Empresa também divulga resultados do 3º trimestre
Na última semana, a Suzano , uma das maiores produtoras de celulose do mercado, anunciou seus novos projetos que entre si colecionam um investimento de R$ 1,66 bilhão.
Mais especificamente, serão investidos R$ 650 milhões na construção de uma fábrica de papel Tissue e R$ 520 milhões na substituição de uma caldeira de biomassa no município de Aracruz, no Espírito Santo. Além disso, R$ 490 milhões serão destinados a um projeto para ampliar a oferta de celulose fluff na unidade de Limeira, no interior de São Paulo.
Para se ter uma ideia dos objetivos do investimento, a nova caldeira de biomassa, que está prevista para entrar em operação no quarto trimestre de 2025, irá aumentar a eficiência da fábrica, ampliando a estabilidade da unidade e resultando em ganhos ambientais.
Assim, as novas produções vão adicionar 340 mil toneladas de Fluff e 60 mil toneladas de Tissue à capacidade da Suzano.
O papel Tissue é utilizado na confecção de itens de higiene e limpeza como papel higiênico, guardanapo, papel toalha e lenços umedecidos. Já a celulose Fluff é a matéria-prima de produtos como fraldas infantis e adultas, absorventes femininos e tapetes para pets.
Resultados do 3º trimestre
Esses projetos foram divulgados no Suzano Investor Day, realizado na última sexta-feira (27/10) em conjunto aos resultados da empresa sobre o terceiro trimestre. Dentre os dados reportados se destaca o Ebitda ajustado de R$ 3,7 bilhões e a geração de caixa operacional de R$ 1,9 bilhão.
Neste período, a receita líquida da empresa alcançou R$ 8,9 bilhões, e, na última linha do balanço, a companhia registrou resultado líquido negativo de R$ 729 milhões, em decorrência aos efeitos da desvalorização cambial que impactou a parcela da dívida em dólar e derivativos.
Demais aplicações
De janeiro a setembro, a Suzano investiu R$ 14,4 bilhões. Desses, R$ 6,3 bilhões foram destinados à construção de uma nova fábrica de celulose em Ribas do Rio Pardo, no Mato Grosso do Sul, que entrará em operação até o final do primeiro semestre do próximo ano.
Segundo Walter Schalka, presidente da Suzano, a empresa está sempre pronta para atender seus clientes. “A competitividade da Suzano na produção de papéis sanitários e de celulose Fluff e o crescimento desses mercados no longo prazo, fruto da mudança nos hábitos de consumo, fundamentam a estratégia de fortalecimento da nossa presença nesses segmentos”.