Suzano contrata CEO da Rumo para sucessão de Schalka

O CEO da Rumo, João Alberto Abreu, pediu demissão para se juntar à Suzano, onde deve suceder o CEO Walter Schalka, que deve ir para o conselho, fontes a par do assunto disseram ao Brazil Journal.

O anúncio da saída de Beto – como o executivo é mais conhecido – deve acontecer ainda hoje. Schalka está no comando da gigante de celulose há 11 anos.

Beto começará na Suzano em 2 de abril, e depois de uma transição de três meses se tornará CEO em 1 de julho. Segundo essas fontes, a Cosan vai anunciar uma solução interna na Rumo.

O próximo CEO da holding de ferrovias será Pedro Palma, hoje o vp comercial da empresa.

Ele é um associado na partnership estendida da Cosan, que reúne 20 executivos além dos sete sócios sêniores da holding de Rubens Ometto.

Pedro – um engenheiro eletrônico que está na Rumo desde 2013 – foi o responsável pelo reposicionamento comercial da companhia num momento em que o trem estava perdendo share para o caminhão no Corredor Norte da empresa. Antes de entrar na Rumo, Pedro trabalhou na Votorantim Cimentos.

Depois de 18 anos na Shell, Beto entrou na Cosan como head da Raízen Energia e se tornou CEO da Rumo em 2019, substituindo Julio Fontana, um executivo-referência no setor por ter feito toda sua carreira em ferrovias.

Com uma gestão focada em performance operacional e iniciativas ambientais e sociais, Beto está trocando uma large cap com um acionista de referência por outra, com desafios análogos de alocação de capital e crescimento. A Rumo vale R$ 42 bilhões na Bolsa; a Suzano vale R$ 74 bilhões.

Durante seu mandato, o EBITDA da Rumo saltou de R$ 2,8 bilhões para R$ 7,5 bi ao final deste ano, se o número ficar no meio da faixa do guidance da companhia.

O novo CEO chega num momento em que a Suzano está concluindo um ciclo de investimento de R$ 22 bilhões com seu projeto Cerrado.

Sua nova planta de Ribas do Rio Pardo, no Mato Grosso do Sul, começa a produzir este ano e vai adicionar 2,55 milhões de toneladas de celulose de eucalipto/ano à capacidade produtiva da empresa, hoje em 10,9 milhões.

Mas um novo ciclo se avizinha.  Como a Suzano tem como política reinvestir 90% de sua geração de caixa operacional, e esta geração vai aumentar muito com a entrada de Cerrado online, a companhia já analisa novas oportunidades de criação de valor.

Informações: Brazil Journal.

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