Minas Gerais registra maior número de focos de incêndio em 14 anos

Minas Gerais teve mais de 3,6 mil focos de incêndio em áreas de vegetação só em 2024. É o maior número desde 2010

Minas Gerais enfrenta o maior número de focos de incêndio dos últimos 14 anos, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Desde o início de 2024 até essa segunda-feira (19/8), o estado registrou mais de 3,6 mil focos de incêndio em áreas de vegetação, o que representa o maior número para o período desde 2010.

Dois dos locais mais afetados são a Serra da Moeda e o Parque Nacional da Serra do Cipó, onde mais de mil hectares de vegetação foram atingidos.

No Parque Nacional da Serra do Cipó, mais de 50 voluntários, bombeiros e agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estão atuando no combate às chamas, enfrentando dificuldades de acesso em regiões montanhosas.

“Estamos aqui em combate há três, quatro dias já, mas continuamos firmes”, disse Daniel Guimarães, brigadista voluntário, em entrevista à TV Globo. O incêndio ameaça áreas de preservação permanente que são importantes para a proteção de nascentes e córregos da região.

Sérgio Augusto Domingues, superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) em Minas Gerais, destaca a importância da preservação das matas de galeria.

“Apesar da vegetação composta pelo Cerrado, que é uma vegetação que tem uma certa resistência ao fogo, essas matas de galeria, que acabam protegendo os cursos da água, realmente têm uma perda muito grande. A perda dessas matas de galeria é quase irreparável”, afirma Sérgio Augusto Domingues.

Serra da Moeda, em Minas Gerais

Na Serra da Moeda, o incêndio, que começou próximo à BR-040, já afetou cerca de 600 hectares. O capitão Rodrigo Turci, responsável pelas operações no local, informou que as equipes de combate conseguiram evitar que o fogo chegasse às residências próximas, garantindo a segurança dos moradores.

Embora os principais focos de incêndio na Serra do Cipó tenham sido controlados na tarde desta terça-feira (20/8), a situação ainda requer atenção. Há suspeitas de que o incêndio tenha sido provocado intencionalmente.

Informações: Metrópoles.

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

ÚLTIMAS NOVIDADES

+55 67 99227-8719
contato@maisfloresta.com.br

Copyright 2023 - Mais Floresta © Todos os direitos Reservados
Desenvolvimento: Agência W3S