Exclusiva – Relatório inédito aponta quais as principais tendências para o setor de base florestal em 2024

Consultoria especializada realizou um levantamento com um panorama geral sobre o futuro do setor nos próximos meses; confira

2024 começou, e com ele novidades para o agronegócio no Brasil. Bons ventos sopram a área, movidos por um mercado que segue aquecido, e com expectativas de expansão. A inovação e a sustentabilidade são vertentes que se unem para o progresso e a consolidação do setor de base florestal, que tem elevado o país a ocupar posições de destaque em rankings internacionais.

Para se ter uma ideia, em 2022, o setor de florestas plantadas no Brasil atingiu um novo recorde de valor adicionado ao Produto Interno Bruto (PIB) do país, chegando a R$ 107,2 bilhões, o que representa 1,3% do total – maior índice registrado desde o ano de 2012 –, de acordo com dados do Relatório Anual 2023 da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá).

No mesmo ano, em exportações os números também foram surpreendentes. No agro brasileiro, a celulose foi o quarto item mais exportado, movimentando US$ 14,29 bilhões, com 19,1 milhões de toneladas de celulose e 2,5 milhões de toneladas de papel. Segundo o levantamento, o Brasil é atualmente o maior exportador de celulose do mundo.

Nesse sentido, com o intuito de melhor informar sobre ‘o que vem pela frente’, Marcio Funchal, CEO da Marcio Funchal Consultoria lançou na data de hoje (01/02) em seu LinkedIn (https://www.linkedin.com/in/marciofunchal/), em parceria com o Mais Floresta (www.maisfloresta.com.br), o relatório: Tendências 2024 para o Setor de Base Florestal, que traz um panorama completo com insights, vetores estratégicos e novidades do setor direcionados para empresas, profissionais e estudantes se antenarem sobre os temas abordados.

A redação do Mais Floresta, falou com exclusividade com o CEO,  sobre como foi preparar o relatório. Confira.

Qual o intuito de preparar o relatório “Tendências 2024 para o Setor de Base Florestal”? E para quem este material é destinado?

Puxa, super pertinente esta dúvida, obrigado. Eu trabalho com consultoria empresarial há quase 30 anos. E neste período participei de dezenas de projetos orientando a gestão e estratégia para diferentes segmentos de negócio, e as empresas que produzem e processam madeira são um destes segmentos. Por vivenciar realidades e modelos de negócio tão distintos, eu me sinto superconfortável para conectar os insights mais disruptivos da gestão estratégia e de negócios de setores altamente competitivos, com o modelo de gestão conservador das companhias do setor de base florestal.

Então este material é voltado para todos os níveis de lideranças das companhias, desde o produtor florestal até a indústria de produtos acabados. O objetivo do material é sintetizar aspectos que já interferem nos negócios das corporações brasileiras, mas que muitas vezes fogem do radar tradicional dos gestores.

 O que o leitor poderá encontrar no relatório?

O leitor encontra disponível um conjunto de insights que norteiam rumos para o mercado de base florestal no Brasil para os próximos anos, mas já com desdobramentos em 2024. Ao todo, são apresentadas 12 tendências setoriais, agrupadas em 4 vetores estratégicos:

  • Política Nacional e Crédito;
  • Produção Florestal e Abastecimento de Indústrias;
  • Bioeconomia; 
  • Mercado de Produtos Industriais Baseados na Madeira.

Estas tendências visam apoiar as discussões sobre as Estratégias e Negócios das empresas. Independente do posicionamento da companhia, são assuntos que precisam estar na pauta de estudos internos e das reuniões de planejamento e coordenação.

Como foi preparar, e levantar as informações para o relatório?

Este material foi elaborado com a colaboração de players relevantes do mercado. Nós organizamos um grupo de trabalho envolvendo especialistas de renome de várias áreas do conhecimento: produção industrial, silvicultura, agricultura, conservação e restauração ambiental, logística, saúde e comportamento, educação corporativa, fintechs, edtechs, crédito e investimento, inteligência empresarial, marketing e políticas públicas. Entrevistamos atores de vários segmentos, cada um dentro do seu ramo de especialidade. Isso nos permitiu criar um conjunto de materiais para vários diferentes segmentos empresariais, tanto para a Indústria, Comércio e Serviços. Por fim, nós elaboramos este mesmo tipo de material (Tendências Setoriais para 2024) para vários segmentos. Claro, cada convidado do grupo tem sua estratégia individual para divulgar o documento produzido para o seu público. Eu escolhi fazer o lançamento do “Tendências 2024 para o Setor de Base Florestal” em parceria com o Mais Floresta, pela credibilidade do veículo e pela trajetória de sucesso Portal.

Qual a relevância de um levantamento como este para o setor?

Eu acredito que é uma excelente forma de impulsionar as discussões internas na companhia. Como consultor e conselheiro empresarial, eu sempre recomendo que o gestor tire os integrantes de sua equipe das suas respectivas zonas de conforto… Algo como o jargão do “pensar fora da caixa” ou “a maioria sempre está errada”, forma de pensar de Paul Rulkens, referência em gestão de alta performance. Por isso propor discussões e análises que fogem do pensamento comum são fundamentais… Testar os limites de uma ação, medir efeitos de riscos, tudo isso ajuda a avaliar os múltiplos resultados que uma ação pode proporcionar à empresa. Espero que eu alcance este propósito.

Confira o relatório completo:

Escrito por: redação Mais Floresta.

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

ÚLTIMAS NOVIDADES

+55 67 99227-8719
contato@maisfloresta.com.br

Copyright 2023 - Mais Floresta © Todos os direitos Reservados
Desenvolvimento: Agência W3S