A Suzano, uma das alianças da INFLOR, apresenta uma nova pesquisa à comunidade científica: um novo genoma de referência do eucalipto, mais detalhado e de alta qualidade. A iniciativa é feita com a FuturaGene – a divisão Biotecnologia da Suzano -, em parceria com a Corteva Agriscience. Segundo parte da pesquisa, a ação contribuirá para o desenvolvimento científico na produção e manejo florestal sustentável de eucalipto, visto que essa espécie ocupa, em média, 5,5 milhões de hectares plantados no Brasil, segundo a Embrapa.
Entenda mais sobre a pesquisa de material genético de eucalipto
Em 2014, a Suzano já havia doado o clone BRASUZ1 de Eucalyptus grandis, para ser utilizado como base para o projeto público de sequenciamento do primeiro genoma do eucalipto. A FuturaGene, com base em pesquisas de genômica e bioinformática, atuou em parceria com a equipe de Genômica de Plantas da Corteva Agriscience para conduzir o sequenciamento de um novo genoma de referência do eucalipto.
Ou seja, a pesquisa se trata de um clone híbrido de E. grandis e E. urophylla foi utilizado como base para o sequenciamento. Esse mesmo clone, em conjunto com seu respectivo protocolo de transformação, já havia sido disponibilizado para a Cooperativa GREAT TREES, da Universidade do Estado de Oregon, nos Estados Unidos.
Nesse cenário, as primeiras mudas selecionadas dentro dos programas de melhoramento genético das diferentes unidades da empresa já estão internalizadas em viveiro para crescimento. Além da produção das mudas, o principal foco do projeto, em parceria com a área de Manejo Florestal, é criar protocolos de produção clonal, parecido com um manual de instruções contendo informações sobre as boas práticas para a propagação de cada um dos clones. Ao todo, serão disponibilizadas às áreas operacionais em torno de duas a três mil mudas por clone já com o material informativo.
Quais são as vantagens do manejo florestal sustentável?
Com o manejo florestal sustentável, a intenção é que a floresta permaneça viva – por longos e muitos anos. Para que o gerenciamento deste terreno seja o menos invasivo possível, ações ambientalmente adequadas devem ser adotadas, e estas trazem vantagens para o ambiente e a sociedade. Entre elas, estão:
🌳 Conservação da biodiversidade;
🌳 Abundância em quantidade de recursos essenciais para a sociedade;
🌳 Combate às mudanças climáticas;
🌳 Formação de solos;
🌳 Rentabilidade;
🌳 Conservação florestal.
Sobre a Suzano
A Suzano é a maior produtora de celulose de fibra curta do mundo e líder global na inovação e produção de materiais renováveis para o uso de consumidores e da indústria. Eles são pioneiros na produção industrial em larga escala sustentável, e estão no centro de todo o trabalho, desde o campo, passando pelas fábricas e laboratórios, até o usuário final.
Quer conhecer mais sobre as vantagens das soluções para a sua gestão florestal? Fale com um especialista da INFLOR e tire todas as suas dúvidas.
Informações: INFLOR News.