Exclusiva – Vale da Celulose: Bracell entrega estudo para a construção de fábrica de R$ 16 bilhões em MS

Anúncio oficial será feito em maio pela empresa, junto ao Governo do Estado

A Bracell, multinacional do grupo Royal Golden Eagle, deu um passo importante para a instalação de sua nova fábrica de celulose em Bataguassu (MS) ao tornar público o EIA/RIMA do projeto. Será a 6ª planta destinada à produção de celulose no Estado.

O investimento total previsto é de R$ 16 bilhões, com um prazo de até 38 meses para a conclusão das obras. A futura planta será localizada estrategicamente a cerca de 9 km da área urbana e a 3,9 km do Rio Paraná. A demanda anual de eucalipto como matéria-prima essencial para a operação da nova fábrica da será de cerca de 12 milhões de metros cúbicos.

Localização da nova fábrica Bracell em Bataguassu (MS).

A captação de água será realizada diretamente no rio, sem a necessidade de construção de barragens, e a empresa garante que 90% da água utilizada passará por tratamento antes de ser devolvida ao curso d’água.

Implantação

Conforme a publicação, a produção primária da unidade poderá seguir dois modelos distintos. O primeiro modelo é dedicado à celulose para papel, alcançando uma produção de 2.920.000 toneladas por ano, exceto nos anos com parada geral para manutenção, quando a capacidade será de 2.800.000 toneladas.

Durante coletiva de imprensa, na Cerimônia de Lançamento da Pedra Fundamental da Fábrica da Arauco, em Inocência, na última quarta-feira (09), o Secretário de Estado na SEMADESC, Jaime Verruck, confirmou que:Temos protocolado pela Arauco dois projetos de licenciamento ambiental, sendo um para Água Clara, e outro para Bataguassu. A empresa vai fazer uma nota oficial de prioridade no dia 6 de maio, quando estará junto ao Governo do Estado fazendo o anúncio efetivo de qual o projeto que irá iniciar. Pode ser uma, podem ser duas unidades, mas a prioridade será definida nessa data”.

O projeto também terá um impacto social relevante, com a criação de aproximadamente 12 mil empregos durante o pico das obras e 2 mil postos de trabalho permanentes na fase de operação.

Para acomodar trabalhadores, inicialmente, a Bracell construirá dois alojamentos com capacidade para 5 mil pessoas cada, organizados por módulos independentes.

Bataguassu (M), com aproximadamente 23.024 habitantes (est. IBGE 2019).

Produção de celulose kraft

O documento possui a seguinte informação para justificativa técnica e ambiental para a produção de celulose do tipo ‘kraft’ para papel:

“Na fábrica da BRACELL em Bataguassu-MS, será
adotado o processo de produção de celulose kraft.
Do ponto de vista ambiental, o processo kraft de
produção de celulose em comparação a outros tem
uma grande vantagem, pois permite a recuperação
dos produtos químicos utilizados no cozimento da
madeira, o que também proporciona a redução
da carga orgânica para o tratamento de efluentes
líquidos.”

Consolidando o Vale da Celulose

Reconhecido nacionalmente como o “Vale da Celulose”, Mato Grosso do Sul detém 24% da produção brasileira. O Estado possui a segunda maior área de eucalipto cultivado e lidera a produção de madeira para a indústria de papel e celulose. Sua vasta área florestal plantada o coloca como vice-líder nacional, atrás somente de Minas Gerais.

A pujante cadeia produtiva florestal sul-mato-grossense gera mais de 26,9 mil empregos (diretos e indiretos) e conta com um parque industrial em expansão: quatro fábricas de celulose em operação, a quinta (Arauco) em construção, e a sexta (Bracell) já confirmada, o que amplia oportunidades no setor, e eleva Estado a se posicionar como polo nacional na produção de celulose.  

Confira na íntegra a publicação da RIMA (Relatório de Impacto Ambiental), da Bracell no Imasul/MS:

https://www.imasul.ms.gov.br/wp-content/uploads/2025/04/RIMA-BRACELL-BATAGUASSU_final-31-03.pdf

Escrito por: redação Mais Floresta.

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

ÚLTIMAS NOVIDADES

+55 67 99227-8719
contato@maisfloresta.com.br

Copyright 2023 - Mais Floresta © Todos os direitos Reservados
Desenvolvimento: Agência W3S