Grupo de 59 brasileiros foi até a sede da Ponsse, em Vieremä, visitou a fábrica, áreas de colheita, escolas e também a EPEC, subsidiária de tecnologia para conhecer as novidades da empresa
Entre os dias 28 de agosto a 3 de setembro, a Ponsse Brasil, junto com seus parceiros Timber e Sotreq, levaram uma comitiva de 59 pessoas para uma viagem à Finlândia. O objetivo foi aproximar ainda mais os clientes da marca ao desenvolvimento de novos produtos, além de proporcionar ver de perto os lançamentos mais recentes.
A primeira parada foi na fábrica da Ponsse, em Vieremä, na Finlândia. Lá a comitiva brasileira pôde entender todo o processo de produção dos produtos dentro da fábrica e as tecnologias envolvidas para entregar um produto confiável e de qualidade.
Nos dias seguintes, o grupo visitou áreas de colheita florestal, escola de formação florestal, o centro logístico da Ponsse e a EPEC, subsidiária da Ponsse que desenvolve as soluções tecnológicas da empresa. Depois, juntamente com comitivas de outros países, os brasileiros também visitaram a FinnMETKO, uma das mais importantes feiras florestais do mundo, onde puderam ver de perto os lançamentos mais recentes da empresa, entre eles o conceito PONSSE EV1, um forwarder totalmente elétrico, e ainda o PONSSE Scorpion Giant, o maior harvester da marca.
“Nosso objetivo é estar sempre ao lado de nossos clientes e desenvolver em conjunto soluções para o setor. Nada melhor que uma visita in loco para apresentar os novos produtos e serviços digitais que a Ponsse lançou para o mercado recentemente, disse o gerente de vendas e marketing da Ponsse Brasil, Rodrigo Marangoni.
Para o diretor de operações da Reflorestadores Unidos SA, Cassiano De Zorzi, conhecer toda tecnologia envolvida, processos de fabricação e montagem mostrou os avanços que a Ponsse vem trazendo ao mercado. “Uma das coisas mais interessantes que achamos foi a visita à EPEC. Nesta visita pudemos ter a dimensão da estratégia da empresa para se manter no patamar que está. Me chamou muito a atenção o desenvolvimento tecnológico dos equipamentos. O Forwarder elétrico é a materialização do que estou falando”, destacou.
O coordenador de suprimentos florestais da Adami SA, Vlademir Matarello, salientou o desenvolvimento de produtos com alta eficiência energética, e que, por sua vez, demandam mão de obra especializada, destacando a necessidade de formação específica, como a escola florestal que foi visitada . “O alto nível de tecnologia que a Ponsse tem aplicado nos equipamentos, face às tendências de mercado; máquinas automatizadas ou semi-automatizadas, como já é possível observar nos harvesters; e bem como o lançamento do veículo elétrico na operação florestal, trazem uma nova tendência para o mercado florestal mundial e nesse contexto o mercado brasiliero não pode ficar fora”.
Daniel Carvalho de Moura, Diretor da Plantar, também destacou a tecnologia como ponto forte da visita. Para ele, os novos desenvolvimentos e também a capacidade dos novos equipamentos foram destaque.
“O foco no cliente é um importante pilar dentro da Ponsse e é com base nos relatos de campo que criamos as inovações, sempre apostando no desenvolvimento sustentável do setor. Por isso, oportunidades como essa são extremamente importantes para troca de conhecimentos e relacionamento”, disse Rodrigo
Fonte: Ponsse