Parceria entre Eastman, SOS Mata Atlântica e Bracell ajudará na restauração florestal de reservas legais com a doação de 15.000 mudas

Empresas se unem para apoiar o Florestas do Futuro, programa que contribui com a recuperação do bioma de área do Litoral Norte da Bahia

Com o objetivo de ajudar na restauração da Mata Atlântica brasileira, a Eastman Foundation, a fundação corporativa daEastman, empresa global de materiais especiais, firmou uma parceria com a ONG brasileira SOS Mata Atlântica, por meio do programa Florestas do Futuro e com a Bracell, produtora de celulose solúvel, que fornece celulosa para a fabricação da Fibra celulósica Naia™, constituída por 40% de material reciclado* e 60% de polpa de madeira de fonte sustentável, usada para a moda casual e também na alta costura.

O anúncio desta parceria vem poucos dias após o lançamento do Canopy Hot Button Report, confirmando ainda mais o compromisso da Eastman com as práticas sustentáveis e o manejo florestal. As três instituições decidiram se concentrar na restauração florestal na região de Jequitibá, que está dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Litoral Norte da Bahia. A colaboração apoiará o Florestas do Futuro, um programa criado para impulsionar a restauração florestal em áreas de proteção permanente, tais como matas ciliares e reservas legais no bioma Mata Atlântica.

A área selecionada para investimento pertence ao Programa de Parceria Florestal da Bracell. O trecho fica no município de Entre Rios e abriga duas nascentes. A iniciativa vai contribuir para melhorar o serviço ecossistêmico de regulação de água, agregando benefícios a toda a região.

Mata Atlântica em Parati/RJ ©Andrea Herrera (esquerda) e a área de restauração
da Mata Atlântica ©Loan Barbosa (direita)

O Projeto Jequitibá está dentro de parte da APA Litoral Norte que, ao todo, compreende uma faixa litorânea com 10 km de largura e 142 km de extensão, ao longo da Linha Verde (BA-099). Abrange parte dos municípios de Mata de São João, Entre Rios, Esplanada, Conde e Jandaíra.

O programa será monitorado por cinco anos e a restauração segue uma metodologia com alta densidade e diversidade, já que são 2.500 árvores nativas por hectare, considerando entre 60 e 100 espécies. Serão feitos relatórios de plantio, após a conclusão de cada fase; relatórios periódicos com imagens do plantio, durante a manutenção da área; e relatórios anuais ao longo do período de monitoramento.

A Mata Atlântica é um bioma de floresta tropical com mais de 90% de sua extensão dentro do Brasil, e ocupa 15% do território brasileiro, abrangendo a costa leste, nordeste, sudeste e sul do País. Está entre os ecossistemas globais prioritários para restauração, combinando biodiversidade, clima e custos. Faz parte de um grupo de ecossistemas que, se recuperados de forma ótima, poderiam salvar 70% das espécies da extinção e absorver quase a metade do carbono cumulado na atmosfera desde a Revolução Industrial.1

A Bracell, líder mundial em celulose solúvel, lançou o “Compromisso Um para Um”, uma iniciativa destina a contribuir com a conservação das áreas de vegetação nativa em tamanho igual às áreas de plantio. Para cada hectare plantado de eucalipto, a empresa se compromete com a conservação de um hectare de área nativa. Além disso, vai apoiar a preservação em áreas públicas e a recuperação de áreas degradadas, como neste projeto Florestas do Futuro.

Objetivos da Eastman

Com a fibra Naia™, a Eastman quer tornar os têxteis sustentáveis acessíveis a todos. Naia™ é feita com 40% de material reciclado certificado* e 60% de polpa de madeira de origem sustentável, originárias de florestas certificadas. O processo de fabricação é otimizado, com baixa pegada hídrica e de carbono.

“Vemos grandes marcas comprometidas em utilizar matérias-primas sustentáveis que ajudem a mitigar o impacto no meio ambiente e buscam soluções para reduzir a pegada de carbono e deixar um mundo melhor para as próximas gerações. E Naia™ fará parte dessa história”, destaca Ruth Farrell, GM da Eastman Textiles.

A Eastman estabeleceu importantes objetivos de sustentabilidade para Naia™, a serem alcançados até 2025. Estas metas incluem: pelo menos três acordos para gerar impactos ambientais mensuráveis; ter mais de 25% do conteúdo reciclado derivado de resíduos têxteis; e investir mais de 75% dos recursos de P&D têxtil em soluções circulares, entre outros.

1Lei da Mata Atlântica (nº 11.428/2006). Base Legislação da Presidência da República – Lei nº 11.428 de 22 de Dezembro de 2006 e Lei nº 11.428

Sobre a Eastman

Fundada em 1920, a Eastman é uma empresa global de materiais especiais, que produz uma ampla gama de produtos encontrados em itens que as pessoas usam todos os dias. Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de forma material, a Eastman trabalha com os clientes para entregar produtos e soluções inovadoras, mantendo o compromisso com a segurança e a sustentabilidade. O modelo de crescimento impulsionado pela inovação da empresa aproveitou as vantagens de plataformas de tecnologia de classe mundial, profundo envolvimento do cliente e desenvolvimento de aplicativos diferenciados para aumentar suas posições de liderança em mercados finais atraentes, como transporte, construção e consumíveis. Como uma empresa globalmente inclusiva e diversificada, a Eastman emprega aproximadamente 14.000 pessoas em todo o mundo e atende clientes em mais de 100 países. A companhia teve, em 2021, receitas de aproximadamente US$ 10,5 bilhões e está sediada em Kingsport, Tennessee, EUA. Para mais informações visite o site da Eastman.

Fonte: Eastman

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

ÚLTIMAS NOVIDADES

+55 67 99227-8719
contato@maisfloresta.com.br

Copyright 2023 - Mais Floresta © Todos os direitos Reservados
Desenvolvimento: Agência W3S