Nova linha Euro 6 Super XT oferece ampla gama de serviços 

Scania PRO traz vantagens para garantir a máxima disponibilidade, FIT estreia na mineração e aumento no intervalo de manutenção propicia mais produtividade   

São Paulo, 5 de dezembro de 2023 – A Scania também anuncia novidades em serviços para os clientes que adquirirem os caminhões Super Off-Road XT.  São elas: o grande lançamento do ano, os Serviços Scania PRO, que substituíram oficialmente o PMS em junho, amplia seus benefícios para as aplicações fora de estrada; a ferramenta digital de gestão de frota por meio da análise eficiente dos dados, Scania FIT, passa a estar disponível para a mineração; e a mudança de 500 para 750 horas no intervalo da manutenção (50% maior). A rede de concessionárias Scania dispõe de 185 pontos de atendimentos, que cobrem 100% do território nacional.  

“Os quatro segmentos fora de estrada – mineração, canavieiro, madeireiro e de construção – necessitam de soluções completas para que a frota tenha uma alta produtividade. Precisamos oferecer serviços que elevam o patamar das frotas obtendo a máxima disponibilidade. Para a nova linha Euro 6 Super XT Off-Road chegamos no maior leque de oferta de serviços eficientes de nossa história no Brasil”, afirma Alex Barucco, gerente de Portfólio de Serviços e Conectividade da Scania Operações Comerciais Brasil. “Vale lembrar que a realidade fora de estrada exige atendimentos remotos, em locais muitas vezes isolados, por isso nossa rede de concessionárias recebe constantes investimentos e treinamentos específicos.” 

“Para os veículos de mineração, o aumento de 50% no intervalo da manutenção, de 500 horas para 750 horas, será um diferencial importante para conduzir o cliente da aplicação fora de estrada a um nível de disponibilidade e produtividade que propicie uma gestão com ainda mais dinheiro no bolso”, completa o gerente.  

“Já para os veículos de transporte de cana e florestal, além do incremento de 33% no intervalo da manutenção em planos periódicos, de 15 mil km para 20 mil km, os clientes também podem aumentar a disponibilidade de sua frota por meio da inteligência dos planos flexíveis, que se adaptam de acordo com a utilização dos veículos”, salienta Barucco. “Neste caso, os intervalos de manutenção, podem sofrer uma alta  significativa para até 50 mil km. Ou seja, 233% de aumento de intervalo combinando a tecnologia do novo trem de força Super com novos lubrificantes e a inteligência dos dados para uma gestão mais eficiente das paradas para manutenção.”  

A conectividade continua sendo o centro de tudo, e vem avançando em importância nas operações off-road. A Scania já tem uma frota de 73 mil veículos conectados, sendo 70 mil caminhões e 3 mil ônibus, colocando o Brasil no primeiro lugar entre todos os países em que a Scania atua comercialmente. Outro benefício da era digital é o Scania Zone, em que o gestor de frota pode controlar, entre outras funções, a velocidade da frota por meio de geocercas, reduzindo acidentes. 

O Sistema de Trocas de Peças Scania também é um grande aliado do cliente das operações fora de estrada para ter um ciclo de sustentabilidade do negócio com a qualidade e garantia das peças originais da marca, e economia de até 70% nos preços de diversos itens de uma lista disponível na rede de concessionárias.  

Soluções Scania PRO para segmentos off-road

O Scania PRO tem por objetivo ofertar um serviço ainda mais proativo, profissional e personalizado para a frota do cliente rodar mais, e, consequentemente, atingir a máxima disponibilidade na operação diária. 

Os Serviços Scania PRO são fruto de um detalhado projeto feito em conjunto com as sugestões de clientes e da rede de concessionárias, reavaliando processos internos, atualizando necessidades do mercado e antecipando tendências para acompanhar o nível de eficiência da Nova Geração Euro 6. “Com os Serviços Scania PRO, evoluímos nossos serviços para uma nova era de gestão de disponibilidade e transformação de serviços genéricos em soluções ainda mais personalizadas. Esta reorganização completa, tem feito a diferença no dia a dia dos nossos clientes e no relacionamento com as Casas Scania”, explica Barucco. 

Os Serviços Scania PRO estão divididos em três categorias e oferecem atendimento prioritário nas oficinas da rede Scania, processos mais ágeis e simples, possibilidade de personalização de acordo com a necessidade do cliente e a novidade de um apoio 24 horas via linha direta 0800, que atenderá aos clientes para as eventuais dúvidas, passará dados sobre os produtos de serviços contratados, vigência das soluções e etc. 

A nova modalidade Scania PRO Control oferece manutenção otimizada para a redução de custos, utilizando a exclusiva inteligência dos planos Flexíveis, que proporcionam intervalos entre paradas para manutenção adequados a cada operação, e, consequentemente, maior tempo de rodagem dos caminhões. Na solução também está incluído o pacote de conectividade Avaliação do Motorista, que, por meio de relatórios no portal My Scania ou pelo Aplicativo Scania Driver, demonstra a pontuação individualizada e entrega recomendações personalizadas a cada condutor para a redução do consumo de combustível, de forma simplificada. As manutenções deverão ser realizadas em qualquer Casa Scania, pelo agendamento, que é realizado pela rede em todo o Brasil. 

Os Serviços Scania PRO Personal tem foco na gestão da disponibilidade, com proteção de itens preventivos e chance de  personalização de acordo com as demandas do cliente. Também estão inclusos o Control Tower e pacote de conectividade Avaliação do Motorista. O Control Tower faz uma gestão ativa da eficiência do fluxo das oficinas e dos processos de manutenção da rede de Casas Scania. Ele pode por meio do Diagnóstico Remoto identificar se há problemas em algum dos caminhões conectados e agir informando ao cliente qual a melhor medida a ser tomada para tentar evitar paradas. E, também, ao parar em uma oficina Scania, age imediatamente na correção para que os veículos retornem à operação o mais rápido possível. 

Já o Scania PRO Premium vai oferecer a cobertura mais completa das soluções de serviços da marca no Brasil. Estão incluídos os itens preventivos e corretivos, possibilidade de personalização complementar. Além da Control Tower, pacote de conectividade Desempenho (o que há de melhor em gestão de frotas no mercado com acompanhamento em tempo real do veículo e da forma de condução de cada motorista), Data Access (que permite ao transportador integrar os dados de conectividade de sua frota diretamente em seus sistemas internos por meio de ‘APIs’ – ferramentas que viabilizam a geração de relatórios customizados da empresa –, integração com sistemas logísticos, de gestão de ativos, entre outros). 

Mais inovação: Scania Zone

Realidade de sucesso na Europa desde 2019, e comercializado e testado no Brasil desde 2020, o Scania Zone atua por meio do portal My Scania, permitindo ao próprio cliente definir, a qualquer momento e de forma bem simples, o limite de velocidade em trechos de risco da sua operação, por meio de cercas virtuais. 

O Scania Zone pode agir de duas maneiras no veículo ao entrar em uma região predeterminada. A primeira, definida como informativo, gera um aviso no painel ao motorista, e a segunda, chamada ajuste automático, entra em vigor limitando a atuação do pedal do acelerador – imediatamente – sem qualquer tipo de interferência do condutor.  Ao entrar no perímetro definido, o veículo avisa ao motorista sobre o limite a ser seguido naquele trecho e aciona um mecanismo de ‘trava’ de aceleração. O grande diferencial está em controlar a velocidade em trechos críticos de maneira simples, rápida e de total controle do gestor de frota para a maior segurança. 

Control Tower para todos os clientes Scania PRO Premium e PRO Personal

Para usufruir ainda melhor dos benefícios que a gama de serviços Scania oferecem, os clientes contam ainda com o apoio da Control Tower, solução que permite uma gestão ativa da eficiência do fluxo das oficinas e dos processos de manutenção da rede de Casas Scania, no intuito de que os veículos retornem à operação o mais rápido possível. Como um diferencial importante, a Control Tower também possui a função de Diagnóstico Remoto, pelo qual os veículos informam em tempo real qualquer tipo de anomalia e a Control Tower irá atuar junto do gestor de frota dos clientes direcionando qual a melhor atitude a se tomar para cada problema. 

A Scania criou um mapeamento virtual que permite identificar quando um cliente entra para realizar uma manutenção preventiva ou corretiva. Dessa forma, a equipe técnica já é notificada para iniciar o monitoramento em tempo real e preparar os processos de modo mais ágil. Por meio desse mapeamento também é disponibilizado ao cliente o relatório FIT Uptime, demonstrando mensalmente a disponibilidade técnica real entregue pela rede Scania, permitindo a comprovação da eficiência nos serviços e uma gestão de frota ainda mais refinada. 

Conectividade

Os Serviços Conectados Scania dispõem de quatro opções ao cliente. O pacote Análise, gratuito por 10 anos, oferece relatórios semanais e mensais. Já o Desempenho, que traz o que há de melhor em gestão de frotas no mercado, permite acompanhamento em tempo real tanto do veículo como da forma de condução de cada motorista, individualmente, e garante um retorno imediato do investimento. Por meio dos Serviços Conectados, os dados são enviados por um módulo (Communicator), instalado de fábrica nos modelos desde 2016. Para os clientes que optam por uma solução ainda mais competitiva financeiramente, o pacote Avaliação do Motorista é uma solução intermediária que já possui o exclusivo método de avaliação e feedback aos motoristas. Portanto, uma ferramenta essencial focada no acompanhamento e gestão dos hábitos de condução. 

Para somar ao abrangente portfólio de serviços conectados, estreia o pacote Data Access, como o próprio nome já diz, permite que os clientes acessem diretamente os dados para análises mais específicas ou combinar dados de outras marcas. Será possível até mesmo incorporar as informações da Scania dentro dos sistemas integrados dos transportadores, o chamado ERP,  responsável pelo controle de toda a gestão de processos e números da operação. Nossa nova solução Data Access “alimentará” as plataformas ERP de maneira eficiente e confiável trazendo inúmeros benefícios. 

Os Serviços Conectados são uma maneira inteligente de fazer a gestão da frota e controlar os custos operacionais. Trata-se de um trabalho de apoio para quem usa veículos Scania, para reduzir gastos, aumentar o tempo do veículo rodando e tornar o serviço mais rentável. 

Dentro do contexto de conectividade, os clientes também terão acesso ao My Scania, que é um ponto de acesso de todas as informações da frota. A plataforma não inclui apenas os serviços tradicionais de gestão, mas também abrange outras funções interessantes, como os serviços Scania, agendamento de manutenção nas oficinas das concessionárias e o configurador de caminhões da Scania. Além disso, também hospeda soluções de parceiros, além de serviços desenvolvidos para o mercado brasileiro. O My Scania já está disponível para todos os clientes Scania que possuem veículos conectados. 

Novidade: Scania FIT também disponível para clientes da mineração

Os Serviços Conectados também oferecem uma ferramenta revolucionária, que opera sob o conceito de inteligência de frotas. Por meio do Scania FIT (Ferramenta de Inteligência de Frotas na tradução do inglês), o cliente usa a conectividade para mensurar o potencial de economia dos caminhões, além de avaliar a situação atual de cada um e as ações que devem ser tomadas para melhorar o consumo de combustível. O FIT funciona com base nos dados operacionais de milhares de veículos conectados da marca. Ele mede o desempenho da frota e o compara a dados de operações similares, para avaliar o estilo de condução. São analisados cinco parâmetros: marcha lenta, inércia, condução em trecho de serra, antecipação e freadas bruscas. 

Toda essa análise resulta em uma avaliação geral da frota, classificando a eficiência de A a E. De posse desses dados, e dos fatores operacionais, a Scania consegue estimar o potencial máximo de redução de consumo de combustível. Além disso, é permissível indicar a diminuição das emissões de CO2 em um menor impacto ambiental. 

Driver Services

A boa performance e a direção do motorista fazem a diferença no custo total da operação. Para auxiliar o cliente a manter seus condutores operando da forma mais econômica, segura e rentável e fazendo uso da tecnologia do veículo, a Scania oferece os serviços aos motoristas. A Scania por meio de instrutores Master Drivers, em toda a rede, promove serviços aos motoristas em diferentes formatos. As opções incluem treinamentos teóricos e práticos, coaching de motoristas e o novo treinamento de gestores de frota. Essa combinação pode alcançar uma redução no consumo de combustível em até 14% e aumento de segurança nas operações.  

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