O grupo internacional de tecnologia ANDRITZ recebeu um novo pedido da Suzano, fabricante brasileira de papel e celulose, para um grande projeto de conversão da planta de celulose de Limeira, em São Paulo. O projeto possibilitará a Suzano aumentar sua capacidade de produção da celulose fluff à base de eucalipto de 100.000 para 440.000 toneladas por ano para acompanhar a crescente demanda global de produtos de higiene pessoal. A Suzano é a única fabricante do mundo a produzir celulose fluff de fibra curta – baseada na tecnologia ANDRITZ.
A empresa converterá uma linha de secagem de celulose kraft branqueada (BHKP) de forma que possa alternar entre a BHKP e a celulose Eucafluff da Suzano. Com esse projeto, a Suzano continua a expandir seu sucesso no mercado de Eucafluff, que começou há 8 anos quando a ANDRITZ converteu uma das máquinas de papel da companhia para produzir celulose fluff de eucalipto.
Foi a primeira vez que a celulose fluff foi produzida de eucalipto, e a máquina reformada tem funcionado em plena capacidade desde então. A marca Eucafluff agora éSUZANO bem conhecida no mercado de higiene como uma solução inovadora e sustentável. É aprovado para usar em produtos de cuidado descartáveis que estão em conformidade com o rígido critério do EU Ecolabel e da Nordic Swan, para altos padrões ambientais durante o ciclo de vida de um produto.
Jean Moraes, Executivo de Engenharia Corporativa da Suzano, explicou que: “A solução da ANDRITZ nos permite expandir nossa capacidade de celulose fluff usando nossa linha de produção existente. Isso vai de encontro às nossas necessidades em termos de capacidade de produção, custo-benefício e sustentabilidade. Após a grande parceria com a ANDRITZ em nosso projeto pioneiro de conversão, nós escolhemos a ANDRITZ como um grande parceiro para nosso próximo investimento significativo na produção de polpa fluff”.
Leonardo de Figueiredo, Diretor de Vendas para secagem de celulose da ANDRITZ, disse que: “Nós cuidaremos de todo o processo de engenharia, aquisição e construção para transformar uma máquina já existente para mudança flexível entre tipos de celulose fluff e de mercado. Tendo completado no passado vários projetos em diversas plantas da Suzano, estamos muito orgulhosos que a Suzano, mais uma vez, tenha depositado sua confiança em nós”.