Novos fatores que impulsionam o valor da silvicultura comercial no Reino Unido

O mercado florestal teve um ano recorde ,  com valores médios mais do que o dobro do que eram há três anos e o valor total do mercado de investimento florestal atingindo um novo máximo, de acordo com o último  Relatório do Mercado Florestal do Reino Unido .   

O relatório anual, produzido por  Tilhill  e John Clegg & Co , está agora em seu 23º ano e é considerado o registro mais abrangente disponível ao público de transações florestais no Reino Unido. Este ano, ele destaca que o setor está atraindo níveis sem precedentes de interesse de compradores comerciais de silvicultura e instituições financeiras. Alguns são investidores florestais experientes, mas outros são novos participantes no mercado com objetivos múltiplos – parte financeiros e parte relacionados a considerações ambientais, sociais e de governança (ESG) ou resultados de capital natural.    

O relatório mostra que em 2021 um total de £ 200,40 milhões  de propriedades florestais foram negociadas, tornando-se mais um ano recorde para o setor. Este ano, inclui uma nova seção no mercado de terras de plantio ,  que mostra um valor adicional de £ 53  milhões de terras adequadas para o florestamento transacionado, mais  £ 26  milhões de terras de capital natural .    

Principais conclusões: 

  • Aumento de 21% nos valores florestais de pouco menos de £ 16.000 por hectare estocado em 2020 para  £ 19.300 por hectare estocado  em 2021. No entanto, a distribuição dos preços pagos é ampla, com variações geográficas e de qualidade significativas. 
  • O valor total do mercado florestal foi de  £ 200,40 milhões  em 2021 (pouco mais de £ 200,18 milhões em 2020), com 70 negócios de terras para plantio também fechados no valor de £ 53 milhões. 
  • 10.400ha (bruto) de silvicultura comercializada em 2021 (67 florestas), em comparação com 12.500ha em 2020 .  
  • Diminuição do tamanho médio de uma propriedade vendida de 206ha em 2020 para  155ha  este ano . 
  • A Escócia forneceu a maior parte do mercado florestal comercial com  76 %  do valor . 

Peter Chappell, Chefe de Investimento Florestal, Tilhill disse:

“É um momento emocionante para o setor florestal. A perspectiva positiva de longo prazo para os valores da madeira aumentou a confiança em como as florestas comerciais podem funcionar como um investimento e os benefícios mais amplos das árvores e da floresta para a sociedade e o meio ambiente estão sendo cada vez mais reconhecidos. O crescimento do valor de um hectare médio estocado não diminuiu, aumentando 21% este ano. Isso significa que, nos últimos três anos, os valores aumentaram de £ 9.300 em 2018 para £ 19.300 em 2021. 

“O relatório também destaca como a tendência das florestas mais jovens de alcançar os valores unitários mais altos continuou em 2021. Isso mostra a confiança do investidor nos valores da madeira e o fato de que mais jovens, as florestas de segunda rotação tendem a ser caracterizadas por variedades melhoradas e de alto rendimento de abeto de Sitka, com extração comprovada de madeira e uma infraestrutura desenvolvida. Há também alguma evidência de que florestas maiores com mais de 100 ha agora estão atraindo os maiores valores por hectare, conforme um mercado cada vez mais competitivo se desenvolve para negócios de alto valor. ” 

Edward Daniels, Chefe de silvicultura na John Clegg & Co, disse:

“2020 foi um período extraordinário de 12 meses no setor florestal, mas 2021 mais do que igualou. Os preços da madeira permaneceram altos, os valores das plantações estão quebrando novos recordes e grandes investidores institucionais, como fundos de pensão e outros novos participantes, estão alocando mais capital para investimentos sustentáveis ​​do que nunca. 

“As florestas são vistas como essenciais para o crescimento da economia de baixo carbono do Reino Unido, e é por isso que, ao lado de fatores ESG e de capital natural, empresas e fundos estão tão ansiosos para investir. Embora haja quem argumente que o aumento dos valores é resultado da dinâmica de oferta e demanda de curto prazo, acreditamos que o valor subjacente das florestas comerciais está aumentando por causa da perspectiva positiva de longo prazo para os preços da madeira, renda de carbono e outros pagamentos de serviços ecossistêmicos. Os sinais são extremamente positivos para o setor florestal e florestal, com um maior crescimento dos valores florestais uma possibilidade real. ”   

Terreno para plantio 

É o primeiro ano que o relatório examina a dinâmica do mercado de plantio de terras, embora a interpretação de tendências tenha seus desafios. Embora possamos rastrear terras que consideramos, em geral, adequadas para florestamento, nem sempre sabemos se a criação de florestas será o uso final da terra. 

No entanto, estima-se que a área total de terra de plantio adquirida aumentou de 4.460ha em 2020 para 6.480ha em 2021. 

Acompanhamos 70 negócios de terras para plantio na Escócia, Inglaterra e País de Gales em 2021, em comparação com 33 em 2020. O preço médio por hectare bruto foi de £ 8.500, a partir de £ 6.200 / ha em 2020. Isso equivale a um valor de £ 11.000 por plantável hectare em 2021. 

Bosques mistos 

O Relatório do Mercado Florestal do Reino Unido também rastreia transações para vendas de florestas mistas com mais de 10 hectares de tamanho. Florestas de folhas largas podem variar muito em valor com a localização, aparência e comportamento sendo fatores significativos, tornando-o um mercado muito mais subjetivo do que a silvicultura comercial. 

Os valores continuaram a aumentar em 2021, com a demanda superando a oferta em um mercado pequeno, mas forte. A Inglaterra domina o mercado de floresta mista, respondendo por £ 7 milhões do total de vendas no Reino Unido em 2021 de £ 10,7 milhões. O preço médio na Inglaterra em 2021 foi £ 6.170 por acre, ante £ 5.330 em 2020. No entanto, os valores médios mascaram uma grande variação nos valores – a faixa de preços pagos na Inglaterra durante 2021 foi de £ 2.000 a £ 11.400 por acre .   

Florestas mistas de menos de 10 hectares não são cobertas pelo relatório, portanto os números não são excessivamente distorcidos pela venda de blocos muito pequenos de floresta, que nos locais certos geram um prêmio de preço significativo. 

Soluções baseadas na natureza, carbono e as perspectivas de longo prazo para a madeira 

O relatório deste ano também inclui um artigo que explora os fatores que influenciam os preços do carbono florestal, agora e no futuro.  

O relatório traz uma contribuição de convidado de Stuart Dobrijevic, gerente de ativos da Abrdn, que escreve sobre como a empresa está investindo capital em ‘soluções baseadas na natureza’ que ajudarão a combater as mudanças climáticas. Um fundo administrado pela Abrdn já comprou uma área de cerca de 1.400 hectares no Parque Nacional de Cairngorms, onde a criação de florestas nativas em grande escala e a restauração de turfeiras ocorrerão.   

Enquanto isso, Dan Ridley Ellis, chefe do Centro de Ciência e Tecnologia da Madeira da Edinburgh Napier University ,  considera as perspectivas para as florestas que estão sendo plantadas agora, sugerindo como os possíveis usos das florestas e produtos florestais podem mudar nas próximas décadas . 

O Relatório do Mercado Florestal do Reino Unido é produzido desde 1988 e a série de dados agora cobre 23 anos, incorporando 1.909 transações que totalizam cerca de £ 1,6 bilhão e 299.000 hectares estocados (ha). Leia os detalhes completos no The UK Forest Market Report 2021. 

Fonte: Tilhill

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

ÚLTIMAS NOVIDADES

+55 67 99227-8719
contato@maisfloresta.com.br

Copyright 2023 - Mais Floresta © Todos os direitos Reservados
Desenvolvimento: Agência W3S