Floresta Plantada ou Plantação Florestal? “Bullying!”

Artigo de Prof. José Otávio Brito e Prof. Mauro Valdir Schumacher

Mesmo antes de uma criança nascer, uma das primeiras providências dos pais é o da escolha do seu nome. Trata-se de um grande desafio, pois isso se constituirá numa das características marcantes na sua vida. Há mesmo quem afirme que o nome pode ser um referencial para o sucesso ou, contrariamente, constituir um potencial para “bullying”. Vamos transcrever isso para o setor florestal.

Nos anos 60, quando iniciou-se o grande programa de desenvolvimento do plantio de árvores para propósitos industriais em nosso país, o nome de batismo dado à “criança”, foi “Floresta Plantada”, e o termo se perpetuou. O sucesso foi alcançado, e está demonstrado pela pujança do setor. Muitos desafios foram superados, contudo, um deles ainda não o foi. Trata-se do “bullying” do “deserto verde”, da ”ausência de vida”, da “secagem do solo” etc. Com frequência, tais expressões vêm à tona. Será que isso tem a ver com o nome? Vejamos!

Segundo a FAO (The Food and Agriculture Organization) (1): a) Forest is a portion of land bigger than half a hectare (5.000m2 ) with trees higher than 5 meters and a tree canopy cover of more than 10 %, or with trees that will be able to meet these criteria; b) Forest plantations are forested areas artificially established by planting or seeding. The trees usually belong to the same specie (whether native or introduced), have the same age and are regularly spaced. The objective of forest plantations can be the production of wood and non-wood goods (productive forest plantations) or the provision of ecosystem services (protective forest plantations).

Nota-se que a FAO utiliza o termo “Forest Plantations” que, traduzido para a Língua Portuguesa, em termos efetivos, significa Plantações Florestais.

(1) https://www.greenfacts.org/glossary/def/forest.htm

No Brasil, o principal órgão que representa a cadeia produtiva de plantações florestais radicalizou sua identidade, denominando – se Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ). Pode-se entender o propósito de bem caracterizar o plantio de árvores no objetivo principal da produção de madeira para fins industriais, respeitando os ditames impostos pelos quesitos ambientais e sociais. Não se trata, portanto, da forma tradicional de como as pessoas leigas no assunto entendem o papel das florestas, fortemente atrelado aos conceitos das “florestas nativas“.

Considerando-se os plantios dos dois principais gêneros usados no Brasil para produção de madeira para a indústria, eucalipto e pinus, entende-se estar diante de monoculturas agrícolas que, quando comparadas à outros cultivos tradicionais, diferem, na essência, pelo maior tempo demandado para se realizar a colheita de seus produtos. Nesse contexto, vejamos alguns termos tradicionalmente usados para alguns importantes cultivos: Cultivo de milho → diz-se “Plantação de milho” ou “Milharal” e não Milho plantado ; Cultivo de algodão → diz-se “Plantação de algodão” e não Algodão plantado; Cultivo de café → diz-se “Plantação de café” ou “Cafezal” e não Café plantado. Inclusive, na própria área florestal, diz-se “Plantação de teca” e não Teca plantada, “Plantação de seringueira” ou “Seringal” e não seringueira plantada etc.

Levando-se em conta tais argumentos, deveria ser dada preferência aos termos: Cultivo de eucalipto → “Plantação de eucalipto” ou “Eucaliptal” e não Eucalipto plantado ; Cultivo do pinus → “Plantação de pinus” e não Pinus plantado.

Consequentemente… Cultivo de florestas → “Plantações Florestais” e não Florestas plantadas.

Diante dos fatos, em que pese opiniões divergentes, devidamente respeitadas, talvez fosse interessante “ir ao cartório” e “trocar o nome”, passando a usar o nome “Plantações Florestais”. Pode parecer um detalhe sutil, e ele o é, contudo, à exemplo dos outros cultivos agrícolas, a partir do nome, a função e o objetivo claro da produção econômica de madeira para fins industrias, talvez, possa ficar menos susceptível aos “bullyings”. Quem sabe? Tudo começa do começo!

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

ÚLTIMAS NOVIDADES

+55 67 99227-8719
contato@maisfloresta.com.br

Copyright 2023 - Mais Floresta © Todos os direitos Reservados
Desenvolvimento: Agência W3S