Exclusiva – iNovaland® estabelece raízes no Brasil para melhor atender comunidades e às partes interessadas na restauração de florestas

Empresa está iniciando o segundo ciclo do programa FASB, com duas novas parcerias no Brasil, uma com o BNDES, por meio do Programa Floresta Viva, e outra com a Suzano, com atividades até 2030; saiba mais

“O Brasil têm um imenso potencial para restauração florestal, principalmente no seu bioma mais impactado pela ocupação territorial, a Mata Atlântica”, diz Márcio Braga, Diretor do iNovaland Brasil. E é com este foco imediatista, que a empresa, pertencente a holding iNovaland Group, visa liderar a implementação de  um corredor ecológico conectando mais de 150.000 hectares de remanescentes florestais da Mata Atlântica na região da Hileia Baiana, abrangendo o norte do Espírito Santo e o sul da Bahia. Este é apenas um dos projetos em destaque no país, que acontece por meio de parcerias com empresas, agências governamentais e instituições regionais.  

A iNovaland Group Holding, é constituída pela iNovaland Investment Ltd, pela NGPTA Lda, e pela iNovaland Brasil Ltda. O grupo possui sede em Portugal, Reino Unido e Brasil, e conta atualmente com uma equipe de 20 profissionais, atuando na gestão de investimentos na restauração florestal e uso sustentável do solo, incluindo a silvicultura, agrofloresta, agricultura climaticamente inteligente e projetos de fixação do carbono. Desde 2021 o grupo desenvolve projetos na América do Sul e África Ocidental.

Ao Mais Floresta (www.maisfloresta.com.br), Márcio Braga, falou com exclusividade sobre projetos já executados no país, dados, metas e parcerias relevantes no segmento. Confira.

Mais Floresta – O que significa para a equipe, o lançamento da iNovaland Brasil Ltda?

Márcio Braga – É um marco histórico para a equipe, que vê a empresa acreditar no seu trabalho e apostar na abertura de nova unidade de negócio no Brasil. Com este passo, queremos levar o nosso modelo de sucesso a todo o país, criando uma visão de sustentabilidade da empresa em território brasileiro.

Mais Floresta – A iNovaland® é um grupo de origem no Reino Unido e agora abre uma unidade no Brasil. Qual é a visão da empresa para negócios no Brasil?

Márcio Braga – A nossa missão é restaurar e regenerar florestas e paisagens degradadas em benefício das pessoas, da natureza e do clima. No Brasil desenvolvemos um modelo inovador com o programa FASB, que funciona e gera resultados de impacto para famílias rurais e tradicionais. A visão de negócio da iNovaland Brasil, é criar oportunidades por meio da expansão desse modelo de sucesso para novos territórios.

Mais Floresta – Com a atuação no Brasil desde 2021, quais aprendizados e diferenciais para alavancar projetos socioambientais com o engajamento do público certo? Como foi essa trajetória até o lançamento da iNovaland Brasil Ltda?

Márcio Braga – O principal aprendizado tem a haver com a importância do respeito pela diversidade regional e desenvolvimento de projetos derivados de uma necessidade e vontade das instituições regionais, escutando os anseios e necessidades das comunidades tradicionais. Nós trabalhamos em colaboração com as comunidades locais, empresas e partes interessadas para revitalizar florestas e paisagens degradadas, criando um impacto positivo duradouro nas pessoas, na natureza e no clima. E para tal, criamos uma equipe técnica fortemente ancorada localmente, que fornece um apoio técnico de qualidade, com monitoramento de indicadores que apresentam a evolução das práticas de campo, garantindo transparência as partes interessadas e segurança nos investimentos aportados e, com isso, construindo parcerias sólidas e garantindo a confiança das instituições regionais.

Mais Floresta – De que forma a empresa atua em suas parcerias? O que já há firmado no Brasil?  

Márcio Braga – A nossa abordagem baseia-se em estratégias simples, mas poderosas que capacitam as comunidades a tornarem-se administradores das suas próprias terras, florestas, paisagens e culturas. Investimos, incubamos e aceleramos projetos, incluindo a restauração de florestas naturais, sistemas agroflorestais, agricultura inteligente em termos climáticos e iniciativas de carbono e biodiversidade. Através do nosso trabalho, estamos a restaurar ecossistemas, a melhorar a biodiversidade, a sequestrar carbono, a construir resiliência às alterações climáticas e a melhorar os meios de subsistência e a vida das gerações presentes e futuras.

Neste momento, estamos iniciando o segundo ciclo do programa FASB, que será expandido do sul da Bahia até ao norte do Espírito Santo, com duas novas parcerias no Brasil, uma com o BNDES, por meio do Programa Floresta Viva, e outra com a Suzano Papel e Celulose, que terão as atividades desenvolvidas até 2030.

Mais Floresta – O que uma empresa, instituição, comunidade e meio ambiente podem ter de avanço em seus negócios e impactos positivos por meio das operações iNovaland®?

Márcio Braga – A iNovaland® segue uma administração orientada para a comunidade, capacitando as comunidades locais para se tornarem administradores das suas próprias terras, florestas e culturas. Fornecemos soluções Inovadoras de investimento e incubação de projetos multiescala que promovam a restauração de florestas naturais, sistemas agroflorestais, agricultura climaticamente inteligente e iniciativas de carbono e biodiversidade. Com esta abordagem geramos um impacto holístico de restauração de paisagens e ecossistemas, aumento da biodiversidade, sequestro de carbono, resiliência às alterações climáticas e melhoramento dos meios de subsistência.

Mais Floresta – Quais são as contribuições e resultados já alcançados no país?

Márcio Braga – Com início de suas atividades em abril de 2021, o FASB investiu 3 milhões de euros em 45 projetos socioambientais do sul da Bahia com 34 instituições diferentes. Destes projetos temos 1.300ha contratados, dos quais 578ha já executados. As comunidades estão no centro do nosso trabalho. Como resultado, mais de 2.500 pessoas de famílias e trabalhadores foram envolvidas nas ações de treinamento, capacitação e participação do programa. Com as ações de cada projeto, o Programa FASB contribui para a preservação de mais de 6.000ha.

Mais Floresta – Qual é a expectativa para o desenvolvimento da empresa e de parcerias no território brasileiro? Qual a visão de futuro que a empresa possui para restauração e regeneração de florestas e paisagens degradadas?

Márcio Braga – Com a criação da iNovaland Brasil, pretendemos criar impactos positivos e duradouros nas pessoas, na natureza e no clima. Levando o nosso modelo de sucesso a todo o país, promovemos a integração de comunidades tradicionais com empresas do agronegócio, para que, juntos possamos contribuir para a conservação das florestas nativas, o uso sustentável do solo, a geração de renda para as partes interessadas, redução dos conflitos fundiários e consequente impacto positivo na paisagem e na vida das pessoas.

Saiba mais em:

iNovaland®: https://inovaland.earth/

FASB: https://fasb.inovaland.earth/ | @fasb.oficial

Escrito por: redação Mais Floresta.

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

ÚLTIMAS NOVIDADES

+55 67 99227-8719
contato@maisfloresta.com.br

Copyright 2023 - Mais Floresta © Todos os direitos Reservados
Desenvolvimento: Agência W3S