A demanda mundial por madeira caiu consideravelmente no 4º trimestre de 2022. Essa queda fez com que os preços globais das toras caíssem de seus recordes.
O aumento das taxas de juros , o aumento da inflação e a incerteza do mercado em relação à possibilidade contínua de recessão em 2023 resultaram em menores inícios de habitação. Além disso, as reformas no segundo semestre de 2022 também caíram – ampliando o deslocamento.
Esses dois setores de uso final da madeira são impulsionadores significativos da demanda de consumo de produtos florestais em todo o mundo. Seus números muitas vezes definem os níveis de consumo e preço das toras em muitos mercados.
Os fracos mercados de madeira levaram à redução dos preços das toras, com algum atraso, na maioria dos continentes.
De acordo com os dados do WoodMarket Price , as quedas de preço mais significativas do primeiro e segundo semestre de 2022 ocorreram nas seguintes áreas:
- Oeste da América do Norte
- Estados balticos
- A Europa Central
Durante 2022, o dólar americano viu algum fortalecimento em relação à maioria das moedas mundiais, com valorização de até 12% . Como resultado, os preços das toras (em dólares americanos) caíram entre 3% e 20% do quarto trimestre de 2021 ao quarto trimestre de 2022 na maior parte da Europa e Ásia.
Do ponto de vista da América do Norte, os preços caíram no segundo semestre de 2022. Mas ainda subiram alguns pontos percentuais ano a ano no quarto trimestre de 2022.
GSPI vê 2 trimestres de quedas em relação aos máximos de todos os tempos
O Índice Global de Preços de Madeira Serrada (GSPI) , que consiste nos preços de madeira serrada de 21 regiões-chave em todo o mundo, caiu por dois trimestres consecutivos em relação ao seu recorde histórico. A mudança foi um tanto modesta em 8%. Para comparação, o GSPI aumentou quase 30% do 2º trimestre de 2020 a 2022.
ESPI também declina após recordes
Seguindo o exemplo, o European Sawlog Price Index (ESPI) denominado em euros também caiu no final de 2022, depois de atingir um recorde no 2º trimestre . Apesar de uma queda de 6% em 6 meses, os preços atuais das toras para serraria ainda estão próximos de seus níveis mais altos em mais de 20 anos.
Nos últimos 5 anos, os preços das toras na Europa sofreram oscilações dramáticas. O ESPI caiu de uma grande alta em 2018 para uma baixa de 15 anos em 2020. Claro, a pandemia impulsionou o crescimento para uma alta histórica em 2022 (veja o gráfico).
As discrepâncias de preços entre as regiões nórdica, central e oriental também mudaram desde 2020. Naquela época, apenas uma pequena diferença entre as regiões nórdicas de baixo custo e as regiões centrais de alto custo foram encontradas.
Essa discrepância aumentou mais de 5 vezes em 2022 devido a mudanças de preços relativamente modestas no norte da Europa. Por outro lado, os preços das toras subiram na Europa continental.
Obtenha dados críticos e globais sobre preços Preços do WoodMarket
A Wood Resources International oferece insights importantes, dados de preços e inteligência de mercado para assinantes com sua plataforma online interativa, preços WoodMarket (WMP) .
O serviço de dados de preços, criado em 1988, tem assinantes em mais de 30 países. A WMP rastreia os preços de toras, celulose, madeira serrada e pellets e relatórios sobre o comércio e os desenvolvimentos do mercado de madeira na maioria das principais regiões do mundo.
A plataforma WMP fornece uma ferramenta única e valiosa para cada empresa e organização que requer atualizações sobre os últimos desenvolvimentos dos mercados globais de produtos florestais.
Para saber mais e agendar uma demonstração dos preços do WoodMarket, entre em contato hoje mesmo com a equipe da ResourceWise.
Fonte: Forest2Market