Veja os avanços e o novo vídeo das obras do Projeto Cerrado em Ribas do Rio Pardo (MS)

default

Alguns dos destaques de março foram os içamentos do balão de vapor da Caldeira de Força e do tanque de água da Caldeira de Recuperação, algumas das peças mais importantes de toda a construção da nova fábrica.

As obras de construção da nova fábrica de celulose da Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, em Ribas do Rio Pardo (MS), seguem o cronograma com importantes avanços registrados até março de 2023. O andamento das diversas frentes de trabalho pode ser conferido em novo vídeo divulgado pela empresa por meio do link https://bit.ly/video-status-obra.

Linha de Transmissão

Os principais destaques do mês ficaram para o transporte e içamento do balão de vapor da Caldeira de Força e do tanque de água da Caldeira de Recuperação, além do transporte do balão de vapor da Caldeira de Recuperação para Ribas do Rio Pardo, a maior peça que chegará à obra. O vídeo mostra ainda o avançado estágio da montagem das máquinas extratoras de celulose, a inspeção das gruas do pátio de madeiras na Finlândia para atestar a qualidade dos equipamentos antes do embarque para o Brasil.

Entre as ações de destaque do mês, em cumprimento ao Termo de Compromisso de Compensação Ambiental (TCCA) firmado com o governo do Estado, a empresa realizou a entrega de uma aeronave para o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL). O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, acompanhado da equipe do governo, ainda visitou o canteiro de obras da nova fábrica.

O caminho da energia: das caldeiras às residências

Se você atravessar a área urbana de Ribas do Rio Pardo de norte a sul por cinco vezes, vai percorrer 21 quilômetros. Essa é exatamente a extensão da linha de transmissão que a Suzano está construindo para levar energia elétrica de sua nova fábrica até uma grande Subestação de Seccionamento que também está em construção na zona rural do município.

Essa estação será responsável por receber a energia excedente da fábrica – produzida nas caldeiras de Recuperação e Força e que será vendida ao grid nacional – e transferi-la para a rede elétrica comum. Quando entrar em operação, a nova fábrica vai exportar energia suficiente para abastecer uma cidade com 2,3 milhões de habitantes durante um mês.

Spock, o comando é seu!

A nova fábrica da Suzano será inteiramente controlada a partir de uma sala de comando ultramoderna e tecnológica chamada de Sistema Digital de Controle Distribuído (SDCD), de onde operadores poderão “enxergar” e “atuar” em todos os equipamentos e processos da fabricação de celulose.

A sala é tão avançada e autonomizada que até lembra a ‘ponte de controle’ da USS Enterprise, a famosa nave espacial da série de ficção Star Trek. De dentro dela, os ‘Kirks’ e ‘Spocks’ da Suzano podem tomar decisões e ações imediatas em qualquer cenário operacional.

Para assumir a missão os ‘comandantes’ já estão sendo treinados pelo OTS, o Sistema de Treinamento Operacional, um simulador extremamente fiel aos processos industriais.

Você sabia?

forwarder é um implemento agrícola fundamental na colheita de eucalipto, que serve para carregar a madeira colhida nos caminhões que transportam a matéria-prima até a fábrica de celulose. Cada uma dessas máquinas que a Suzano utiliza em suas operações florestais pesa cerca de 20 toneladas.

Além do enorme braço mecânico, ele conta com um cesto reforçado de 7,2 metros quadrados de área com capacidade para carregar 20 toneladas de madeira de cada vez. Isso é o mesmo que transportar 11 hipopótamos machos adultos, que podem chegar a 1,8 tonelada na fase adulta.

Projeto Cerrado

Anunciado em maio de 2021 e confirmado pelo Conselho de Administração da Suzano no início de novembro do mesmo ano, o Projeto Cerrado receberá investimento total de R$ 19,3 bilhões e, no pico das obras, deverá gerar cerca de 10 mil empregos diretos. Prevista para entrar em operação no segundo semestre de 2024, a nova fábrica – que será a unidade mais competitiva da Suzano –, vai produzir 2,55 milhões de toneladas de celulose de eucalipto por ano, empregando 3 mil pessoas, entre colaboradores próprios e terceiros, nas áreas florestal e industrial, e movimentando toda a cadeia econômica da região.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros. A Suzano é guiada pelo propósito de Renovar a vida a partir da árvore. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ).

Fonte: Suzano

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

ÚLTIMAS NOVIDADES

+55 67 99227-8719
contato@maisfloresta.com.br

Copyright 2023 - Mais Floresta © Todos os direitos Reservados
Desenvolvimento: Agência W3S