As históricas queimadas na Amazônia e no Pantanal fizeram a maior parte do Brasil ficar coberto por uma nuvem de fumaça
Com índices históricos de seca e queimadas, o Brasil tem mais de 80% do território coberto por fumaça, segundo informações do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
Há algumas semanas, a poluição que deriva da fumaça das queimadas não é nada exclusivo do Brasil. Milhões de hectares de florestas foram queimadas na América do Sul, principalmente na Bolívia. Também houve incêndios devastadores no Equador, Peru, Paraguai, Colômbia e Argentina.
No entanto, países da região amazônica enfrentam uma crise incomum porque a bacia da Amazônia, uma das regiões mais úmidas do planeta, esta passando por uma seca severa.
O resultado disso, conforme imagens dos satélites do Inpe, é 80% do Brasil afetado pela fumaça das queimadas.
Além da poluição proveniente das grandes queimadas na Amazônia, Pantanal, Cerrado e Bolívia, também há milhares de focos locais no Sudeste e no Cerrado. Isso levou a fumaça a lugares inéditos no Brasil.
O resultado dessa combinação é o risco a condições respiratórias graves pela população. Em Brasília, por exemplo, o número de pacientes hospitalizados por problemas respiratórios aumentou em 20 vezes nas últimas duas semanas.
Um estudo da UnB (Universidade de Brasília) detectou níveis de contaminação atmosférica até 16 vezes maiores que os valores de referência do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente).
O estudo destaca, portanto, o impacto da fumaça das queimadas na capital do Brasil.
Fumaça e qualidade do ar são graves problemas em cidades do Brasil, segundo moradores
Na capital São Paulo, a qualidade do ar chegou a níveis preocupantes, com pelo menos 40% dos paulistanos afirmando efeitos negativos na saúde devido à poluição do ar. Recentemente, São Paulo também obteve o título de cidade com pior ar do mundo, como consequência desse fenômeno.
Aliás, a fumaça que cobre o Brasil, bem como as queimadas e a qualidade do ar, é uma preocupação notória do brasileiro que pode ser exemplificada pelo Google. Segundo o Google Trends, nos últimos sete dias, buscas sobre “qualidade do ar” atingiram níveis recordes no Brasil.
Não por acaso, os três estados do Centro-Oeste correspondem pelo maior número de buscas, seguidos por Tocantins, São Paulo e Minas Gerais.
Com a mudança do clima em outubro, a previsão é que a fumaça abandone o Sudeste do Brasil até o fim do mês. No entanto, a Amazônia terá precipitação apenas no final de outubro, prolongando a presença da fumaça no Norte do país.
Com informações: uol / Foto destaque: fumaça cobrindo São Paulo (NOAA/Reprodução).