O manejo florestal sustentável adotado pela empresa mostra a importância do sistema em formato de mosaico para a conservação da fauna e da flora local
A Klabin disponibilizou o Resumo Público 2021 do Plano de Manejo da unidade Florestal do Paraná com os resultados consolidados de 2020. A unidade de manejo conta com uma área florestal total de mais de 421 mil hectares, sendo mais de 172 mil de vegetação nativa destinada à conservação. O documento reúne as políticas socioambientais e de sustentabilidade da Companhia, além de apresentar indicadores técnicos e econômicos da sua operação florestal, que destacam a importância do manejo adequado para a conservação do bioma da região.
A área florestal da Klabin no Paraná representa a maior mancha verde no Sul do país. Por meio dos estudos que são realizados pela Unidade Florestal da empresa, foram identificadas 1.213espécies de flora nas áreas da empresa no estado, sendo que 39 são consideradas ameaçadas de extinção; na fauna, foram encontradas 746 espécies nas áreas florestais da empresa, sendo que 67 estão nas listas oficiais como ameaçadas de extinção. A Klabin é pioneira no uso da técnica em forma de mosaico, que mescla florestas plantadas com matas nativas, formando corredores ecológicos que possibilitam a convivência e o fluxo da fauna nativa em seu habitat natural, contribuindo também para a proteção do solo e da biodiversidade. O número de espécies registradas, detalhadas pelo Resumo Público, coloca as áreas da Klabin como uma das regiões mais importantes do Estado do Paraná em termos de biodiversidade.
O documento também apresenta as diversas ações que a Klabin realiza com as comunidades onde atua no Paraná, buscando estabelecer proximidade e engajamento da população por meio do conhecimento do território e da consciência ambiental. Ao todo, são 21 projetos socioambientais desenvolvidos pela empresa e seus resultados são mostrados no Resumo Público, como por exemplo o Programa Caiubi de Educação Ambiental, que alcançou mais de 11,7 mil alunos de cinco municípios dos Campos Gerais, disseminando conteúdos de consciência ecológica.
———————————————————————————————————————————————
VEJA: VOITH É UMA DAS CONVIDADAS PARA O SEMINÁRIO DE AUTOMAÇÃO PARA AS INDÚSTRIAS DE PAPEL E CELULOSE
———————————————————————————————————————————————
Outros destaques trazidos pelo relatório são os números dos programas Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis, que apoia agricultores familiares, e doou mais de 28 mil mudas de árvores nativas no fechamento de 2020, além de 639 hectares Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal (RL) demarcadas; e o Matas Legais, pelo qual foram doadas mais de 20,5 mil mudas de nativas para restauração florestal e readequação ambiental das propriedades rurais e somou a demarcação de 514 hectares de Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal (RL).
Para acessar o Resumo Público 2021 do Plano de Manejo Florestal do Paraná da Klabin, acesse: https://klabin.com.br/negocios-e-produtos/florestal/
Sobre a Klabin
A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, única Companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 23 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Somente no Paraná, gera mais de 10 mil empregos (diretos e indiretos), em mais de 25 municípios próximos das operações da Companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais.
A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da Companhia no Paraná compreende o total de 342 mil hectares, sendo 142 mil de mata nativa. A Klabin também mantém um Parque Ecológico, na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba, para fins de pesquisa e conservação, atuando no acolhimento e reabilitação de animais silvestres vítimas de acidentes ou maus-tratos, auxiliando o trabalho de órgãos ambientais. Além de contribuir para a preservação da flora e fauna da região, inclusive de espécies ameaçadas de extinção.
Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para “Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis”, Matas Legais, Projeto de Resíduos Sólidos, Programa Caiubi, Força Verde Mirim e Protetores Ambientais.
A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação em duas carteiras: Índice Mundial e Índice Mercados Emergentes. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.
Fonte: Klabin
Foto: Klabin