Com a inclusão de nova caixa de câmbio, fabricante sueca aumenta gama atendida pelo recém-lançado trem de força
São Paulo, 5 de dezembro de 2023 – A Scania, líder na transição para um sistema de transporte e logística mais sustentável, anuncia a introdução do novo trem de força para a linha de caminhões mais pesados, voltados ao segmento off-road, que operam sob condições operacionais extremas como na mineração e transporte de cana-de-açúcar. Os novos veículos completam o portfólio da linha Super lançada pela empresa no Brasil no final de 2022.
O novo modelo chegou ao mercado alinhado aos padrões Proconve P8/Euro 6 com o maior torque do mercado para motores de 13 litros. “A Scania adota o princípio da melhoria contínua e um sistema modular de produtos. Por isso, num primeiro momento, preparamos nosso sistema industrial para atender aplicações rodoviárias e agora avançamos para as operações mais pesadas e fora de estrada”, destaca Paulo Moraes, Vice-Presidente de Vendas e Marketing da Scania para a América Latina.
A ampliação do portfólio Super reafirma o compromisso da Scania com soluções de transporte que entregam maior eficiência energética, proporcionando ao cliente economia de combustível e maior disponibilidade do veículo. “Ocupamos uma posição de destaque em operações tipicamente pesadas e fora de estrada, tais como mineração e transporte de cana-de-açúcar. Com a chegada da linha Super para o segmento, vamos trazer um novo patamar de economia operacional para o transportador, o que nos dará condição de manter a liderança de mercado nestas aplicações”, complementa o executivo.
Mais rapidez e economia de combustível estão entre as vantagens
A novidade deixa o caminhão mais rápido e robusto. A caixa de câmbio vem com uma sessão planetária reforçada, chamadas G25CH e G33CH, é menor e tem carcaça produzida em alumínio, o que reduz o seu peso em até 80 quilos comparado à geração anterior. Além disso, o novo escalonamento das marchas auxilia o arranque em situações extremas, como em rampas e com alto peso no veículo.
Outras vantagens apresentadas são a contribuição na economia de até 8% de combustível (em relação a geração anterior), menor custo por tonelada transportada, e mais segurança ao motorista (é que, além do conhecido Retarder, o Scania Super traz agora o CRB – freio de liberação de compressão, trazendo de fábrica a combinação de freios auxiliares mais potentes do mercado).
Maior disponibilidade da frota ao cliente
“Essa mudança também traz componentes com maior durabilidade e com maiores intervalos entre as paradas necessárias para manutenção e reparos. Ou seja, é o caminhão mais tempo disponível ao cliente para trazer receita”, salienta Moraes, considerando que os novos motores e caixas de câmbio passaram por melhorias em seus componentes – auxiliando na redução do atrito interno e utilizando lubrificantes de última geração. Os novos motores alcançam eficiência térmica de aproximadamente 50%, uma nova referência na indústria.
Em alguns casos, a combinação do novo trem de força Super com os planos flexíveis possibilitará até dobrar os intervalos de manutenção, mantendo o veículo mais tempo disponível para transportar carga e gerar receita.
Modelos off-road Scania disponíveis para atender ao mercado
Na mineração, a linha Super chega com os modelos G 460 6×4 e G 560 8×4 Heavy Tipper – ambos de motor 13 litros – e R 660 V8 10×4 Heavy Tipper (16 litros).
Nas operações de cana e madeira, a linha Super é formada pelos cavalos mecânicos G 560 6×4 e R 560 6×4 – ambos com o motor 13 litros e especificados para um peso bruto total combinado (PBTC) de 74 toneladas, atuando em operações mistas de médios e longos trajetos rodoviários. Além da opção para a cana com PBTC de 91 toneladas, que começou a ser explorada no mercado neste ano.