Exclusiva – Grupo Equilíbrio Florestal apresentará no BioComForest tecnologias inovadoras de combate a incêndios

Grupo é pioneiro no desenvolvimento e comercialização de veículos especializados para o controle de incêndios florestais

Com presença confirmada no BioComForest 2024, evento que acontecerá nos dias 30, 31 de julho e 1º de agosto na fazenda Lageado/Unesp, de Botucatu (SP), o Grupo Equilíbrio Florestal (https://equilibrioflorestal.com.br/) agregará a programação do evento com soluções inovadoras focadas no combate a incêndios florestais. Entre as novidades a serem apresentadas através da Equilíbrio Equipamentos de Proteção Ambiental (https://equilibrioepa.com.br/), se destacam um novo caminhão multifuncional no segmento, e também um equipamento com propostas de propulsão elétrica.

O BioComForest é uma oportunidade única para contato e troca de experiências entre empresas especializadas, fornecedores e clientes. Os ingressos para o evento ainda estão com preços especiais no site www.biocomforest.com.br, até o dia 25/07, para estudantes e cota única. Grupos acima de cinco pessoas também conseguem obter desconto especial. 

A programação do evento contará com 30 palestras de renomados profissionais com amplo know-how nos segmentos, debates para cada tema, Curso Teórico e Prático de Compostagem, além de dias de campo e feira com a presença de grandes empresas dos três segmentos. Acesse o site oficial e confira mais detalhes.

As principais empresas de biomassa, compostagem e floresta, estarão reunidas no evento, trazendo o que há de mais moderno e inovador nos setores, com novidades em soluções, e maquinários pesados, que prometem ser as ‘grandes estrelas’ da feira.

Histórico com sustentabilidade e inovação

Fundado em 1996, com a missão de contribuir para a sustentabilidade do setor florestal, desenvolvendo, implementando e operando tecnologias, com integração de recursos, visando otimização e melhoria de desempenho, o Grupo Equilíbrio Florestal possui vasta experiência, com atuação em áreas de conservação ambiental, incluindo a implementação de sistemas avançados de monitoramento de qualidade.

Além disso, o Grupo é pioneiro no desenvolvimento e comercialização de veículos especializados para o controle de incêndios florestais, empregando recursos tecnológicos de ponta que fortalecem suas ações estratégicas e garantem eficiência.

Alguns dos equipamentos que estarão no BioComForest pela Equilíbrio Equipamentos de Proteção Ambiental:

A redação do Mais Floresta (www.maisfloresta.com.br) falou com Alberto Jorge Laranjeiro, diretor no Grupo Equilíbrio Florestal, que destacou a relevância na utilização da tecnologia no combate a incêndios florestais, bem como as principais estratégias utilizadas e equipamentos inovadores no segmento, que serão apresentados na primeira edição do BioComForest.

Mais Floresta – Pioneiros no desenvolvimento e comercialização de veículos especializados para o controle de incêndios florestais, o que destaca como estratégia fundamental atualmente com a implementação de tecnologias nesta área?

Alberto Laranjeiro – Pontuaria basicamente em três tópicos:

  • A estratégia fundamental é o emprego de equipamentos de combate a incêndios que otimizam o uso da água, com tecnologia para uso de supressante/retardantes de chama, permitindo que os veículos possam transportar menos água e ter utilização em outras funções.
  • Transportar menos água permite o uso de veículos mais leves e ágeis. Veículos multifuncionais viabilizam economicamente um número maior de unidades de combate e, assim, com maior distribuição na área, reduzindo a distância até os incêndios.
  • A sinergia entre veículos mais ágeis e multifuncionais resultam em menor tempo entre detecção do incêndio e início do combate, facilitando o controle e reduzindo a área queimada.

Mais Floresta – Quais os principais diferenciais no Sistema Integrado de Proteção Florestal (SIPF) e Sistema de Monitoramento da Qualidade Florestal (SMQF)?

Alberto Laranjeiro – Os principais diferenciais empregados são a sinergia entre os sistemas de monitoramento e as operações de proteção florestal e monitoramento, que associam experiência, conhecimento e tecnologia, na coleta, processamento e disponibilização das informações para tomada de decisão ágil, seja no monitoramento de pragas e doenças florestais, aspectos ambientais diversos ou da qualidade das operações florestais.

Mais Floresta – Quais tecnologias são utilizadas nos sistemas SIPF e SMQF?

Alberto Laranjeiro – Destacamos as seguintes soluções e tecnologias:

  • Planejamento das operações de monitoramento e proteção;
  • Equipamentos de alto desempenho para combate a incêndios;
  • Software especialistas de coleta de dados, com recebimento automático da programação, coleta de dados organizada, otimizada e com consistência, com transmissão automática dos dados por sistemas sem fio (dados de celular, Wi-fi, etc);
  • Armazenamento automático dos dados em bancos especializados;
  • Software especialistas e análise de dados;
  • Disponibilização automática dos resultados através de portais acessíveis pelos clientes.

Mais Floresta – Qual o planejamento e estruturação podem ser aplicados no monitoramento florestal a fim de se obter um controle mais efetivo contra incêndios?

Alberto Laranjeiro – Para maior efetividade o planejamento e estruturação devem abranger:

  • Ações de Prevenção;
  • Treinamento e Formação da equipe;
  • Sistema de detecção dos focos de incêndio;
  • Ferramentas, Equipamentos e Métodos de controle;
  • Plano emergencial.

Mais Floresta – Com presença confirmada no BioComForest 2024, quais de suas tecnologias e soluções a empresa irá apresentar?

Alberto Laranjeiro – Vamos dar destaque às opções de equipamentos de combate a incêndio que desenvolvemos.

Só para equipamentos portáteis para equipar pick-ups, temos mais de 120 configurações, variando modelos e tamanhos dos tanques para água, tecnologia empregando automaticamente, ou não, supressantes/retardantes de chama, conjuntos motobomba, carretel e mangueira.

Também vamos apresentar propostas para caminhões de combate a incêndios, com ou sem carrocerias especiais/multifuncionais. Neste caso, nossas propostas são diferentes e complementares, em relação aos caminhões pipas tradicionais.

Trabalhamos com vazões menores (otimização de água, aumentando a autonomia), pressões maiores (melhorando a operação com mangotinhos – mais longos e leves) e emprego automatizado de supressantes/retardantes, para aumentar a eficiência da água.

Mais Floresta – Há planos para lançamentos de novos projetos? Se sim, para quando é previsto?

Alberto Laranjeiro – Em relação aos equipamentos de combate a incêndios, vamos apresentar no BioComForest várias novidades, destacando um novo caminhão multifuncional e um novo equipamento, que marca o início da Equilíbrio com propostas de propulsão elétrica para os equipamentos.

Mais Floresta – O que se espera em relação a novas tecnologias na proteção florestal para os próximos anos? Quais perspectivas de mercado?

Alberto Laranjeiro – Nesse sentido, é previsto um aumento do emprego das tecnologias remotas, integradas aos atuais sistemas de monitoramento, bem como da coleta digital de informações, e uma melhoria da detecção de focos iniciais de incêndio, por sistemas automáticos de análise de imagens (visíveis, termais, etc), seja por estações fixas terrestres ou móveis e aéreas, via satélites ou drones.

Mais Floresta – O que achou da novidade de o BioComForest unir biomassa, compostagem e floresta?

Alberto Laranjeiro – Interessante focar num uso específico da madeira, junto com o tema que é comum a todos: silvicultura. Neste caso, quem lida com biomassa e compostagem, aproveita de modo integral. Nem sempre certos usos têm espaço adequado nos eventos.

Mais Floresta – Que convite faria para os seus clientes para o BioComForest?

Alberto Laranjeiro – Venham ter contato com as novidades dos processos envolvidos na produção e proteção de biomassa e compostagem.

Acesse o link e garanta seu ingresso com valor especial para o BioComForest:

https://eventos.fepaf.org.br/evento/ev96–biocomforest-feira-internacional-de-biomassa-compostagem-e-floresta

Para mais informações sobre o BioComForest 2024 acesse www.biocomforest.com.br, ou envie e-mail para comercial@biocomforest.com.br ou entre em contato através do Whatsapp (67) 99227-8719.

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

ÚLTIMAS NOVIDADES

+55 67 99227-8719
contato@maisfloresta.com.br

Copyright 2023 - Mais Floresta © Todos os direitos Reservados
Desenvolvimento: Agência W3S