Linda, forte e renovável; a madeira é um material natural extraordinário com utilizações infinitas. Os produtos de madeira podem ter uma vida longa e, muitas vezes, são reutilizados ou reciclados continuamente. Quando cortamos árvores para obter madeira, plantamos mais para garantir que o ciclo de vida da floresta continue.
O cultivo e o uso de madeira ajudam a enfrentar a crise climática. Conforme as árvores crescem, elas removem o dióxido de carbono do ar e o convertem em madeira. Para cada metro cúbico de madeira cultivada, cerca de uma tonelada de dióxido de carbono é retirada da atmosfera pela árvore.
A madeira também é uma alternativa de baixo carbono para materiais como plástico, concreto e aço. Esses materiais requerem muita energia para serem produzidos, emitindo dióxido de carbono quando são produzidos. No entanto, a produção e o processamento da madeira são altamente eficientes em termos de energia.
A madeira é classificada como fibra longa ou dura, dependendo do tipo de árvore de onde provém a madeira. A madeira de lei tende a ser mais densa que a de fibra longa, embora haja exceções.
As madeiras macias vêm de árvores coníferas, como pinheiros, abetos, abetos e lariços. Essas árvores levam cerca de 40 anos para crescer antes de estarem prontas para a colheita.
As madeiras nobres vêm de árvores de folhas largas, como carvalho, freixo e faia. Essas árvores demoram muito mais para crescer, até 150 anos antes de estarem prontas para a colheita.
Duro ou macio?
Raiz para ponta
Cada parte de uma árvore pode ser usada para fazer produtos diferentes na serraria. As partes que deixamos para trás apodrecem para criar solos que alimentam a próxima geração de florestas .
O tronco da árvore é serrado em pedaços para fazer vigas, tábuas e tábuas. São utilizados em obras de construção, como edifícios com estrutura de madeira, cercas e tábuas de chão, em móveis ou em paletes.
Galhos, copas de árvores e árvores menores podem ser usados como postes de madeira ou são lascados e prensados para fazer tábuas manufaturadas. Essas placas são usadas para pisos, telhados, divisórias e móveis flat-pack. Essa madeira também pode ser polida para fazer papel e papelão e transformada em qualquer coisa, desde jornais, livros, embalagens, artigos de papelaria, papel de parede, papel de cozinha ou papel higiênico.
A casca e outras partes restantes são usadas como lenha, lascas para parques infantis e cobertura morta para jardins. Até mesmo a serragem e as aparas de madeira, subprodutos da serraria, também são usados como forragem de animais ou prensados em pellets de madeira como combustível para garantir que nada seja desperdiçado.
Colher madeira é bom para as florestas. Isso garante que eles sejam bem cuidados e aumenta seu valor para a sociedade. Gerenciamos nossas florestas para equilibrar os benefícios que oferecem, fornecendo habitats para a vida selvagem prosperar e espaços para as pessoas desfrutarem.
Florestas bem administradas podem durar para sempre. Nós os monitoramos para detectar os primeiros sinais de doenças ou danos e tomar medidas para garantir que nossas florestas estejam saudáveis.
Quando estiver comprando produtos de madeira e papel, sempre certifique-se de procurar os logotipos FSC® ou PEFC para saber se eles vêm de florestas, como a nossa, que são gerenciadas de forma sustentável para o futuro.
Madeira para sempre
Fonte: Forestry England