Se foram feitos com técnicas ancestrais, de tal forma que têm centenas de anos e ainda hoje existem. Ou, com as mais avançadas tendências em construção com Laminated Timber (BoLT – Bridges of Laminated Timber) – tecnologia que garante uma vida útil de 100 anos – pontes e passarelas de madeira ao redor do mundo exibem um charme único, inspirador e quase mágico. Mas, além disso, as novas ações dos países mais importantes do mundo optaram por construir pontes de madeira para reduzir as emissões de carbono até 2030, aproveitando os benefícios sustentáveis da madeira para este tipo de obras rodoviárias.
Europa, especialmente nos países nórdicos, bem como na Holanda e na Bélgica. no Japão e na China. Os Estados Unidos e o Canadá são adicionados, são alguns dos países onde as pontes e passarelas de madeira já estão na moda. Por exemplo, um estudo recente do Canadian Wood Council estimou que existem atualmente aproximadamente 50.000 pontes rodoviárias de madeira em serviço nos Estados Unidos e no Canadá, representando aproximadamente 7% de todas as pontes rodoviárias. Existem mais de 100.000 pontes ferroviárias de madeira na América do Norte. Muitas dessas rotas são ancestrais, com desenhos e técnicas de construção antigas. Outras, mais novas, são desenvolvidas em sua maioria sob o modelo de madeira laminada.
As pontes assim construídas são executadas com vigas de madeira laminada formadas mecanicamente e fixadas com buchas de aço. Este método fornece uma construção mais durável do que a laminação com cola. As vigas laminadas podem ser produzidas em forma plana ou com um arco pronunciado. Sem dúvida, os paradigmas mudam e, em um mundo que precisa desesperadamente ativar novas formas de mitigar a #MudançaClima, as pontes de madeira podem ser uma ótima solução. De facto, o setor da construção rodoviária (estradas, autoestradas, pontes e túneis) gera elevadas emissões devido à grande utilização de materiais não renováveis. O desafio é mudar esses paradigmas e torna-se pertinente explorar novas ideias e alternativas mais sustentáveis. É aqui que a madeira desempenha um papel fundamental.
A utilização da madeira como alternativa a produtos não renováveis e intensivos em energia é um importante contributo para promover cadeias de abastecimento que reduzam a pegada de carbono e contribuam para alcançar a neutralidade carbónica necessária para evitar a catástrofe climática e bem como, ao mesmo tempo, , para uma bioeconomia circular que contribua para os objetivos de desenvolvimento sustentável. Para isso, são necessárias políticas públicas que melhorem as informações e os incentivos à preservação das florestas, ao plantio de árvores e ao aprofundamento do uso da madeira como alternativa aos produtos de maior impacto climático e ambiental. e o compromisso de empresas e indivíduos para se engajar nessa ação necessária para o clima.
A madeira tem potencial para armazenar CO2 não só no seu uso concreto (construção, móveis, pisos, etc.), mas também para substituir produtos de origem fóssil (combustíveis, plásticos, produtos químicos) e não renováveis e de alto consumo de energia (cimento). . Também fornece opções para , mineral). Por outro lado, para sua disposição final, é renovável e reutilizável. Essas características não apenas ajudam a mitigar as mudanças climáticas em toda a cadeia produtiva, mas também levam a uma bioeconomia circular e, com ela, a alternativas mais sustentáveis e inclusivas, dada a maior geração de empregos, crescimento e contribui para o desenvolvimento econômico.
Devido à sua natureza leve, a superestrutura de uma ponte pode ser substituída por madeira enquanto a subestrutura é preservada. A questão mais importante em relação ao uso de madeira em pontes diz respeito ao contato permanente com a água. Nesse sentido, proteger a madeira do contato direto com a água é importante para evitar o ataque de fungos e consequente deterioração.
A ventilação também é importante para a madeira. Deve ser capaz de secar após um período úmido. Também deve ser inspecionável para observar qualquer degradação.
Também é importante mencionar que a madeira não se degrada com os sais de degelo da estrada, como o concreto e o aço. E as estruturas construídas com sistemas BoLT permitem a desmontagem para que as pontes possam ser facilmente ampliadas ou reutilizadas no futuro. Essa é a ideia primordial da economia circular, projetar uma estrutura para o crescimento, em vez de fazer apostas diretas.
A chave para o projeto BoLT é que ele substitui a tradicional superestrutura de concreto por uma superestrutura feita de madeira maciça. Como resultado, 75% do peso total da superestrutura (incluindo a superfície) é um material renovável, resultando em uma superestrutura favorável ao clima.
Além disso, agora é comum que as pontes quebrem após menos de 50 anos de uso para atender às mudanças nos requisitos funcionais. Para uma ponte substituta, seriam produzidos concreto e aço com emissões intensivas. E embora possa ter uma vida útil mais longa, também significa a emissão de grandes quantidades de CO2 na atmosfera. Em contraste, a construção em madeira é climaticamente positiva.
“A madeira é certamente uma alternativa direta ao concreto e ao aço e os projetos e obras em que ela é o principal material de construção estão aumentando em todas as latitudes do mundo. A preferência, a paixão e até o romantismo têm a ver com suas muitas vantagens competitivas: é um recurso renovável, contribui para mitigar as mudanças climáticas, graças à absorção e fixação do CO2 atmosférico em seu interior, que afeta o aquecimento global. reduz significativamente as emissões. Todo o processo de fabricação é mais rápido e tem menos impacto no meio ambiente. Comporta-se bem no condicionamento acústico de um edifício, absorve a radiação eletromagnética de equipamentos eletrônicos e regula a umidade interna Além disso, proporciona um ambiente naturalmente quente tanto para morar quanto para trabalhar”, explica o arquiteto Diego García Pezano,
10 exemplos para encontrar no mundo
N México: Canyon Bridge
Com vistas incríveis da paisagem semidesértica de Cabo San Lucas, na península de Baja California, ela detém o título de ser a ponte de madeira mais longa do mundo. , Aqui, além de várias aventuras no mar e no deserto, existe uma das maiores pontes suspensas de madeira do mundo. , Por onde passam não só pedestres, mas também veículos 4X4, todo-o-terreno e quadriciclos. Oferece uma passagem de mais de 330 metros de comprimento e suporta um peso de 600 toneladas (cerca de 300 pessoas e 50 veículos todo-o-terreno juntos).
Bélgica – uma ponte para bicicletas com 300 metros de comprimento
Na província belga de Limburg, existe uma rede turística de ciclismo chamada “Cycling through the Heathland”. Esta magnífica ponte é feita de pilares e vigas de madeira entrelaçadas, tal como as suas paredes, nas quais foi utilizada madeira de pinho local. Foi realizado pelo estúdio de arquitetura Maat-Ontwerpers e Bart Lens, que idealizou esta ciclovia localizada no Parque Nacional Hoge Kempen para a organização de turismo Visit Limburg. Tem quatro quilômetros de extensão e inclui uma ponte de madeira de 300 metros de comprimento, que oferece vistas panorâmicas das charnecas e florestas de pinheiros ao redor.
Ponte da Capela em Lucerna, Suíça
sem dúvida uma das pontes mais famosas e antigas da Europa , é a ponte coberta mais antiga do continente e remonta ao século XIV. , A ponte de 204 metros de comprimento liga a Cidade Velha à Cidade Nova e permite apenas o tráfego de pedestres. Este passadiço de madeira que atravessa o rio Reis surpreende os seus visitantes com as suas flores e murais.
Ponte Kintai (Iwakuni-Japão)
Localizado no sopé das montanhas de Yokohama e ao longo do rio Nishiki na cidade de Iwakuni (Japão), é talvez o mais belo exemplo de projetos de passarelas de madeira do mundo. Declarado Património Nacional em 1922, é constituído por um conjunto de cinco arcos de madeira sobre pilares de madeira no canal onde termina e começa o leito seco da ribeira. Entre pilastras e pilastras, cada trecho tem 35,1 metros de comprimento, com exceção das duas pontas que medem 175 metros com largura de 5 metros.
As Pontes do Distrito de Madison
É impossível esquecê-los e se emocionar. Os heróis indiscutíveis de Madison County Bridge, um dos filmes mais famosos do cinema, tinham originalmente 19 anos, dos quais apenas seis sobreviveram. Todos foram construídos entre 1870–1884 e foram cobertos para proteger as vigas do piso, pois eram muito caros para serem substituídos. Hoje eles são tesouros nacionais protegidos por lei nos Estados Unidos devido à sua consideração histórica.
Veado Traversina (Viamala – Souza)
É uma magnífica ponte pênsil de madeira construída sobre o abismo Traversinertobel. Entre as montanhas, as árvores e o céu que emolduram os Alpes Suíços, a ponte liga-se a um caminho que segue por um desfiladeiro até chegar à passarela Traversina Steg, que cobre mais um desnível no segundo ponto mais distante do percurso. Há uma réplica para salvar.
Canadá: Kicking Horse Pedestrian Bridge
A Kicking Horse Pedestrian Bridge é a ponte de estrutura de madeira independente mais longa do Canadá. Construída em 2001 usando madeira obtida localmente e apresentando um design suíço que reflete a herança dos Guias Suíços de Golden, a ponte atravessa o Kicking Horse River na cidade de Golden. Ciclistas e caminhantes se cruzam e, no verão, jangadas passam abaixo na última etapa de sua emocionante viagem de rafting.
Estrada Costeira-Passeio do Rio Guadalhorse
O maior passadiço de madeira da Europa, situado nas margens do rio Guadalhores, torna-se a principal atracção da Senda Litoral. A estrutura de 270 metros de comprimento e três metros de largura está localizada junto à Área Natural da Foz de Guadalhores, e o Conselho Provincial de Málaga e o município capital co-financiaram 50% do valor total da ação, estimado em 1,6 milhões euros. ,
Ponte dos Sonhos de Princeton
Construída em 1909, a Ponte dos Sonhos original fazia parte da Ferrovia Kettle Valley. Quando a área não era mais um cruzamento ferroviário, a ponte foi demolida em 1989. A rota agora é uma trilha multiuso na Trans Canada Trail, a maior rede mundial de trilhas recreativas que conecta o Canadá de costa a costa. A nova “Ponte dos Sonhos” substitui a ponte original fora de serviço. É uma ponte de pedestres recreativa que atravessa o rio Tulameen, frequentada por pedestres e visitantes locais.
A herança da ponte original foi preservada, refletindo as florestas da região; A ponte de substituição incorpora pilares ferroviários de concreto existentes e componentes de madeira recém-construídos em seu projeto. Os dois painéis do tabuleiro da ponte foram pré-moldados fora do local e transportados para o local para a montagem final. A ponte foi construída no local em uma manhã. O tabuleiro da ponte tem arcos de madeira colada (glulam) e decks de madeira. Hastes de aço conectam os painéis do deck aos arcos de madeira laminada. O tabuleiro da ponte é feito de chapa de aço corrugado e terças de madeira maciça serrada. A ponte de madeira exposta é um complemento natural para o ambiente externo ao redor.
Na China, uma estrutura majestosa
Esta ponte de madeira de 25 metros de comprimento no Gulou Waterfront – projetada pelo estúdio de arquitetura chinês LUO Studio – está localizada em uma paisagem artificial criada por uma rede de canais e lagoas, ao redor da foz do rio Pearl em Jiangmen, Guangdong, ao sul. perdido. China.
O estúdio projetou uma ponte pedonal no centro da zona que atualmente está classificada como complexo de ecoturismo. Foram utilizadas centenas de elementos de madeira, com especial enfoque nas técnicas construtivas tradicionais e rurais utilizadas na região, onde a madeira abunda e é protagonista.
Fonte: Nation World