências de atuações, realizações de projetos, orientação digital, entre outras. Com isso, a nova ESG Tech Consultoria tem como seu principal diferencial a qualidade, engajamento e alegria em servir aos nossos clientes na busca incessante de relações de qualidade.

São profissionais qualificadíssimos e com vasta experiência em consultorias estratégicas nos três segmentos citados. Outro ponto, é que a nova ESG Tech Consultoria atua em projetos em todos os continentes e, ao longo da história, passamos de 300 projetos realizados.

Quando começamos a discutir o processo de M&A com todos os sócios, rapidamente chegamos à conclusão de que os princípios que temos como “consistência metodológica, fatos, experiência, colaboração e relações de longo prazo”, devem permanecer no centro de nossas atuações e são princípios comuns aos nossos negócios pré-fusão.

A combinação dessas competências permitirá oferecermos ao mercado soluções ainda mais completas, tendo ESG como centro, o que contribui decisivamente para o desenvolvimento dos setores em que atuamos.

Por fim, e não menos importante, lembro que aumentamos muito a nossa cobertura geográfica e capilaridade. Nossa Equipe faz muitos estudos de estratégia e inteligência de mercado e, para estes estudos, sempre usamos o que tem de mais avançado em geotecnologias, geomarketing e informações, mas não renunciamos à presença física para validações em campo. Somos uma empresa de consultoria que não desiste de estar ao lado dos clientes e das suas operações.

Mais Floresta – Quais as principais tendências que a nova ESG Tech Consultoria vê para o setor florestal no curto e no longo prazo em inovação e tecnologia?

João Comério – Lembro que a ESG Tech Consultoria é uma empresa com atuação em agronegócio, florestas e sustentabilidade. Temos atuações sólidas nestes três segmentos e globalmente. Focando em sua pergunta sobre florestas, estamos vivendo momentos transformacionais e de disrupção tecnológica. O Brasil é um celeiro de oportunidades para continuar sua vocação de vanguarda florestal.

Somos pioneiros em muitas conquistas e temos de avançar. Como sempre digo em palestras, nós precisamos “inovar, inovar e inovar, de preferência nesta sequência!

Se me permitir, gostaria até de não dividir em curto e longo prazo; temos algumas megatendências (gosto mais de enxergar oportunidades) que batem à nossa porta e penso que temos que tratá-las de forma prioritária. Entre elas, posso citar:

Produtividade (tanto silvicultural, como produtividade lato sensu), transformação digital, inovação aberta, crescentes custos, outros usos da madeira e de produtos não madeireiros e agenda ESG.

Tratamos todos estes temas como prioridades junto aos nossos clientes, tendo no “core” de cada projeto ou operação a agenda ESG e, a partir dela, desdobramos em estratégia, planos de negócios, estudos de mercado, estratégia de entrada em mercados, inovação, site location, entre outros temas/projetos que atuamos.

Mais Floresta – Quais as principais metas da ESG Tech Consultoria, ainda para 2024 visando estes setores?

João Comério – A fusão nos permitirá uma maior capilaridade e atuação em projetos de maiores envergaduras e complexidades. Contamos com vários profissionais com diferentes formações, especialidades e com vasta experiência em consultorias e gestão de negócios. Nossa carteira está ainda maior e mais sólida, mas estamos focados no agronegócio (antes e depois das porteiras, como dizemos), floresta e sustentabilidade. Isto nos permitirá incrementos nas relações de qualidade com nossos clientes, tema que está em nosso DNA.

Não perdemos tempo e já trabalhamos fortemente já nestes primeiros dias para acelerar o processo de integração. Também já estamos em contato com clientes para discussões de como podemos aumentar nossa contribuição no crescimento e sustentabilidade deles.

Mais Floresta – Como a empresa vê a relevância da inovação e tecnologia para o desenvolvimento do setor florestal brasileiro?

João Comério – Atuamos neste segmento nos últimos 11 anos e nossa principal contribuição tem sido a estruturação da governança deste tema junto aos nossos clientes. Saindo um pouco do contexto da ESG Tech Consulting, criamos recentemente um clube de investimentos (grupo sênior de investidores estratégicos), para que possamos investir e apoiar empreendedores com visão de inovação (não apenas tecnológica, mas inovação em sua essência e lato sensu). Desta forma, permitiremos que estes empreendedores (startups), cresçam e ofereçam ao mercado soluções e produtos para que aumentemos a competitividade dele.

Inovação, tecnologia e inteligência de mercado estão em nosso DNA, e ofertamos sempre projetos com vieses tecnológicos (digital solutions). Este viés de inovação sempre está e estará a serviço de nossos clientes. 

Nosso trabalho visa desenvolver produtos e soluções inovadores, que possam ser usados em nossas atividades no Brasil e por nossos clientes que muitas vezes têm atuações globais. Se olharmos as megatendências que citei acima, o tema inovação é transversal a todas elas.

Mais Floresta – Sobre o plano de expansão para atuação da empresa, há algum prazo estabelecido a respeito?

João Comério – A fusão nos trouxe oportunidades de sinergias que estão em fase de implementação, mas a maior diversidade da Equipe, capilaridade, cobertura geográfica e portfolio são os grandes ganhos para este ano.

Nossas metas são bem claras e tenho certeza de que o mercado vai se beneficiar desta nova ESG Tech Consultoria, que surge ainda mais forte e com uma equipe de profissionais brilhantes a serviço de todos nossos clientes atuais e futuros.

Para saber mais, acesse www.esgtech.com.br, ou entre em contato com a ESG Tech via e-mail faleconosco@esgtech.com.br.

Escrito por: redação Mais Floresta.

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

ÚLTIMAS NOVIDADES

+55 67 99227-8719
contato@maisfloresta.com.br

Copyright 2023 - Mais Floresta © Todos os direitos Reservados
Desenvolvimento: Agência W3S